O Marketing de Conteúdo é responsável por 90% da metodologia de Inbound Marketing. Com ele, é possível atrair diferentes clientes e retê-los. Quem investe nesse tipo de marketing entende que um bom conteúdo é fruto da combinação de um bom processo + uma boa equipe de produção. Nesse sentido, é preciso mapear quem vai escrever, quais temáticas serão abordadas, o objetivo de cada temática, quais serão as palavras-chave utilizadas, o tom de voz, etc.

Sendo assim, uma boa estratégia de marketing de conteúdo é aquela que consegue conectar a notoriedade de uma marca à geração de leads, trazendo bons retornos financeiros.

Para colocar uma boa estratégia de conteúdo em prática, é preciso entender que esse processo é contínuo e complexo, sendo essencial um planejamento assertivo e com objetivos claros. Além disso, é essencial que essa estratégia seja de fácil acesso para quem vai produzir o conteúdo, assim não haverá conteúdos aleatórios e sem sentido, estando eles atrelados ao que realmente se espera: gerar visitas, agregar valor, gerar conversões. Em outras palavras, é preciso uma estratégia documentada para conseguir resultados com o conteúdo.

O que é uma estratégia de marketing de conteúdo?

Uma estratégia de conteúdo é um planejamento de ações para envolver um público, utilizando conteúdo para conduzir comportamentos rentáveis. Em outras palavras, segundo Kristina Halvorson, a estratégia de conteúdo aprofunda a “criação, publicação e administração do conteúdo útil e utilizável.” É a estratégia que auxilia a gerenciar o conteúdo como um negócio de ativos.

Por que sua empresa precisa de uma estratégia de conteúdo documentada?

Através de uma estratégia de conteúdo documentada, o seu negócio consegue diversos benefícios, como:

  • O marketing de conteúdo torna-se mais eficaz.

  • Os desafios de marketing de conteúdo são considerados mais fáceis de conquistar.

  • As táticas de marketing de conteúdo e canais de mídias sociais se tornam mais eficazes e assertivas.

  • O investimento em marketing de conteúdo começa a ser justificado, pois há retorno.

O que a estratégia de conteúdo da sua empresa deve contemplar?

A estratégia de conteúdo funciona como um esboço para as necessidades do negócio e dos clientes, e um plano detalhado é necessário para entender como o conteúdo será utilizado para sanar essas necessidades.

Não há uma fórmula mágica para a construção de uma estratégia de conteúdo, pois como afirmamos, ela dependerá das necessidades do negócio e de seus clientes em específico. Contudo, há alguns componentes que não podem ficar de fora. São eles:

  1. Inovação com marketing de conteúdo: é preciso haver um argumento de inovação, comunicando suas razões para a criação do conteúdo, além dos riscos envolvidos e a visão sobre o conteúdo. Um plano que detalhe esses aspectos está mais propenso ao sucesso e à aceitação por parte de todos da empresa.
  2. Seu plano de negócios para o marketing de conteúdo: essa parte deve cobrir os objetivos para sua estratégia de conteúdo, ou seja, qual a proposta de valor oferecida através do conteúdo, além dos detalhes do seu modelo de negócio. Também é fundamental prever os obstáculos e oportunidades que você encontrará ao longo da execução do plano.
  3. As buyer personas e mapas de conteúdo: é fundamental descrever quem será sua audiência, ou seja, o público-alvo para o seu conteúdo, quais as necessidades dele e como será o ciclo de conteúdos para gerar envolvimento e engajamento. Para isso, é interessante mapear o conteúdo ao longo da jornada de compra, a fim de fazer o ciclo de vendas se tornar mais curto e fazer com que as personas “andem” mais rápido ao longo do funil.
  4. A história da sua marca: pensando na história da sua marca, é importante caracterizar como será o tom de voz do seu conteúdo, assim como a mensagem que você deseja passar, como ela se difere da concorrência e como será compartilhada com o público.
  5. Seu plano de distribuição: você também deve incluir as plataformas que serão utilizadas para distribuição do conteúdo, quais serão os critérios, processos e objetivos para cada uma, além de como você irá interligá-las para tornar a estratégia de conteúdo da marca coesa.

É necessário compartilhar a estratégia de conteúdo com outros departamentos da empresa, além do time de marketing?

Mesmo os departamentos que não estão diretamente envolvidos com o marketing precisam estar a par da estratégia de conteúdo da empresa. Isso porque, ao compartilhar a estratégia com todos, é garantido que as equipes estejam na mesma página, evitando esforços duplicados e garantindo que todos trabalhem pelos mesmos objetivos de conteúdo.

Além disso, compartilhar a estratégia documentada é considerada uma boa prática para empresas que estão iniciando no marketing de conteúdo, principalmente para as equipes que contam com especialistas internos e externos, ou empresas que terceirizam parte ou todo o processo de criação e distribuição de conteúdo. Isso garante que todos os envolvidos entendam a estrutura e cultura da organização.

