Minuto após minuto, o número de materiais e publicações realizados na internet é imensurável. E nesse universo, cada vez mais pessoas buscam por conteúdos relevantes, capazes de melhorar suas vidas, nos campos pessoal e profissional. No Brasil, há cada vez mais empresas comprometidas em compartilhar o conhecimento que têm em troca dessa atenção e de relacionamentos com clientes em potencial.

Além criar e oferecer conteúdo relevante e valioso para envolver um público-alvo, algumas empresas entendem que também é necessário cativar essa audiência. A essa tática é dado o nome de Marketing de Conteúdo. Com alguns exemplos de empresas que têm feito um bom trabalho nessa área, vamos compartilhar ideias sobre como conquistar mais clientes e uma audiência apaixonada!

 

1. Luz.vc

LUZ

Uma das empresas que se destaca nacionalmente no Marketing de Conteúdo é a Luz.vc, consultoria que auxilia  empreendedores e profissionais por meio de ferramentas e métodos de gestão oferecidos em sua loja virtual. Por acreditar no potencial desses gestores, a Luz.vc  utiliza o Marketing de Conteúdo para difundir estratégias de negócios para esse público.

No blog, a empresa alterna inspiradoras histórias reais enviadas  por empreendedores de todo o país com materiais educativos. São tutoriais voltados para áreas-chave como marketing, finanças e RH. Em poucos passos eles ensinam desde montar tabelas de preços até organizar folhas de pagamento. Além de caprichar nos conteúdos, a Luz.vc também sabe divulgar seus materiais em suas redes e mantém uma disciplina de mensuração que permite calcular, por exemplo, que o retorno sobre conteúdo chega a 10 vezes o valor investido.

2. Clinks Links Patrocinados

CLINKS

Já a Clinks, é considerada uma referência em links patrocinados (SEM) no país. A empresa premiada pelo Google tem como lema “apareça quando precisam de você”. Uma possibilidade, dependendo dos objetivos de web marketing do cliente, é a solicitação para que o usuário preencha um formulário, assista a um vídeo e outras ações por meio de links patrocinados, o que gera leads para as empresas e leva os usuários a interagirem. Além disso, eles produzem anúncios gráficos, textos e áudios online na rede de pesquisa do Google e seus parceiros.

Usando ao pé da letra o conceito de Marketing de Conteúdo, a Clinks ensina os leitores do seu blog a fazerem melhores campanhas de Adwords e links patrocinados e, com isso, mostra toda sua expertise no assunto. É o caso do material sobre palavras-chave duplicadas, que explica como elas afetam as campanhas e de que forma o leitor pode identificá-las.

 

3. Conta Azul

Conta Azul é uma empresa que oferece soluções para controlar o fluxo de caixa, estoque e vendas para micro e pequenas empresas, tudo através de um software online, fácil de usar. E para incentivar os clientes a aderirem ao seu sistema, a empresa cria ebooks, vídeos, posts e cases que ensinam como uma gestão disciplinada pode trazer vantagens ao negócio.

Nos vídeos, os sócios e talentos internos da empresa compartilham seus conhecimentos para educar os empreendedores em temas de interesse desse público – atraindo, assim, a visita de clientes da empresa em potencial. Um bom exemplo é o material abaixo, em que o CTO da Conta Azul Anderson Borges dá dicas de como administrar o próprio tempo e ser mais produtivo.

4. QI Network

QINetworkAssim como a Clinks, a QI Network também é parceira estratégica da Google no Brasil, mas com foco em outro produto: as ferramentas do Google Apps. Em seus conteúdos educativos, a empresa mostra todo o potencial das soluções na nuvem para as empresas brasileiras.

Os conteúdos vão desde dicas gerais, voltadas para atrair visitas do chamado topo do funil – como um material a respeito dos benefícios do cloud computing, por exemplo – até soluções específicas, voltadas para quem já entende um pouco mais do assunto. É o caso desde post sobre Google Vault, que mostra como proteger dados da empresa de forma acessível.

