Já falamos aqui no blog sobre como produzir um conteúdo delicioso e irrecusável. Vimos também calls to action que ajudam a engajar e a converter leitores de um site ou blog corporativo em clientes em potencial. Mas como garantir que o conteúdo que estamos produzindo realmente cause o impacto desejado?

Que tipo de conteúdo tem mais chances de repercutir com as pessoas?

Pense em quantos emails você recebe por dia, quantos sites você visita, quantos links seus amigos compartilham nas redes sociais. O que faz com que você abra alguns emails e delete outros? Quais são os títulos que chamam sua atenção a ponto de fazê-lo ler o texto? Quais são os links nos quais você clica e quais ignora?

O fato é que existe algo que nos atrai a determinado tipo de conteúdo que nos desperta a ponto de querermos acessá-lo, lê-lo e, ainda, compartilhá-lo com nossos conhecidos.

Há décadas os jornalistas usam critérios de noticiabilidade para decidir o que é importante ou interessante o suficiente para ser veiculado. Os teóricos da Literatura discutem as características mais elementares das narrativas que tocam leitores de qualquer idade, geração e cultura. Nesse caso, chega-se mesmo a elencar alguns valores universais presentes nas histórias que despertam emoções e são lidas e relidas por pessoas das mais variadas origens.

Com o marketing de conteúdo também pode funcionar da mesma forma. Mesmo tendo delineado personas e escrevendo com um público-alvo em mente, às vezes esquecemos que do outro lado encontramos seres humanos. Leitores que têm anseios, dúvidas e muita expectativa em relação ao que nosso conteúdo promete e o que de fato estamos entregando.

Conhecer os 21 tipos de conteúdo que todos nós desejamos consumir pode ajudar a atender melhor esses leitores. Vamos a eles!

Acesse aqui o infográfico em alta resolução

infográfico_conteúdo

Esse é o tipo de conteúdo do qual nós nunca nos cansamos.

Esse é o tipo de conteúdo para o qual sempre temos tempo.

Esse é o tipo de conteúdo do qual não nos esquecemos.

Esse é o tipo de conteúdo que desejamos compartilhar com os outros.

É o tipo de conteúdo que devemos criar para influenciar, inspirar e instigar o grupo de pessoas que queremos alcançar.

Não precisamos, no entanto, ter todos os 21 elementos em cada peça do conteúdo que produzimos. Às vezes, apenas um é o suficiente.

Um desafio

Que tal imprimir esse infográfico e colocá-lo em algum local ao alcance dos olhos? É uma forma de vê-lo regularmente para desenvolver conteúdo irresistível como parte de sua estratégia de conteúdo.

Ao produzir cada post, ebook, vídeo, webinar, infográfico ou outro conteúdo, pergunte-se:

– Será que o conteúdo que eu estou escrevendo atende a esses critérios?
– O que posso fazer para que o conteúdo que estou criando enquadre-se nessas categorias?

Você tem outros tipos de conteúdo para acrescentar à lista? Aguardamos suas sugestões nos comentários!

 

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