Engajamento é a palavra da vez no Marketing de Conteúdo. Mas como descobrir se a empresa está produzindo conteúdo atraente para o blog, as landing pages e redes sociais? Todo cuidado é pouco para não acabar concentrando esforços na produção de peças de vitamina (coloridas e bacanas, mas completamente dispensáveis), enquanto a concorrência produz os remédios para a cura das verdadeiras dúvidas dos clientes.

Seja sincero: falar sobre seu próprio negócio é fácil. Como empreendedor ou gestor de marketing, você provavelmente conhece bem os prós e contras da sua empresa e da sua indústria. Sabe também os pontos fortes, o que os diferencia dos demais. Mas será que seus clientes também sabem disso? Publicar conteúdo em seu site ou blog corporativo e divulgar em canais de mídia social é uma maneira de atingir seu público.

A chave, no entanto, está em compartilhar o tipo certo de conteúdo para realmente causar impacto. Para o seu conteúdo para atingir o  objetivo, é importante que você fale com o seu público através da implementação de uma estratégia de conteúdo forte.

Você quer garantir a produção de conteúdo atraente? A gente mostra um check list com cinco perguntas que vão ajudar nessa definição!

1. Faz sentido para o seu público-alvo?

Embora você possa ter muito a dizer sobre a sua empresa e o que você oferece, seu conteúdo não irá muito longe se o seu público-alvo não compreender ou se apenas o enxergar como peça publicitária, que propaga produtos e informa pouco. Evite jargões da indústria e mensagens genéricas ou maçantes. Seus clientes podem sentir o tom da sua empresa a partir de seu conteúdo. Ele rígido, chato, complicado? Ou é autêntico, transparente e acessível? Aprenda a falar com o seu público com a linguagem que ele espera de você. Só quem é útil e interessado consegue ser visto como interessante.

2. Responde uma questão central ou fornece soluções práticas?

Pense sobre o compartilhamento de conteúdo como as cartas de um baralho. Você pode jogar cartas para se divertir ou você pode jogar um torneio interativo que requer estratégia e produz frutos. Em vez de compartilhar conteúdo sobre você e sua empresa, envolva o seu público respondendo perguntas essenciais e provendo soluções. Ao compartilhar sua experiência e oferecer dicas ou respostas, você irá se posicionar como uma autoridade na área em que atua e como fonte confiável de informações.

3. É confiável?

Por falar em confiança, não custa reforçar: se você está criando conteúdo, ele deve ser verdadeiro e íntegro. Os veículos de comunicação veem a credibilidade como um ativo indispensável – postura que as empresas que usam Marketing de Conteúdo precisam incorporar. Conquistar credibilidade exige muito trabalho, honestidade, conferência de informações, persistência e disciplina. E basta errar uma vez para ver todo esse esforço ir embora. Não se perde a credibilidade duas vezes. Mas se você for verdadeiro em todos os aspectos do seu conteúdo, dificilmente algo dará errado.

4. Mostra o próximo passo ou tem um call-to-action?

Será que seu conteúdo mostra o passo seguinte ou call-to-action de forma clara? No final das páginas no seu site, posts no blogs, e-mails ou downloads, lembre-se de adicionar um passo útil para o leitor seguir. Conduza seu leitor pela mão, ajudando-o a evoluir no aprendizado a cada passo e, acredite, ele não irá decepcionar. Se alguém estiver interessado em saber mais ou entrar em contato com você, o melhor é garantir que a pessoa saberá como seguir adiante.

5. Seus vendedores compartilhariam as informações?

Seus vendedores são parte vital de sua empresa. O sucesso deles significa que o seu negócio está prosperando. O conteúdo que você produz poderia ser usado pelos seus vendedores para tirar alguma dúvida do cliente antes da venda ou mesmo para fechar negócio? Para testar se o seu conteúdo é envolvente, considere se seria atraente o suficiente para sua equipe de vendas compartilhar com os contatos e clientes.

Como você mantém o seu conteúdo atraente? Queremos muito conhecer suas ideias. Compartilhe abaixo suas dicas! E caso haja alguma dúvida em como produzir conteúdos de relevância para seu público, entre em contato com um de nossos consultores.

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.