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Antes de falar de como utilizar um ebook, precisamos falar um pouco mais sobre a importância do email marketing e de montar uma base de emails. Ambas as coisas se tornaram fundamentais no Inbound Marketing e, consequentemente, no Marketing de Conteúdo. Entretanto, de nada adianta comprar listas de e-mails, pois é importante que as pessoas estejam realmente interessadas no seu produto ou serviço. Foi daí que surgiu a necessidade de utilizar um ebook para troca de informações, em linhas gerais. Ou seja, o seu negócio fornece um conteúdo rico, com informações valiosas, em troca de um e-mail, um lead.

O que é um Ebook?

Se você chegou até aqui, provavelmente até já sabe o que é um ebook, mas mesmo assim, vamos refrescar sua memória. O ebook nada mais é do que a abreviação para “Eletronic Book”. Ele é um livro eletrônico baixado ou comprado na internet por pessoas que têm interesse em um conteúdo mais prático e rápido.

A Importância de utilizar um Ebook no Inbound Marketing Marketing

Basicamente, o ebook tem duas funções primordiais no Inbound Marketing: conquistar autoridade e captar leads.

  • Autoridade: ao produzir um ebook, você confere autoridade a sua marca ou negócio, pois um ebook, além de ser um livro, é um conteúdo rico, conforme afirmamos anteriormente. Ou seja, ele fornece informações de qualidade e confiáveis com maior profundidade. Assim, à medida que usuários forem baixando seu ebook por estarem interessados na informação e perceberem o quão valiosa ela é, seu negócio ganhará mais autoridade e, consequentemente, você conquistará mais leads e potenciais clientes.
  • Captação de leads: sem dúvida alguma, disponibilizar um ebook de forma gratuita em troca de informações – email –, é uma ótima forma de ampliar sua base de contatos com pessoas verdadeiramente interessadas em seu negócio, ou seja, leads. Com o email em mãos, você poderá estreitar esse relacionamento através das suas campanhas de email marketing e continuar nutrindo o potencial cliente com informações sobre o seu negócio até o momento em que ele estará preparado para tomar sua decisão de compra.

Outras vantagens de utilizar um ebook em sua estratégia de conteúdo

Até aqui, você já deve ter compreendido que utilizar um ebook é uma das melhores formas de desenvolver e promover conteúdos relevantes, úteis e de qualidade para seus potenciais clientes. Ele funciona como uma informação estratégica e padronizada com foco em captar leads. Contudo, ele também possui outras vantagens para sua estratégia de conteúdo, que são:

  • Organização de um conteúdo relevante em um formato padronizado.
  • Possibilidade de aprofundar uma temática de alto interesse do público-alvo.
  • Facilidade de distribuição e compartilhamento na internet.
  • Peça de conteúdo valiosíssima para aumentar o tráfego.

Como utilizar seu ebook

Para que ele resulte na conversão de leads, é necessário posicioná-lo em calls-to-action de conteúdos de fundo de funil, pois são visitantes e potenciais clientes que procuram um conteúdo mais aprofundado. Assim, o próximo passo é levá-lo para uma landing page onde o potencial cliente terá que inserir dados em troca de informações. Os dados devem ser aqueles que irão auxiliar a equipe de vendas na hora da abordagem, por isso é importante um alinhamento entre os times de marketing e vendas. Por fim, é hora de escolher os canais estratégicos e divulgar o ebook. Entretanto, veremos esse passo a passo com mais calma:

1. Criar uma landing page

A criação de uma landing page é fundamental para a otimização e divulgação do seu ebook. Por isso, é preciso atentar-se aos seguintes elementos:

