A educação é um dos segmentos que, felizmente, continua crescendo, especialmente por causa das possibilidades que ele abre para seus “consumidores” – nesse caso os alunos. Entretanto, isso não quer dizer que a crise política, econômica e financeira não tenha trazido problemas para a realidade das instituições de ensino (IES).

Com a concorrência crescente, o advento da internet e principalmente, a crise que assola o país, as IES têm lutado para manter suas posições perante o mercado, com o objetivo de mostrar ao seu público-alvo que são a melhor escolha e tentando comprovar isso ao longo da jornada do aluno. Fazer isso, entretanto, não é uma tarefa fácil.

Você já faz Marketing de Conteúdo na sua instituição de ensino? Se essa estratégia ainda não é uma realidade em sua instituição, já está mais do que na hora de começar. Essa pode ser a grande sacada para que você mantenha sua posição e tenha uma presença marcante perante o seu público. O Marketing de Conteúdo é um investimento que realmente pode fazer a diferença nos problemas que o mercado da educação vem enfrentando. E, para provar isso, no post de hoje, vamos elencar 5 motivos para sua IES investir em Marketing de Conteúdo. Vamos lá?

5 motivos para sua IES investir em Marketing de Conteúdo

Tradicionalmente, o marketing das instituições de ensino ocorre através de meios offline, como a intranet, os muros da escola ou o boca a boca geográfico. Algumas poucas utilizam as redes sociais para divulgar o diferencial dos seus projetos e de sua infraestrutura. Entretanto, não vão muito longe em suas estratégias de marketing. A comunicação via e-mail geralmente ocorre para informar cobranças de mensalidades, dúvidas institucionais, notícias da secretaria, conteúdo de aula, novas aquisições da biblioteca ou o aviso de algum professor.

Isso é ótimo. Significa que a escola está engajada com a sua comunidade nos quesitos educacionais. Entretanto, ficar só nisso é um problema em uma sociedade cada vez mais conectada e com consumidores cada vez mais exigentes e que vão atrás da informação antes de tomar uma decisão de compra.

Como responsável por uma IES, você pode argumentar que o budget disponível para marketing é muito enxuto e que não há uma equipe disponível para isso. Mas saiba que o Marketing de Conteúdo tem um ótimo custo benefício e, com a Plataforma da Contentools, é possível gerir sua estratégia de conteúdo com apenas 30 minutos diários.

Agora que você sabe que é possível investir em Marketing de Conteúdo e fazer o gerenciamento sozinho – ou até mesmo com uma equipe, se preferir – é hora de conhecer os 5 motivos para sua IES investir em Marketing de Conteúdo. Acompanhe!

1. Fidelização de alunos através de um tratamento personalizado

Sem dúvida alguma, as instituições de ensino se destacam, entre outros fatores, principalmente pela forma como individualizam o sistema de ensino e aprendizagem. Os pais dos alunos e os próprios alunos – quando falamos de graduação e cursos de mestrado, doutorado, etc. – procuram pela personalização, ou seja, uma individualização na relação professor-aluno e instituição-aluno.

É ótimo haver e-mails lembrando sobre boletos e outros avisos, mas o consumidor atual não quer ser lembrado apenas nessas datas, ele quer um verdadeiro relacionamento na base da confiança e credibilidade, e que traga benefícios para ele também.

O Marketing de Conteúdo possibilita a construção de um relacionamento mais estreito com o seu público, através de blogs, redes sociais e campanhas de e-mail marketing, por exemplo. Ao utilizar calls-to-action e landing pages em sua estratégia de conteúdo, você recebe o e-mail de contato do seu possível aluno e aí abre-se a possibilidade de criar uma relação.

Utilizar o e-mail com conteúdos que ultrapassem o simples envio de boletos vai auxiliar sua instituição de ensino a deixar o seu público mais interessado no que você tem a dizer, além de transformá-lo em um público encantado e mais qualificado para sua IES.

2. Captura de novos alunos (leads)

Uma estratégia de Marketing de Conteúdo assertiva é capaz de captar novos alunos – os leads – para a sua instituição de ensino.

Com um blog, você pode trabalhar as dores e as curiosidades dos seus possíveis alunos e captar novos leads, que são aquelas pessoas que se interessam pelo conteúdo que você está produzindo ou precisam de algo que você está oferecendo indiretamente.

Para capturá-los, é possível utilizar as redes sociais e os motores de busca (de maneira orgânica ou até mesmo paga). Por meio desses canais você divulga o conteúdo para seu público ou o conteúdo é encontrado quando seu cliente ideal faz uma pesquisa com mesmas palavras-chave utilizadas em sua estratégia de conteúdo.

