Não é segredo que cada vez mais as empresas apostam no Inbound Marketing. Essa metodologia propõe mais assertividade, possibilidade de mensuração e retorno com menor custo em relação ao marketing tradicional, o que faz dela o melhor custo-benefício em questões de marketing para sua empresa.

Neste cenário, é possível afirmar que o Inbound Marketing não é uma estratégia passageira e cada dia mais seus resultados são comprovados e novas maneiras de reduzir custos e ampliar o seu ROI de marketing são apresentadas. Entretanto, com o crescimento do Inbound Marketing, também cresceu o número de profissionais voltados para esse mercado e o número de agências de marketing digital dispostas a cuidar do seu negócio. Neste sentido, surge a dúvida: como você, sendo o CMO, deve implementar essa metodologia na empresa? Será que é melhor contratar uma agência, treinar seus funcionários antigos ou contratar novos funcionários? Sabendo o quanto é difícil tomar essa decisão, no post de hoje, vamos te ajudar a encontrar uma resposta.

Opção n° 1: Agência de Inbound Marketing

Uma agência especializada tem como objetivo fazer com que o Inbound Marketing da sua empresa tenha sucesso. Para isso, ela se utiliza de ferramentas, tecnologias e estratégias avançadas para te auxiliar nessa nova jornada pelo mundo digital.

Ao contratar uma agência de Inbound Marketing, você deve ter em mente que existem centenas delas por aí; portanto, você precisa saber exatamente o que está buscando na hora de contratá-las, além de deixar o escopo do projeto muito bem alinhado. O alinhamento, como em qualquer outro setor, é fundamental em um planejamento de Inbound Marketing.

Seja qual for o seu objetivo, uma coisa é certa: os serviços de uma agência de Inbound Marketing, segundo a Hubspot, estão voltados para a implantação de uma ou mais partes do seu plano de Inbound Marketing. Como a agência atuará como um departamento externo da sua empresa, é preciso ter em mente que o budget pode ser um pouco maior do que se você optar por otimizar seu time antigo, por exemplo. Além disso, é preciso contabilizar o tempo que você levará para apresentar missão, objetivo e valores da empresa e o negócio como um todo para uma agência.

Quais as funções de uma agência de Inbound Marketing?

Em linhas gerais, utilizando uma grande agência como referencial, ela fica responsável pela criação do plano – em conjunto com o cliente – e explicará todos os processos, como gatilhos e prazos. Esse plano define quem será o ponto focal dentro da sua empresa e quem será o ponto focal da agência, além da definição de períodos para cada etapa. Conforme afirmamos, o alinhamento é fundamental.

Quais as vantagens e desvantagens de uma agência de Inbound Marketing?

Uma das vantagens da agência é que ela já possui todos as ferramentas, além de uma equipe pronta para te auxiliar na implantação da metodologia Inbound Marketing, te fazendo economizar muito tempo. A negociação com um profissional especialista em Inbound Marketing mais o tempo para ele se inteirar sobre o seu negócio pode levar em torno de seis meses. Com uma agência, o tempo de contratação é muito menor.

Além disso, ao contratar uma agência, você tem a certeza de que ela está pensando no seu sucesso, sendo uma parceira mais que especial, pois ela sabe que se não obter resultados, você não vai querer mais os seus serviços. Pensando neste contexto, elas também monitoram seus resultados e emitem relatórios para que você possa acompanhar e gerar previsões. Por fim, não há a dor de cabeça e a burocracia de novos funcionários registrados em sua contabilidade.

Como desvantagens, contudo, podemos citar que você não possui os conhecimentos, habilidade e competências sobre sua estratégia de Inbound Marketing. Todos esses conhecimentos ficarão com a agência, a menos que você tenha um time dentro de sua empresa para aprender também. Outra desvantagem é que leva algum tempo para a agência se informar sobre seu negócio e conseguir apresentar resultados. Esse tempo, contudo, pode ser reduzido caso você escolha alguém experiente como ponto focal. O que também gera um orçamento maior.

Quando contratar uma agência de Inbound Marketing?

Tendo em mãos agora todas as informações sobre o que faz uma agência de Inbound Marketing, além de suas vantagens e desvantagens, chegamos à pergunta: quando contratar uma agência?

Basicamente, você deve optar por contratar uma agência de Inbound Marketing se:

  • você não tiver um número de funcionários muito grande, o que impossibilita a criação de um time interno;
  • você não conhece os melhores sistemas e processos para implementar uma estratégia de Inbound Marketing;
  • sua equipe ainda não tem conhecimentos mínimos sobre Inbound Marketing.

Opção n° 2: Treinar seus funcionários antigos

Se você possui funcionários que já estão na empresa há anos e conhecem muito bem tanto a sua solução como o mercado, talvez você deva estar considerando a opção de treiná-los, não é mesmo? Afinal, é muito conhecimento envolvido e pouco tempo para transmitir a pessoas novas.