É importante ressaltar, contudo, que o que será compartilhada – a documentação completa ou não – varia de negócio para negócio. Algumas vezes, pode fazer mais sentido criar resumos direcionados sobre determinadas partes, como para a direção executiva da empresa ou agências externas. Em outros casos, contudo, vale à pena compartilhar a documentação completa.

Em suma, ao compartilhar a estratégia de conteúdo, você deve pensar em como “vender” o marketing de conteúdo para toda organização, levando em conta as maiores preocupações internas e como ajudar a determinar quais componentes da estratégia são mais apropriados para compartilhar com cada equipe.

Com que frequência você deve atualizar a estratégia de marketing de conteúdo da sua empresa?

Algumas partes de sua estratégia de conteúdo precisam se manter consistentes, mesmo quando ela cresce e evolui, como, por exemplo, a sua missão e os objetivos do negócio. Esses são pontos-chave que precisam permanecer estáticos, a não ser que ocorra uma mudança drástica na organização. Isso porque eles são fundamentais para poder trabalhar o conteúdo de maneira assertiva.

Já outros aspectos da estratégia precisam ser revistos e atualizados periodicamente para garantir que a estratégia e o plano de conteúdo permanecem assertivos. Por exemplo: os temas centrais, os processos da equipe e os canais de distribuição.

O que definir ao criar sua estratégia de marketing conteúdo

Na hora de criar sua estratégia de marketing de conteúdo, alguns fatores colaboram para o sucesso da mesma. Elencamos esses fatores na sequência. Veja:

  1. Estratégia de conteúdo documentada: essa é a parte mais fácil e também a mais importante. O truque aqui é escolher a melhor maneira de documentar sua estratégia e compartilhá-la com todos os integrantes da equipe e envolvidos de alguma maneira no processo de produção e distribuição de conteúdo.

  2. Responsável pelo marketing de conteúdo: é fundamental ter um membro da equipe que será o responsável pelo sucesso do marketing de conteúdo. Ou seja, aquela pessoa que irá coordenar a equipe, pensar nas sugestões de temas, organizar o calendário editorial, fazer a revisão final e aprovar os conteúdos. Normalmente, essa é a função do Content Manager. Se quiser saber mais sobre as responsabilidades desse profissional, clique aqui.

  3. Publicação de conteúdo de qualidade constante: é importante publicar todos os dias ou pelo menos manter uma constância. Se em seu planejamento está descrito que a estratégia conta com três publicações por semana, isso não pode falhar. Por isso, é tão importante manter um calendário editorial e um responsável por esse controle de produção.

  4. Lembrar-se do conteúdo do mapa e da jornada do consumidor: sabemos que a quantidade de prospects no início da jornada do consumidor é grande, e a maioria ainda não está pronta para passar para a próxima etapa. Por isso, é tão importante ter mapas, ou seja, trilhas de conteúdo a serem seguidas, baseadas na jornada do consumidor. Aqui, é importante planejar conteúdos como “o que é”, “por que isso é importante” e então deslocar-se para questões de “como fazer”, “quem faz” e finalmente “quanto custa?”. É preciso que a produção de conteúdo esteja balanceada de acordo com seu funil de vendas.

  5. Meios de comunicação e distribuição: é importante elencar quais serão os meios de comunicação e distribuição. Sua estratégia de conteúdo deve começar contemplando os meios de busca orgânico, testando os conteúdos e então, quando tiver certo envolvimento do cliente, apostar em mídias pagas.

  6. Concentrar-se em assinaturas: as assinaturas são fundamentais para que você consiga fazer a sua estratégia de conteúdo crescer, pois é ela que garante o engajamento e a conversão, ou seja, é a geração de leads. Elas são uma alavanca para a otimização; portanto, invista em geração de leads.

  7. Acompanhar o ROI de marketing de conteúdo: de nada adianta formular uma estratégia e não acompanhar o seu desempenho, não é mesmo? Por isso, é preciso acompanhar o ROI de marketing de conteúdo, medindo o seu progresso e otimizando e ajustando a estratégia quando necessário.

  8. Enquadrar o roteiro de marketing de conteúdo: por fim, é necessário pensar em uma estrutura para o desenvolvimento de um plano de marketing de conteúdo detalhado. De uma forma simplificada, você deve pensar nos seguintes componentes: orçamento, destino, frequência, amplificação/otimização, colaboração. Ou seja, esse modelo responde às seguintes perguntas: quem, o quê, quando, onde, por que, como e quanto, perguntas fundamentais para a elaboração de uma estratégia de marketing de conteúdo assertiva.

A boa notícia é que com a Plataforma da Contentools é possível manter uma estratégia de conteúdo plenamente documentada, além de seguir todos esses elementos fundamentais para garantir o sucesso tanto da sua estratégia como do seu conteúdo em si.

Quer saber mais sobre a Plataforma da Contentools? Consulte um de nossos especialistas!

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.