
Dia 27 de março, alguns dos grandes especialistas em marketing digital e conteúdo estarão reunidos em São Paulo, pra trocar ideias e conhecimento acerca de suas áreas de especialidade. A Conferência Digitalks Content 2018 contará com 7 palestras e 2 mesas de debate, com representantes das principais empresas de marketing digital no país.
Para aquecer os motores, conversamos com dois dos principais palestrantes do evento, Gustavo Macedo, da iProspect e Diego Nogueira, da WorldSense.
Gustavo Macedo – iProspect
Abrindo as atividades do dia, Gustavo Macedo – Diretor de Conteúdo e SEO da iProspect, uma das maiores agências do mundo, fala sobre os próximos passos do marketing digital.
Gustavo, você sempre foi ligado a computação e informática, seus primeiros empregos foram como técnico e programador, mas sua formação acadêmica foi em propaganda e marketing. Nesta área, você começou como analista, já foi também designer, hoje você está há 8 anos na iProspect, uma das maiores agências do mundo, possivelmente a maior em marketing de performance, onde dirige a áreas de Conteúdo e SEO. Como tem sido essa jornada, como é liderar uma agência multinacional e de vanguarda?
Gustavo Macedo: Todas as passagens transformaram-se em uma rica bagagem que carrego até hoje. Experimentar um pouco de tudo me deu muita retórica em digital, além de me ajudar nas infinitas adaptações desse ambiente efêmero e dinâmico. A iProspect me deu a oportunidade que eu queria: aliar conhecimentos de Marketing aos meus skills técnicos. Em 8 anos, desenvolvi algumas ferramentas de SEO e BI, avancei com automação de processos de mídia e ajudei a implementar a visão de uma agência regida por dados – do planejamento à execução. Hoje, nossa pauta aborda tópicos de vanguarda como: ETL, AI, Assistentes Digitais/Virtuais e Machine Learning.
De fato, a iProspect é uma referência nos tópicos mencionados, e todo ano divulga o aguardado Future Focus, material rico de tendências tecnológicas e seu impacto no Marketing Digital. O relatório deste ano trata de Inteligência Artificial e Machine Learning.
Sobre sua palestra no próximo Digitalks, vamos entender melhor como times quânticos, de marketing e criativos, trabalharão juntos. O que quer dizer isso? Você pode nos dar uma ideia?
GM: Na era da Transformação Digital das empresas, as marcas precisam adaptar rapidamente suas ofertas. Especialmente porque a tecnologia transformou a vida das pessoas, tornando-os consumidores mais exigentes com suas experiências e moldando a forma que eles consomem conteúdo. Para vencer neste cenário, precisamos mudar, primeiramente, o nosso mindset. O consumidor, além de estar no centro das estratégias, exige uma abordagem cada vez mais única e personalizada para o seu momento de vida. É o fim da sacadinha criativa – é necessário apoiar-se em dados sobre o público para empoderar os times de marketing e os times criativos, a fim de que suas ações tenham relevância e, consequentemente, tragam resultados.
A tecnologia e o mundo têm mudado de forma cada vez mais rápida. O que você enxerga que vem por aí no Marketing de Conteúdo. Nos próximos 5 a 10 anos, por exemplo, em qual direção estamos indo?
GM: Tratando-se de Digital, é difícil prever os próximos 5 ou 10 anos, uma vez que em um curto espaço de tempo temos mudanças muito grandes. No entanto, acredito que continuaremos a ver a gestão eficiente de dados e a Inteligência Artificial ganhando espaço: DMPs criando ultra segmentações para comunicação e compra de mídia; Assistentes Digitais mudando a forma que as pessoas fazem busca e organizam suas vidas; Chatbots facilitando a experiência do consumidor no varejo; plataformas de CRO para entregar comunicação, criativos e landing pages dinâmicos; etc. Por fim, acredito também que marcas que escolherem bons embaixadores (Digital Influencers) para distribuir sua comunicação de forma orgânica terão penetração em canais sociais, como o Facebook por exemplo.
Diego Nogueira – WorldSense
O Special Track do dia trata de Branding e Conteúdo. Uma rápida olhada no LinkedIn do Diego já nos mostra que sempre teve o veio empreendedor. Em 2003 fundou a Base2 Tecnologia, empresa de testes de software que existe até hoje em BH. Depois de mais de 8 anos de experiência bem sucedida no Google, onde esteve a frente de projetos e gerenciou equipes de engenheiros de software, saiu em 2015 para fundar a WorldSense, não como CTO mas como CEO.
“O meu maior aprendizado foi que times de pessoas excepcionais são capazes de conquistas extraordinárias.”
Confira nas palavras do próprio Diego o que a WorldSense entrega aos seus parceiros:
Por que a WorldSense? Como surgiu a ideia do negócio?
Diego Nogueira: A nossa experiência desenvolvendo alguns dos principais produtos da internet evoluiu para uma visão tecnológica única de identificar a conexão entre diferentes histórias e contextos. A WorldSense evoluiu a partir dessa visão tecnológica aliada ao entendimento de que a experiência em torno do conteúdo na web não era explorada seguindo os componentes mais importantes de alguns dos mais poderosos produtos de publicidade online.
Como a WorldSense se posiciona em relação à concorrência? Qual seu diferencial?
DN: Somos a única plataforma que permite às marcas participarem das histórias que, por se posicionarem no foco da atenção em veículos de alta qualidade, atingem uma nova audiência, engajada e altamente qualificada, sem interromper a experiência dos leitores.
Na Contentools, fornecemos uma solução para gestores de marketing e empresas que lidam com grandes volumes de conteúdo, produzidos interna ou remotamente. Como você avalia o atual momento do Marketing de Conteúdo, no qual vivemos uma avalanche de informações e a disputa para conquistar e manter a atenção do consumidor é cada vez mais feroz. Para onde estamos indo?
DN: No processo de evolução do marketing de conteúdo, algumas estratégias primaram pelo volume de conteúdo em detrimento da sua profundidade. Com a maior consolidação de objetivos como SEO, existe uma busca maior por engajamento como diferenciação. Eu acredito que o espaço deve evoluir em direção a um ponto de equilíbrio de eficiência considerando componentes de custo e qualidade.
Para saber mais sobre este e próximos eventos em todo o Brasil, fique atento ao Blog da Contentools e ao Portal Digitalks.
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