
O marketing passou por uma revolução nos últimos dez anos. A mudança de hábitos decorrente da inserção da internet na vida das pessoas trouxe modificações profundas na maneira em que as empresas se comunicam e relacionam com seus clientes. Os canais de distribuição se multiplicaram: enquanto, há poucos anos, as agências de publicidade e propaganda produziam conteúdo para a TV, jornais, e rádio; atualmente as agências (de marketing, online, digital, 360º) precisam gerir, produzir e distribuir conteúdo para TV, jornais, rádio, Blogs, Sites corporativos, Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram, Pinterest.
Hoje, as estratégias de marketing não são mais vistas como um adicional (“se sobrar dinheiro a gente faz uma propaganda!”), mas como essenciais para a entrega dos resultados perseguidos pela empresa em geral. Esse é um dos principais motivos para o Marketing de Conteúdo e todos os respectivos termos e ações tenham se popularizado tanto nos últimos anos.
De qualquer forma, é natural que junto com esses novos conceitos, alguns mitos e inverdades se popularizem. :/
Por isso, no meu dia a dia como Sales Rep da Contentools, é comum ouvir leads e prospects repetindo algumas ideias furadas. E isso acaba impactando negativamente muitas empresas e times de marketing que estão procurando uma fonte concreta de informações em que se basear para fortalecer seu Marketing Digital.
Foi pensando nisso que chamei a Mariane Provenzano, Customer Success, e a Eduarda Lemos, Sales Rep. da Contentools para me ajudarem a montar este infográfico com as maiores mentiras que ouvimos sobre o Marketing de Conteúdo.
Quantas dessas 10 mentiras sobre Marketing de Conteúdo você já ouviu por aí?
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Bonito infográfico!
Mas vou brincar de muthbusteds aqui! Permita-me discordar de 3 itens:
Mito #1: Posts 500 palavras não funcionam. Funcionam muito bem, se usados de forma correta. Exemplo: Um post introdutório sobre “marketing” com um conteúdo de 500 palavras provavelmente não trará bons resultados, dado a competitividade desta palavra chave. Mas se você escolher uma palavra long tail, como “marketing e varejo” você vai ver que entre os primeiros resultados vários deles possuem menos de 500 palavras. Consultei o BI da Rock para responder este post e trouxe alguns dados. A performance típica de um post de 500 palavras é de 619 Pageviews e ~12 compartilhamentos em 12 meses. O post neste formato com mais visitas trouxe 57mil visitas nos seus primeiros 12 meses. Novamente, o formato funciona e usá-lo ou não é uma decisão estratégica que deve considerar vários fatores como maturidade do segmento de mercado, budget do cliente, volume de buscas e até mesmo os objetivos secundários daquele material. No fim do dia o que importa é a estratégia e não o número de palavras…
https://m.imgur.com/gallery/vqXNd6y
Mito 2: Volume não impacta o resultado. Hoje na Rock temos dados que comprovam que volume é um grande acelerador de resultados. Por isso e publicamos centenas de artigos por mês em nossos blogs, uma estratégia que tem nos permitido crescer rápido. Veja:
https://m.imgur.com/gallery/b6QFqYy
Mas prefiro nem mostrar os dados da Rock para isso e sim um estudo da Hubspot. Neste, eles mostraram que, empresas que publicam mais de 16 posts por mês, tem em média 3,5x mais visitas que as que publicam entre 0-4 artigos. Confira:
https://blog.hubspot.com/marketing/blogging-frequency-benchmarks
https://m.imgur.com/gallery/YT5e1JZ
Mito #5: Não dá para ter previsibilidade de vendas: Todo time de marketing busca por alocar seus recursos em canais que trarão ROI, resultados reais mensuráveis. É claro que não é possível prever o futuro, mas com análises simples de taxas de conversão de leads, uma expectativa clara de tráfego por artigo e benchmarks de mercado é possível chegar a uma decisão embasada de quanto investir e quanto publicar. Profissionais de marketing data driven não fazem investimentos sem ter ao menos uma hipótese de receita, por isso eu acredito muito que este exercício é essencial.
Um abs,
D
Oi, Diego, tudo bem? Que demais seu comentário, muito obrigada!
Vamos lá! O Mito #1 está busted pelo que eu entendi, certo? Tanto o que você trouxe para agregar, quanto o que a Bá já tinha escrito fortalece o conceito de que conteúdos devem ser de qualidade e com boa profundidade, independentemente do seu tamanho/quantidade de palavras.
Já o #2 tem muito a ver com esse primeiro também. Novamente é mencionada a importância da qualidade acima do volume de publicações. Afinal, as centenas de artigos do blog da Rock que você mencionou que vão ao ar todo mês visam sempre qualidade e valor acima de qualquer coisa, certo? A mentira, no caso, é achar que é possível conseguir resultados significativos com conteúdo apenas com uma massificação das publicações – sem dar a devida atenção ao que cada conteúdo realmente agrega de valor para a persona dentro de sua jornada de compra. Aquela história de conteúdo comprado em pacote só pra manter o blog atualizado, mas sem ter realmente a alma da empresa, sabe? Bom, então, mais um que concordamos que está busted!
E no #5, foi ótimo você ressaltar que ter uma base de quanto resultado se pode obter é realmente muito legal e ajuda na tomada de decisão. Mas, quando se trata de marketing, não há ciência absoluta. O mito, nesse caso, tem relação à venda do resultado em números para o negócio X tendo como base os resultados que empresas Z, Y e H têm obtido. Uma coisa é usar as estimativas para ajudar a correr riscos calculados, outra coisa é vender a crença em números que não são seus de forma absoluta. Afinal, há inúmeros outros fatores que influenciam os resultados de uma estratégia de conteúdo e não são replicáveis. A Nabila já escreveu sobre esse assunto aqui, vale a pena dar uma olhadinha no raciocínio dela!
Obrigada pela participação! Você é muito bem-vindo! Se tiver alguma dúvida, estamos à disposição também por email: [email protected]
ps.: Você quis dizer mythbusters? Ah, eu também amava esse programa! 😀
Gostei tanto do infográfico, como dos comentários do Diego. Nao os vejo como opostos em muitos de seus aspectos. Meus comentários com relacao a quantidade de palavras e volume: meu blog (blogtek.com.br) é um blog sobre gerenciamento de projetos e gestao da manutencao…entao, nao há um público muito vasto (mas mesmo assim tenho 6.000 assinantes, o que, para o tema, considero muito bom). Nesta área técnica, por vezes temos que nos alongar na explicacao, porém procuro manter em torno de 900 palavras, se der mais, divido o post. Mas, principalmente, para um tema destes, nao dá para escrever muito frequentemente!!!
Olá, Rodolfo! É isso mesmo: cada um acaba encontrando o melhor formato, tamanho e frequência de publicações para agradar sua audiência! Afinal, ninguém conhece seu público e sua solução como você, não é? Boa! Se precisar de alguma ajuda (especialmente com automação) é só falar com a gente! 😉