  • Título: ele precisa chamar atenção dos visitantes, mas deve estar de acordo com a mensagem que fez com que os visitantes clicassem, pois você não pode frustrá-los ou fazer clickbait. O título deve ser chamativo, mas deixar claro sobre o que é o ebook.
  • Subtítulo: no subtítulo é possível explicar um pouco mais sobre o que será encontrado no ebook ou o que acontecerá quando for terminada a leitura.
  • Descrição do ebook: na descrição, deve ser explicado por que você escreveu o ebook, por que ele deve ser baixado e quais as vantagens que ele oferece. É aqui que você mostra o valor do seu conteúdo e destaca os pontos principais que serão abordados. A descrição deve fornecer informações suficientes para que fique claro sobre o que é o ebook, mas não forneça tudo o que estará no material sem receber o e-mail.
  • Lista de benefícios: abaixo da descrição, é sempre interessante colocar de 3 a 5 benefícios que os visitantes conquistarão ao ler o ebook. Ou seja, você pode mostrar quais problemas eles irão solucionar pelo simples fato de ler o seu ebook.
  • Imagem do ebook: o apelo visual também é fundamental, por isso mostre a imagem do seu produto – isso estimula a conversão.
  • Formulário para captação de leads: esse é o elemento crucial da landing page, pois é através dele que você conseguirá as informações dos visitantes transformando-os em leads. O design deve transformar a tarefa de preenchimento em algo simples e rápido.
  • Chamada para ação (call-to-action): outra peça fundamental, a call-to-action deve ser atrativa e fácil de encontrar. Ela não deve contrastar com o fundo da página, por exemplo, e deve-se utilizar uma frase que reflita a ação desejada e não simplesmente um “clique aqui”.

2. Distribuir em canais estratégicos

A distribuição do ebook é fundamental para conseguir utilizá-lo de forma assertiva em sua estratégia de Inbound Marketing. Por isso, tenha em mente alguns pontos:

  • Todos os canais são importantes e auxiliam na construção de uma marca: os canais são um ponto de contato com o público, por isso todos os canais auxiliam na construção de uma marca. Entretanto, lembre-se de escolher aqueles que são mais utilizados pelo seu público-alvo, porque a interação e o engajamento são fundamentais. É necessário que você tenha um contato direto com a audiência para conseguir fomentar o seu negócio e trabalhar o seu ebook. Canais estratégicos auxiliam a criar uma cultura forte, unificada e que até mesmo gere evangelizadores da marca ou negócio, disseminando uma imagem positiva da sua empresa e do seu ebook, consequentemente.
  • Tenha um discurso unificado: não importa o canal, o seu discurso deve estar alinhado com os objetivos da empresa, pois isso passará a segurança de que as informações passadas têm consistência, além de maior credibilidade para o negócio. Esse discurso também irá auxiliar na experiência do usuário com a sua empresa; por mais que eles transitem entre canais, saberão que se trata de você. A consistência do conteúdo de uma marca tem a ver com um discurso alinhado, por mais que a linguagem e os canais trabalhados sejam diferentes, afinal, cada canal estratégico tem a sua proposta e o seu objetivo, ainda que possua um público com perfil similar. O discurso é uma ferramenta poderosíssima para passar sua mensagem.
  • Tipos de canais estratégicos: a verdade é que a opção de canais é diversa, e cada um possui um objetivo específico. Por isso, estude-os com atenção e analise o comportamento do seu consumidor para entender qual ou quais serão mais adequados para sua estratégia e construção do seu planejamento de comunicação e conteúdo. Dentre os mais relevantes, é possível citar: grupos no Facebook; grupos no Linkedin; Instagram e demais redes sociais que fazem sentido para a empresa, como Facebook ou Snapchat, por exemplo.

3. Divulgar seu ebook

Para divulgar seu ebook, é fundamental montar uma estratégia para promover e difundir o seu trabalho. Por isso, use e abuse das redes sociais, além de pedir ajuda aos amigos e conhecidos. Além disso, entre em contato com sites que disponibilizam conteúdo relacionado ao tema do seu ebook e ofereça artigos para publicação, pois você poderá utilizar a call-to-action como uma chamada para seu ebook.

Outra forma de divulgá-lo é criar um blog especialmente sobre o tema do ebook em questão, ou então, se você já possui um blog, fazer uma trilha de conteúdos sobre isso. O motivo? Para montar uma rede de contatos com interessados no tema e conquistar leads para o seu ebook e, consequentemente, para seu negócio.

Parcerias também são essenciais para a divulgação, por isso procure sites que façam parceria com você, com uma audiência similar ou complementar a sua e que gerem links para o seu site (mas cuidado com o black hat, o Google não gosta de troca de links). O importante é gerar tráfego para o seu blog e, consequentemente, para o seu ebook.

Reconheceu agora o valor de utilizar um ebook em sua estratégia de conteúdo e quer saber mais? Então, leia nosso Ebook dos ebooks e entenda como utilizar um ebook é fundamental na atração e educação de uma audiência, além de ajudar a conquistar novos leads de clientes em potencial! 

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