A verdade é que seus funcionários, se empenhados, podem aprender sobre o Inbound Marketing – desde o princípio – e até mesmo se tornarem especialistas no assunto, levando em conta seu segmento. Contudo, é preciso ter em mente que levará algum tempo para eles conseguirem assimilar o que aprenderam e então colocar em prática. Segundo a Hubspot, pode levar até um ano para que você consiga avaliar se a sua equipe está pronta ou não para o Inbound e só então sua empresa começará a gerar leads. Além disso, é possível que você tenha que contratar e demitir pessoas neste processo.

Quais as vantagens e desvantagens de treinar seus funcionários antigos?

Levando em consideração o que descrevemos anteriormente, podemos citar como vantagens o fato de seus funcionários já possuírem o conhecimento sobre o mercado, os clientes, os fornecedores e parceiros e, principalmente, sobre a empresa. Além disso, você terá a possibilidade de formar especialistas no assunto e tornar-se uma empresa muito bem preparada para lidar com os desafios que possam surgir relacionados ao marketing digital. Outro ponto positivo, é que sua equipe perceberá o quanto você está investindo nela e dificilmente irá procurar oportunidades em outros lugares, tornando-se mais motivada e leal. Além de muito mais eficiente e eficaz.

Entretanto, conforme afirmamos anteriormente, poderá levar até um ano para você avaliar se a equipe está pronta ou não para o Inbound. Identificar talentos leva tempo, planejar essa transição também. Há necessidade de colocar pessoas em novas funções, verificar se vão se adaptar, se estão preparadas, se querem aprender… E depois, é preciso contabilizar também o tempo para você finalmente conseguir implementar uma estratégia de Inbound Marketing e gerar leads.

Quando treinar seus funcionários antigos?

Você deve optar por treinar seus funcionários se:

  • você tiver tempo e dinheiro para investir no treinamento da equipe;
  • você não tiver contatos muito fortes para contratar uma mão de obra especializa, ou seja, novos talentos;
  • você acredita que Inbound Marketing é uma estratégia de longo prazo e deseja um especialista interno para poder ter o conhecimento “in house”.

Opção n° 3: Contratar novos profissionais

O Inbound Marketing é um mundo novo e há muitos novos profissionais por aí afora. Você não precisa contratar uma agência e também não precisa treinar os funcionários antigos; a terceira opção é para você que deseja “sangue novo” na empresa e novas percepções.

O budget não é tão alto quanto a contratação de uma agência, caso da opção 1, e o tempo para alcançar resultados não é tão extenso quanto seria se você optasse pelo treinamento de uma equipe, como é o caso da opção 2. Contudo, não deixa de ser um grande desafio, pois contratar profissionais especialistas também possui um preço elevado, além de serem profissionais comumente mais jovens, o que também levará um certo período para ajustes.

Quais as vantagens e desvantagens em contratar novos profissionais?

Por ser um profissional jovem em uma área que é relativamente nova, uma das vantagens é que não há velhos hábitos, paradigmas ou atitudes a serem modificadas. Você começará do zero com esse profissional. Além disso, você pode utilizar esse profissional para auxiliar no treinamento do resto da equipe, aprimorando as habilidades dos outros sobre técnicas de Inbound.

Com esses novos profissionais, também é possível criar uma nova estrutura organizacional, mais flexível, atendendo às demandas de profissionais mais jovens ao mesmo tempo que se beneficia com uma visão diferente de mundo e mercado. E, diferente de uma agência, o conhecimento fica “in house”.

Entretanto, atrair talentos é um desafio e uma tarefa que demanda tempo. Além disso, você precisará atrair profissionais especialistas para uma empresa que ainda não possui sistemas, processos ou ferramentas. Ou seja, o profissional pode se desanimar ou cobrar mais caro por ter que fazer tudo “do zero”. Além disso, por serem profissões novas, é difícil encontrar profissionais experientes, o que gera maior competição entre as empresas na hora do recrutamento, elevando o custo desses profissionais. Além de profissões novas, os profissionais também são jovens, com demandas e rotinas diferentes das tradicionais e, se você quiser mantê-los, precisará se adaptar e até mesmo elaborar uma nova estrutura organizacional.

Quando contratar novos profissionais?

Levando essas informações em consideração, podemos dizer que a opção 3 é uma boa escolha se você:

  • já possui recursos que fazem o seu marketing, como agências e freelancers, mas deseja torna-los “in house”;
  • não quer contratar uma agência, pois quer um conhecimento interno, mas não tem funcionários suficientes para treinar a equipe já existente;
  • possui tempo para desenvolver uma nova equipe e colocá-la a par do seu negócio.

Como você pode ver, todas as opções têm suas vantagens e desvantagens e são escolhas que devem ser tomadas baseando-se no cenário atual da sua empresa e onde você espera chegar. Contudo, é importante ressaltar que nada está escrito em pedra; se você tentar uma opção e chegar à conclusão de que não foi a melhor escolha, opte por outra. Lembre-se de que não existe fórmula mágica.

Uma boa forma de começar é entendendo melhor o próprio Inbound Marketing e que lugar essa estratégia ocupa no mercado hoje. O conhecimento é a melhor ferramenta para tomada de decisão.

Este post foi útil para você? Deixe sua opinião ou dúvidas nos comentários!

Previous ArticleNext Article

This post has 1 Comment

1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.