contentools

Por que usar vídeos no seu Marketing de Conteúdo

O vídeo é um formato de conteúdo que tem se tornado cada vez mais comum no dia a dia das pessoas. Basta dar uma rápida olhada em seus perfis nas redes sociais ou fazer uma simples pesquisa no Google para ser bombardeado por conteúdos audiovisuais de todos os tipos, gêneros, qualidades e durações.

Segundo uma pesquisa recente do Google, 24% dos brasileiros hoje já são considerados Light TV viewers, ou seja, eles dedicam 50% do seu tempo à TV e os outros 50% ao consumo de vídeos online.

E essa mudança na forma de consumo dos conteúdos impacta, e muito, a relação das pessoas com anúncios, com o marketing e com a publicidade de forma geral. Hoje, os vídeos não são apenas mais um formato de entretenimento na internet. Se usados do jeito certo, eles podem ser extremamente eficientes dentro de uma estratégia de conteúdo e podem, inclusive, acelerar e melhorar as conversões em todo o seu funil de vendas.

Afinal, vídeos são muito mais didáticos, simples de compreender, e aproximam o interlocutor de quem está recebendo a mensagem, criando uma noção mais forte de relacionamento e conexão. E se você não acredita nisso, basta dar uma olhada nestes números:

Impressionante, não é?

Quer saber mais sobre como usar os vídeos em diferentes etapas do Marketing para gerar mais vendas? Então continue lendo:

Atração

Essa é uma das etapas mais importantes de um funil de marketing. Afinal, sem ela não seria possível alimentar todo o resto dessa cadeia e a estratégia de inbound seria insustentável a longo prazo.

Como o nome já diz, na etapa de atração você deve fazer com que as pessoas descubram seu conteúdo e, acima de tudo, que as pessoas certas façam isso! Os vídeos podem ajudar muito. Um conteúdo audiovisual, além de deixar sua comunicação mais rica e atrativa, também pode te ajudar a melhorar outros pontos, como o tempo de permanência nas páginas (o que impacta diretamente em termos de SEO).

Por isso, nesse momento, uma excelente atitude é produzir vídeos para seus conteúdos no blog e também para a home de seu site. Assim, você destaca seu conteúdo perante a concorrência e consegue acessos mais qualificados em suas páginas! Invista em materiais explicativos e que respondam às principais dúvidas do público relacionadas àquilo que você oferece.

Outro ponto que pode ajudar muito na etapa de atração é a produção de vídeos para as redes sociais da sua empresa. De acordo com uma pesquisa do Buzzsumo, o engajamento com esse tipo de material é muito maior e, portanto, você tem mais chances de impactar as pessoas com seus conteúdos e com a palavra da sua empresa. Produza vídeos curtos, de qualidade e que chamem a atenção das pessoas na timeline.

Conversão

Na etapa de conversão, é hora de fazer com que os visitantes que você atraiu deem mais um passo e forneçam algum dado à sua empresa. E por que eles fariam isso? Em troca de bom conteúdo, claro! Portanto, vídeos também podem ser muito bem utilizados nesse momento.

Vamos supor que você tem uma empresa de produtos de beleza e quer melhorar seu processo de conversão. Uma excelente forma de fazer isso, portanto, seria oferecendo tutoriais básicos de maquiagem e penteado para a audiência, que seriam acessíveis mediante um cadastro simples de email e telefone, por exemplo. Esse tipo de conteúdo é extremamente relevante e com certeza geraria bastante interesse no público!

Além do mais, na fase de conversão, além de tutoriais e cursos educativos, você pode continuar trabalhando com os vídeos em seu site, blog, ou redes sociais de maneira aberta. Porém, por meio de links ao longo do conteúdo ou de calls to action, você agora vai direcionar o visitante para algum material de apoio que se encontre em uma página de conversão e esteja acessível também mediante cadastro.

Relacionamento

Agora que você já atraiu as pessoas e já sabe como entrar em contato com elas, você precisa trabalhar o relacionamento e se manter próximo e pronto para ajudar.

Nesse momento, você pode (e deve) continuar com o que estava sendo feito nas etapas anteriores, porém, uma ferramenta que vai te ajudar muito é o email marketing. Por meio dele, você vai manter uma comunicação constante com o público e vai se manter à disposição para sanar todas as suas dúvidas. E sabe quem vai deixar sua comunicação muito mais eficiente nesse canal? Isso mesmo, os vídeos.

Com tanto conteúdo sendo enviado por diferentes marcas, sua empresa precisa pensar em formas de se destacar na caixa de entrada do lead e os vídeos, definitivamente, ajudam com isso. Uma pesquisa da Experian mostrou que, por exemplo, apenas a palavra vídeo em um assunto pode aumentar as taxas de abertura do email em até 13%. E incorporar o link de um vídeo à ele, pode aumentar a conversão em até 21%. Ou seja, conteúdo audiovisual é um grande diferencial!

E além desse aumento das taxas, os vídeos são muito mais amigáveis e aproximam sua marca do público – o que é excelente na hora de fechar uma venda.

Venda

Por fim, uma vez que seu lead esteja preparado para a compra, é hora de apostar em conteúdos que o ajudem a tomar essa decisão. E se tratando de vídeos, é possível investir em diferentes formatos e tipos de conteúdos para acelerar esse processo.

Os vídeo cases, por exemplo, são extremamente eficientes. Esse tipo de material, além de contar sobre o sucesso dos clientes do seu negócio, facilita o entendimento das ações empreendidas para que ele fosse alcançado, e tem um apelo emocional muito forte – o que pode ser decisivo nesse momento. Um vídeo case, na maioria das vezes, é muito mais interessante e confiável aos olhos do público do que um case escrito e você deve se aproveitar disso!

É importante pensar também que, enquanto nas outras etapas você falava pouco ou quase nada sobre sua empresa e seus produtos, agora você tem liberdade para fazer isso. Portanto é importante investir também no envio de vídeos institucionais, vídeos de review ou de demonstração do seu produto ou serviço e tudo mais que ajude a mostrar o valor do que você está oferecendo.

Nesse momento, manter contato com os possíveis clientes por meio dos emails com vídeos também é super importante, assim como continuar enviando materiais e conteúdos relevantes.

Agora que você já entendeu como os vídeos podem te ajudar a ter um processo de marketing e vendas mais eficiente, é hora de colocar a mão na massa e começar a produzir seus conteúdos. Aqui neste infográfico você pode ter bons insights para começar, vendo como a Samba Tech aproveitou os conteúdos audiovisuais em sua estratégia e dobrou suas oportunidades de negócios!

Comece a trabalhar com conteúdos em vídeo e veja o quanto eles são importantes em uma boa estratégia de marketing. Você não vai se arrepender!

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.