Se você se interessou por esse conteúdo, é porque sabe da importância das soluções Software como um Serviço (SaaS) no mundo contemporâneo. Mas, talvez, você não saiba que mais da metade do mundo (sim, 58% segundo dados da consultoria Deloitte) utilizam esse modelo cloud. E mais: 74% pensam na possibilidade de implantar novas soluções SaaS no futuro. Por isso, devido à expansão desse ramo, as empresas que oferecem esse tipo de serviço precisam de uma equipe de marketing bem estruturada. Confira a seguir boas práticas de marketing seguidas por empresas SaaS de sucesso:

Ressalte os benefícios das soluções SaaS

Mais do que reduzir custos, as empresas que utilizam SaaS estão galgando degraus a passos largos em termos de vantagem competitiva. Os benefícios da sua utilização devem ser sempre relembrados, elencados e pontuados. Alguns dos principais são: aumento da eficiência na tomada de decisão, na agilidade em termos de prestação de serviço e no nível de colaboração entre diferentes áreas. Pontos que, unidos, melhoram consideravelmente a experiência do cliente com a sua marca. Esses foram dados levantados em uma pesquisa realizada pela IBM com mais de 800 profissionais renomados de TI.

Mantenha um time de análise e operação

Bill Macaitis, Chief Marketing Officer da Zendesk, uma das soluções SaaS mais conceituadas no mundo web, apontou ótimas práticas de marketing e como elas se encaixam perfeitamente para criar uma equipe diferenciada. Segundo ele, o time de análise e operação é a primeira equipe que deve ser construída. O time, que se dedica a construir a infraestrutura experimental para determinar quais táticas de marketing são viáveis, com o tempo passa a ser o maior time dentro da empresa. A Zendesk usou muitas plataformas SaaS para construir sua infraestrutura, incluindo a Convertro, Google Analytics, Infer, Optimizely e Demandbase.

Descubra o que seu cliente gosta (e o que ele não gosta)

Essa equipe desenvolveu modelos sofisticados para entender precisamente quantas impressões e tipos de impressões são necessárias para realizar uma conversão. Além de gerenciar o desempenho das ações de marketing, as equipes de análise e operação medem as métricas qualitativas. Essas análises apontaram para a equipe da Zendesk as cinco principais razões pelas quais os visitantes recomendavam o produto e as cinco principais razões pelas quais não se convertiam em clientes. Assim, puderam ir ajustando as estratégias pontuais de marketing e traçar metas dentro do roteiro do produto.

Estreite laços com os clientes mais fiéis

Mantenha uma relação mais próxima com os clientes que tenham potencial para se tornarem verdadeiros divulgadores da sua marca. Essa aproximação pode ser alcançada através de três ações principais: 1) identifique as pessoas com potencial de se tornarem promotores da sua marca, 2) nutra um relacionamento com eles e 3) converse e estimule o entusiasmo dos clientes pelo produto. Para que esses passos sejam possíveis, a equipe pode entrar em contato com os clientes pedindo avaliações, relembrando-os de que foram eleitos dentro um seleto grupo.

Ofereça diversos planos de pagamento

O time precisa estar focado nas necessidades do cliente, segmentando o mercado e desenvolvendo planos de preços diferenciados de acordo com as necessidades de cada um. Os valores mais altos devem entregar uma proposta de valor altamente diferenciada para empresas que estão acostumadas a pagar mais caro por um serviço de qualidade.

Para finalizar, ferramentas SaaS são essenciais para desenvolvimento do Marketing de Conteúdo, assim como o Marketing de conteúdo é fundamental para atrair e engajar o público de uma empresa que oferece SaaS.

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