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Não é novidade que o Instagram impõe algumas limitações para quem pratica marketing de conteúdo ou Inbound marketing, mas mesmo assim se multiplicam os casos de sucesso da rede no marketing digital!

Afinal, o Instagram pode ser usado no seu negócio, ou é uma rede social de nicho que está vivendo uma “modinha”?

Montamos este artigo com algumas dicas e cases de sucesso que vão surpreender você!

 

Limitações do Instagram no Marketing Digital

Antes de começar, vamos revisar as limitações dessa rede social. Se você já trabalha com o Instagram, talvez queira pular esse capítulo.

 

1- Não é trivial criar links para seu site ?

Para começar, o Instagram não permite links externos nos posts convencionais. Nem em imagens, nem mesmo no corpo da postagem!

Mas há três maneiras de criar links externos no Instagram:

  1. Na descrição do seu perfil/bio;
  2. Via anúncios pagos;
  3. Desde o início de 2017, também é possível criar links em Stories! Mas pra isso, você precisa ter mais de 10.000 seguidores ou ter uma conta verificada.

Embora esse fato limite a atuação do Instagram no marketing digital, de maneira alguma é um impeditivo: o que acontece é que o jogo muda. Diferente da maioria das redes sociais, o Instagram não funciona muito bem para a conversão em si, embora ele apoie indiretamente esta e outras métricas, como veremos no final deste artigo.

2- Agendar publicação? Não pode ?

Outra limitação é a impossibilidade de agendar a publicação de um post no Instagram! Isso significa que, depois que você montar sua estratégia e criar seu calendário editorial, independente da ferramenta que você usa para essa tarefa de gestão, a postagem em si de cada post precisará ser feita manualmente.

O Instagram adotou essa política pois o seu mote é exatamente ser instantâneo. É uma maneira de controlar a qualidade dos conteúdos na rede social, evitando spammers e aquela enxurrada de postagens que é bem comum nas demais redes. Assim, o Instagram fica mais enxuto, as postagens comerciais ficam bem balanceadas com as pessoais. Acredita-se ser esse o motivo do engajamento no Instagram ser tão superior às demais redes sociais.

E os apps que fazem postagem automática? ☠️

Se você ver alguma solução que publica automaticamente no Instagram, tenha muito cuidado! Essas plataformas fazem isso contrariando os termos de uso da rede, e isso coloca sua conta em risco.

Cada vez mais o Instagram está apagando e banindo usuários e empresas que usam serviços de publicação automatizada!

Para conseguir agendar uma publicação, essas soluções usam robôs que vão armazenar seu usuário e senha, logo a provedora do robô terá total acesso a sua conta, e se algo de errado acontecer, você é o responsável legal.

A melhor maneira de gerir suas publicações no Instagram, de forma a ter um calendário editorial confiável, é usando soluções semi automatizadas, que basicamente:

  1. Terão uma interface para você preparar seus posts com antecedência e gerenciar as datas de publicação;
  2. Enviarão uma notificação para você quando for hora de postar;
  3. Aí então basta enviar seu post para o Instagram 🙂

A nossa plataforma de conteúdo tem essa integração, conheça mais aqui.

 

E aí, mesmo assim, vale a pena usá-lo?

Sim, e por um motivo simples: o Instagram gera 58 vezes mais engajamento que o Facebook, e 120 vezes mais engajamento que o Twitter! Se isso não é suficiente para lhe convencer, o que você acha de o Instagram já ter ultrapassado a marca de 700 milhões de usuários ativos mensais, ficando perto do restrito clube das redes sociais com mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais, como o Facebook e o WhatsApp?

Neste nosso artigo você encontra outros dados demográficos e de engajamento do Instagram no marketing digital.

 

A Nike aprova!

Um caso de sucesso muito bacana do Instagram no marketing digital, mostra uma campanha da Nike que, em 2013, conseguiu de fato vender mais de 34 mil pares de tênis em um mês, sem gasto algum em mídia, através da campanha PHOTOiD, onde os clientes podiam imprimir suas fotos do Instagram em seus tênis.

Você atua no B2B? O Instagram também funciona muito bem para você, dê uma olhada nesses cases (em inglês).

Exemplo de post B2B do Mailchimp

Como usar o Instagram para Marketing Digital?

O Instagram, ao menos sem usar os anúncios pagos, dificilmente será seu maior canal de geração ou conversão de leads. Ao invés disso, ele funciona muito bem para, por exemplo, construção de marca, fomento de comunidades e principalmente para dar um toque mais humano ao seu inbound como um todo. Isso pode soar abstrato demais, mas a rede é a maior oportunidade que você terá para se aproximar emocionalmente de seu mercado, gerando assim um aumento de desempenho em todo seu funil, e até na retenção da sua base de clientes!

Dicas do que você pode fazer para bombar seu Instagram no marketing digital:

  1. Incentivar e capturar conteúdo gerado organicamente pelos seus clientes;
  2. Divulgar a cultura e valores da sua empresa e seus colaboradores;
  3. Evidenciar seus clientes e casos de sucesso;
  4. Mostrar que você se preocupa com as mesmas coisas que seus clientes;
  5. Exibir seus produtos, físicos ou não.

Está pronto para começar a construir seu perfil? Nós escrevemos este outro artigo especificamente para lhe ajudar nos primeiros passos da definição da sua estratégia.

Concluindo…

O Instagram não é tão direto no marketing digital como o Twitter ou o Facebook, onde você pode simplesmente compartilhar um conteúdo relevante para seu mercado e obter cliques de volta. Isso requer um pouco mais de paciência e criatividade.

Em vez disso, você deve ser mais expressivo, como a maioria dos humanos naturalmente são e esperam que você seja também. Seus seguidores vão querer sentir que eles têm algo em comum com você. Provavelmente essa estratégia não se traduzirá diretamente em vendas ou conversões, de imediato ou de forma facilmente rastreável. (Embora você possa colocar um link em seu perfil ou no Stories.) Mas, uma vez que a sua audiência seja grande o suficiente, será. Também o ajudará a criar a impressão que deseja criar com seus clientes atuais e futuros.

E um último recado: dúvidas e sugestões são muito bem vindas nos comentários abaixo.

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This post has 5 Comments

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  1. Olá!
    Ainda não uso o Instagram para negócios, tenho dois blogs de autoridade em nichos diferentes (marketing de conteúdo e desenvolvimento pessoal), e tenho produto próprio nos dois nichos.
    Qual seria a forma ideal para usar o Instagram dentro dos dois nichos? Teria que ter mais de um perfil, ou posso postar no mesmo perfil em dias específicos para cada nicho?
    Agradeço desde já!

    1. Olá Helena, se o público for o mesmo ou se ambos blogs usam a mesma marca, vai funcionar muito bem usar o mesmo perfil do Instagram. Unir forças é sempre bom 🙂

      Agora, se cada blog tem como alvo personas distintas, aí uma conta por blog provavelmente é a melhor ideia.

  2. Mais um excelent artigo, recomendo a todos os nossos clientes que utilizem o Instagram e as redes sociais no geral para que possam gerar mais leads e criar uma fanbase que lhes possa ajudar a expor a marca na Internet. Hoje em dia não existe qualquer tipo de dúvida de que os mídia sociais são uma das plataformas mais efetivas para conseguir expandir qualquer tipo de negócio online e offline.

    Cumprimentos,

    Alexandra Neto

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