No Marketing de Conteúdo, a sua IES pode utilizar o que sabe – o seu know-how – como base de troca, o famoso ganha-ganha, entre a instituição de ensino e o aluno, gerando o engajamento do usuário. Esse engajamento, por sua vez, inicia o relacionamento entre a IES e o aluno de forma positiva, e como você pode perceber, o investimento é bastante reduzido se comparado com outras práticas de marketing mais tradicionais, pois aqui o que basta é a criação de um blog alinhado às estratégias de mídias sociais e e-mail marketing.

Outra vantagem de investir em Marketing de Conteúdo é que quando você capta um lead – um possível aluno – é possível segmentá-lo de maneira a atendê-lo de forma personalizada desde o início. Ou seja, é possível criar conteúdos dentro das áreas de interesse a partir dessa segmentação, o que aumenta a possibilidade de conversão – a matrícula.

3. Otimização do processo seletivo

Ao trabalhar com a segmentação de leads, você inicia sua máquina de geração de leads (que são os potenciais alunos para sua IES, ou seja, que irão participar do processo seletivo) e também cria uma base de dados com potenciais alunos para os próximos processos seletivos. Assim, você tem trabalho para o ano inteiro, com leads em vários momentos de compra – lembre-se de que é importante respeitar a jornada de compra de cada lead, de maneira a fazê-lo seguir naturalmente pelo funil de vendas até o momento que ele esteja pronto para participar do processo seletivo ou efetuar a matrícula.

A segmentação realizada através do e-mail marketing também possibilita ótimos resultados, pois você consegue descobrir quais são os leads prontos para o processo seletivo, otimizando a conversão desses leads em alunos.

4. Autoridade: tornar a IES uma autoridade em seu mercado

Com uma concorrência acirrada, o consumidor opta não só por aquele que é diferente, mas por aquele que gera maior confiança e credibilidade. Em outras palavras, a instituição de ensino que tem autoridade no mercado.

O Marketing de Conteúdo possibilita que você mostre ao público o conhecimento que você possui em sua área de atuação e auxilia a sua IES a se posicionar como referência através de conteúdos relevantes e de qualidade. O blog pode trabalhar as dores da audiência, mas também falar sobre os produtos e serviços oferecidos pela instituição de ensino, destacando aspectos que não estão diretamente relacionados com a matrícula ou processo seletivo em si, mas que podem ser relevantes para um entendimento completo dos diferenciais da sua instituição.

Os leads – ou potenciais alunos – querem tomar sua decisão de compra ao ver que sua instituição de ensino entende o que está fazendo e se destaca pelo conhecimento que tem no ramo da educação, no sistema pedagógico e de ensino e nos produtos e soluções que utiliza para tornar a experiência do aluno inesquecível.

5. Resultados mensuráveis: análise dos resultados e tomada de decisão para futuras ações

As IES geralmente costumam utilizar formas de marketing e publicidade tradicionais, como a distribuição de panfletos, por exemplo. Mas através dessa distribuição, responda: como você sabe se realmente atingiu o seu público-alvo ou que quem pegou o panfleto realmente leu o que estava escrito e não simplesmente jogou fora?

O Marketing de Conteúdo pode gerar resultados mensuráveis, que possibilitam as tomadas de decisão futuras. Mas como? Com a análise de todas as ações que forem feitas. Se a sua estratégia de conteúdo direcionou determinada ação para um público-alvo, essa ação terá um resultado que será medido e analisado. Assim, é possível definir se serão necessárias melhorias na ação ou ela pode seguir pelo mesmo caminho.

Se pudermos fazer uma comparação com a área da educação, é mais ou menos como uma experimentação em um processo de metodologia científica, e com um custo muito mais baixo e resultados mais expressivos.

Não é necessário investir todo o seu budget de marketing em apenas uma estratégia, é possível distribui-lo em diversas ações planejadas e baseadas nas segmentações do seu público-alvo. E o melhor? É possível pará-las de imediato se você perceber que não estão sendo efetivas e tentar outra ação.

Existem diversas métricas de conteúdo que possibilitam analisar o seu desempenho e mensurar os resultados, verificando o retorno sobre o investimento que foi feito (o famoso ROI). O Marketing de Conteúdo possibilita o controle do resultado de suas ações, o que não ocorre com o marketing tradicional.

Quer saber como iniciar ou alavancar a estratégia de conteúdo da sua IES através da Plataforma da Contentools? Entre em contato com nossos especialistas e comece hoje mesmo a sua jornada através do Marketing de Conteúdo!

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