A essência do Marketing de Conteúdo é a criação de informações de valor, capazes de atrair e converter os clientes em direção a um produto ou serviço. Funciona assim: a empresa informa, entretém e educa através de conteúdo envolvente e otimizado para web, ebooks, white papers, infográficos, vídeos e posts para que os consumidores reconheçam, gostem e confiem na marca o suficiente para querer fazer negócios.

Ainda assim, gerar valor por meio de conteúdo pode parecer algo distante de muitas empresas. Mas gerar mais negócios não é. E o conteúdo permite justamente isso: ganhar mais e melhores contatos para a empresa, online. Em resumo, o Marketing de Conteúdo permite ter:

Visibilidade

As pessoas estão se voltando para sites como a principal fonte de busca de informações. Somente em dezembro de 2012 foram mais de 11 bilhões de buscas no Google. Com um forte esforço de Marketing de Conteúdo, as organizações podem aproveitar o que já se tornou o maior meio de publicidade do mundo.

Autoridade

Cada vez mais os consumidores consideram os primeiros resultados da ferramenta de busca como sendo as páginas mais relevantes e confiáveis na web. Uma estratégia de Marketing de Conteúdo otimizada e de qualidade pode ajudar a atingir esses resultados superiores e a ganhar uma fatia maior de atenção em relação a seus concorrentes online.

Interação com o cliente

Quando as pessoas descobrem uma marca de forma ativa, o site torna-se parte de uma viagem interativa e prazerosa – não uma mensagem alimentada à força. As pessoas já não gostam de ser convencidas a comprar. Elas tomam decisões informadas e independentes, baseadas no tipo de comunicação que é estabelecido com elas. Ou seja, a via única de comunicação, típica da publicidade tradicional, está em xeque. Uma estratégia de conteúdo suporta essa nova forma de comportamento, em que empresas e consumidores estão em pé de igualdade, trocando informações e experiências.

Fortalecimento e reputação da marca

Quando alguém procura por “Coca-cola”, é apresentado a centenas de milhares de referências na busca orgânica. Essa carteira de títulos e links têm forte impacto na percepção de um consumidor em potencial. Administrar essa mensagem através de uma estratégia de Marketing de Conteúdo tem valor considerável.

Menor custo por lead

Ao contrário da exibição de publicidade online, de publicidade impressa ou na televisão, os custos recorrentes inerentes ao Marketing de Conteúdo são muito baixos. Claro que há o custo de salários (caso a empresa assuma a geração do conteúdo) ou o custo da terceirização (caso contrate uma empresa especializada ou redatores freelancers). Ainda assim, esse orçamento é muito menor em comparação aos gastos com marketing tradicional – para ser mais exato, 50% menor, de acordo com uma pesquisa feita pela Hubspot. Os entrevistados relataram ter uma redução significativa no custo por lead gerado, gastando apenas metade do orçamento de geração de leads em canais de Marketing de Conteúdo. No mesmo estudo com mais de 150 empresas, a Hubspot descobriu que leads gerados por Marketing de Conteúdo são oito vezes mais propensos a fechar negócios do que leads gerados pelo marketing tradicional.

Você pode estar perguntando, como começar? Já vimos que uma boa estratégia de conteúdo demanda alguns passos e um pouco de planejamento para dar certo. O infográfico abaixo pode ser um bom resumo de tudo que mostramos neste post.

Acesse aqui o infográfico em maior resolução

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Você tem outras informações que incluiria nesse resumo? Quer saber mais sobre os benefícios do Marketing de Conteúdo? Conheça nosso ebook e saiba como começar!

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This post has 7 Comments

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    1. Oi, Ângela!
      Nestes outros posts trazemos mais algumas informações sobre como dar os primeiros passos no Marketing de Conteúdo:
      – Sobre a definição da estratégia: http://blog.tex.do/marketing-de-conteudo/a-formula-definitiva-do-marketing-de-conteudo/
      – Perguntas a fazer antes de começar: http://blog.tex.do/monitoramento/5-perguntas-que-voce-precisa-responder-antes-de-mergulhar-de-cabeca-no-marketing-de-conteudo/

      Se tiver qualquer outra dúvida, pode postar novamente aqui ou nos enviar email ([email protected]). 🙂

  1. Olá.
    Gostei do conteúdo, excelente. Mas o infográfico é muito pequeno, mesmo quando clico nele e ele abre em outra página, o zoom é muito pouco.
    Se puderem arrumar, ajuda bastante…

    Valeu.

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