Ultimamente tem se falado muito sobre o Google Hangouts, suas vantagens para SEO e de usar a ferramenta como uma fonte de engajamento com seguidores e clientes. Mas antes de conferir dicas sobre como utilizar essa ferramenta, não custa perguntar: você sabe o que é o Google Hangouts?

O que é o Google Hangouts?

Há dois tipos de Google Hangouts: o Hangouts e o Hangouts on Air. O Hangouts é uma ferramenta de comunicação e engajamento entre amigos e contatos em geral – semelhante ao chat do Google ou Skype. Já o Hangouts on Air é uma alternativa às soluções caras de webinar em que você pode convidar até nove pessoas, discutir qualquer tema e transmitir a conversa para o restante do mundo.

Gere resultados com conteúdo no Google Hangouts on Air

O Google Hangouts on Air é transmitido automaticamente ao vivo na página inicial do Google+ e do seu canal no Youtube. O vídeo pode ou não ficar disponível para acesso depois, depende das configurações que você escolher.

1. Configure e promova seu Hangouts

Primeiramente, é importante configurar a página de negócios do Google+. Ou seja: use a página da empresa e não sua página pessoal. O Google recomenda a utilização do navegador Google Chrome durante a execução do Hangouts, apesar de outros navegadores também funcionarem.

Antes de iniciar o Hangouts on Air, também é preciso vincular um canal no Youtube com a conta do Google+. Essa solicitação já é necessária desde o momento em que os testes são iniciados. Para finalizar, os convidados a participar da conversa precisarão ter (ou instalar gratuitamente) o plugin do Hangouts.

2. Use as comunidades do Google+

Dê uma olhada nas comunidades do Google+ em sua conta e outros círculos que possam concentrar potenciais interessados no tema que será tratado no Hangouts. No Google+, é possível criar diversos círculos de pessoas, mas o número de pessoas adicionadas a eles segue um limite diário. Por isso, leve o tempo necessário para construir círculos fortes e se programe para começar a prepará-los com certa folga.

3. Crie um evento no Google+

Para convidar pessoas dos seus círculos para o Hangouts on Air, você precisará criar um evento. Você deverá adicionar todas informações importantes, como título atraente e chamativo, banner com 1200x300dpi, data e hora. Nas opções avançadas, selecione que o evento é “on air”.

As pessoas que aceitarem o convite receberão email com lembrete e o link para acessar o canal do Youtube ao vivo. Muitas pessoas acham que apenas quem tem conta no Google+ ou está dentro do círculo podem ver o Hangouts. Mas só quem participa é que precisa ter conta ativa no Google+.

4. Suas aliadas: a prática e a organização

Apesar de ser uma ferramenta altamente eficaz, o Google Hangouts não é um software muito intuitivo. Por isso, é importante se sentir confortável com a ferramenta e seu funcionamento antes de o evento começar. Convide primeiro amigos ou colegas de trabalho para testar todos os seus recursos antes da data do Hangouts.

Entre no Hangouts entre 15 a 30 minutos antes do começo da transmissão. Convide os participantes com antecedência e incorpore a URL do vídeo em seu site. Confira se a câmera, o som e a luz estão corretos. Certifique-se ainda de que os aplicativos que você deseja usar estejam ativos.

5. Durante: entenda o seu papel no Hangouts on Air

Assim que estiver tudo certo, clique no botão “on air” e sorria! Como em qualquer transmissão ao vivo, as pessoas não estão esperando perfeição, elas querem informação, conteúdo de qualidade. Algumas dicas úteis:

  • Dependendo do número de convidados, pode ser apropriado deixar mudos os microfones de quem não estiver falando.
  • O software vai mostrar no vídeo a imagem do convidado que estiver falando – mas essa função é sensível. Você pode controlar essa opção ao clicar no convidado que você quer que a audiência veja.
  • Ao longo da transmissão, insira imagens promocionais ou compartilhe sua tela sempre que quiser que a audiência confira algum detalhe específico (números, gráficos, funções).

6. Depois: não deixe de promover!

O fim do Hangouts on Air não significa que o trabalho acabou. Para que a ação tenha sucesso, continue promovendo o vídeo nas mídias sociais e para listas de email de pessoais interessadas. Os convidados podem igualmente usar suas redes pessoais para tornar o conteúdo ainda mais acessado e compartilhado. Crie posts para o blog da empresa sobre um dos assuntos tratados e incorpore o vídeo, use capturas de tela, trechos e falas para aguçar a curiosidade de quem perdeu o encontro.

Restou alguma dúvida? Ou você já utilizou o Hangouts on Air e tem dicas a acrescentar? Compartilhe com a gente nos comentários!

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.