Para alavancar o alcance de suas postagens, o seu conteúdo precisa ser de qualidade, relevante e original. Mas onde buscar inspiração quando é preciso criar bastante conteúdo, todos os dias? Se você trabalha na área, provavelmente já sentiu esse problema na pele. Por isso, separamos algumas dicas para você encontrar a inspiração necessária para criar ótimos posts para a sua empresa.

1. Conheça bem seu público

Conhecer o público é essencial não apenas para definir um bom posicionamento e estratégia de conteúdo – o que postar, onde e quando postar -, mas também para aprofundar seu conhecimento na área sobre a qual você vai escrever.

Se os seus posts serão veiculados em um blog sobre empreendedorismo, por exemplo, procure ter contato com empreendedores. Converse com eles, consuma o conteúdo que eles costumam consumir, tanto de textos, como de vídeos e filmes. Evite achismos; separe um tempo para conhecer muito bem as pessoas que vão ler seus textos, pois apenas seu público sabe o que é realmente relevante para ele.

2. Use bem a internet

Hoje, existem muitos sites e redes sociais que podem ser utilizados como fontes inesgotáveis de inspiração, mas é preciso saber usá-los. Uma ferramenta interessante são os agregadores de conteúdo, como Pinterest e StumbleUpon, que reúnem fotos, frases, infográficos e outros conteúdos sobre os mais diversos assuntos.

Outra ferramenta de destaque é o Buzzsumo. É só inserir uma palavra-chave relacionada ao seu segmento de mercado e ele relata os temas que estão na web sobre ele, o engajamento nas redes sociais e os que mais tem acesso. Assim, você consegue ver quais tiveram mais sucesso e pode surgir com novas ideias baseadas nesses temas!

3. Acompanhe o trabalho de outras pessoas

Leu um artigo que você gostou? Admira a forma como algum blogueiro escreve? Adora os títulos de um colunista da sua revista preferida? Siga estas pessoas e observe seu trabalho. Que características chamam a atenção? O que despertou sua curiosidade? Por que aquele título é intrigante?

Aproveite as redes sociais para seguir e observar o que os profissionais da área estão fazendo. Identifique boas práticas e experimente testar algumas dessas técnicas em seus textos – sem copiar, claro.

4. Interaja com sua audiência

Na web, especialmente em redes sociais, é preciso se comunicar de forma próxima e incentivar a participação. Instigue a curiosidade das pessoas e convide-as a participar. Você pode tirar muitas ideias a partir dos comentários dos seus seguidores!

Crie títulos que despertem a curiosidade e incentivem as pessoas a ler mais. Incentive a sua participação utilizando os famosos call to actions  “deixe sua opinião”, “conte a sua experiência”, “compartilhe suas ideias”. Variações dessas chamadas costumam ter bons resultados, especialmente nas redes sociais.

E você, como se inspira para criar títulos e temas para o seu blog? Conte para nós nos comentários como funciona o seu processo criativo!

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