5. About Home

ABOUT HOMEHá tempos os ecommerces internacionais aderiram ao marketing de conteúdo para se tornarem referência nos produtos que comercializam, atrair e manter um público interessado. O caso do BabyCenter é um dos mais emblemáticos nesse sentido – o ecommerce se tornou uma importante referência de informações importantes, voltadas a melhorar as vidas de mães e pais que, eventualmente, podem também comprar online na loja virtual.

No Brasil aos poucos as lojas especializadas em vendas na web percebem que é preciso ir além de um relacionamento pontual com seus ser também  para mães e pais.  Especilizado em móveis e itens de decoração, o Abouthome é um exemplo de e-commerce que trabalha na criação de conteúdo para informar e atrair clientes – é preciso ajudar e ser útil a qualquer momento, para ser lembrado na hora da compra.

Em seu blog, o ecommerce ensina os milhares de leitores a aproveitar melhor os ambientes e os instiga a tornar a casa um ambiente mais agradável e bonito. O post Casa playground, por exemplo, traz dicas sobre como transformar ambientes de uma maneira divertida. Em outro conteúdo, a empresa mostra como decorar a casa reciclando materiais. Uma forma de se relacionar com o público muito antes da compra (e depois também).

 6. Resultados Digitais

RESULTADOS DIGITAIS

Criadora do software de marketing digital RD Station, a Resultados Digitais começou suas atividades a partir da produção de conteúdo e educação do público. Ainda 2010, a empresa já mostrava em seus materiais como ter um blog corporativo e criar conteúdo ajuda a obter mais clientes e receita através da web. Quando lançou seu primeiro produto, a empresa já havia atingido a marca de 50 mil fãs.

Sem interromper a publicação de posts e materiais ricos (incluindo ebooks, webinars e infográficos), hoje a Resultados Digitais é referência em seu mercado. O número de leitores e de leads qualificados não para de crescer. Divulgando suas postagens do blog nas redes sociais, o site, ao oferecer conteúdos relevantes, atrai possíveis clientes para conhecer os serviços e produtos da Resultados Digitais. Além disso, a estratégia da empresa é em si um exemplo do sucesso da metodologia de marketing digital focada em conteúdo que indica aos clientes. Diferente do ditado, o espeto na casa dos ferreiros é de ferro mesmo.

Você conhece outros bons exemplos de empresas que levam Marketing de Conteúdo a sério? Compartilhe com a gente nos comentários!

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This post has 12 Comments

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  1. Ótimas referências!
    Gosto muito dos textos e cursos da Resultados Digitais. Sempre vale uma visita na seção de conteúdos.

    Algumas outras iniciativas no Brasil também merecem destaque.

    Viver de Blog (http://viverdeblog.com/) – Blog sobre os bastidores da criação de conteúdo e estratégias de geração de leads, aumento de tráfego e otimização de posts e campanhas de email marketing.

    Conrado Adolpho – iJumpers (http://conrado.com.br/)
    O Conrado é um dos caras top do marketing digital brasileiro. Ele é criador do livro “8p’s do Marketing” e idealizador da comunidade iJumper.

    Érico Rocha – Ignição Digital (http://www.ignicaodigital.com.br).
    O Érico está revolucionando o mindset do empreendedor digital no Brasil. Ele é o responsável pela versão em português da poderosa Fórmula de Lançamento, criada pelo Jeff Walker.

    Já nos EUA, o Copyblogger, Moz e Hubspot ditam as tendências mundiais.

    Abraço!

    1. Eu não entendi direito o que seriam links patrocinados (fica a dica de tema para um artigo). No rodapé dos artigos daquela rede ‘mais equilíbrio’ tem links ‘Recomendado para você”, como o wp related posts, só que são externos! Alguém sabe como fazer aquilo? Isso é link patrocinado? Obrigada pelo rico conteúdo.

  2. Essas dica de marketing de conteudo é fundamental… Muita gente chegou a falar mal do Henrique, quando ele falava sobre o tal conteudo épico, que conteudo era rei, etc… Hoje em dia sem conteúdo de valor, dificilmente voce atrai visitante e sobe no ranking do Google

    Coisas a serem pensadas!

    Parabens pelo artigo!

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