O Alcance Orgânico das suas postagens no Facebook é bastante importante porque ele tem grande impacto na audiência potencial das suas atualizações. Para entender um pouco melhor, basta lembrar que a própria rede social divulgou que “Para escolher quais histórias aparecerão, o Feed de notícias as classifica (da mais relevante para a menos relevante) levando em conta diversos fatores relativos à cada pessoa”. Isso quer dizer que, entre os itens analisados, as interações de cada usuário com determinada página vai auxiliar o algoritmo do Facebook a classificar algo como relevante ou não. Como resultado disso, o Feed de notícias se tornou mais personalizado para as pessoas, e mais disputado para Fan Pages.

Esta importância também pode ser resumida em algo muito mais simples: um maior o alcance é consequência de um bom engajamento, e se você está vendo um bom engajamento é sinal de que está acertando no conteúdo.

Para aumentar o alcance orgânico dos seus conteúdos, confira 9 dicas importantes:

1. Use o Facebook Insights

A primeira dica é um tanto óbvia, mas vale a pena ser mencionada. Quanto mais você conhece a sua audiência, melhor; e o Facebook Insights traz excelentes dados que podem ajudar você a mensurar a performance do seu conteúdo. Portanto, fique de olho nestes itens:

  • Likes: mostra o número total de pessoas que curtiram a sua página, além de dados mais específicos, como hora e onde aconteceu o “like”. Além disso, você pode ver o número de pessoas que deixou de curtir sua página, e a diferença entre a sua performance paga e orgânica.
  • Alcance: é a métrica mais importante quando você está criando estratégias para promover seu conteúdo organicamente, uma vez que ela mostra quantas pessoas viram os seus posts, e mais dados sobre os engajamentos (likes, comentários, compartilhamentos).
  • Visitantes: oferece a você uma ideia de quais páginas (abas) são mais visitadas, e também, que sites trazem mais pessoas para a sua página de Facebook.
  • Postagens: mostra  seu conteúdo de acordo com o tipo, o alcance total, o engajamento, e etc.
  • Público: mostra dados demográficos da sua base de curtidores, como gênero, idade, localização e etc.

2. Adicione call to actions ao seus posts

Se você quer mais “curtidas”, não tem problema nenhum mostrar isso a sua audiência. E se você quer mais interações para aumentar o seu alcance orgânico, peça às pessoas para compartilhar o seu conteúdo. Frases simples como “Quem também curte?”, ou “Que tal marcar um amigo?” são suficientes para estimular a interação em um post, de maneira convidativa, e não impositiva. Claro, você também precisa garantir que seu conteúdo vale a pena compartilhar.

3. Marque outras Páginas

Se você for compartilhar um artigo de outra fonte ou deseja fazer referência a alguém (ou uma empresa) em sua atualização, não basta escrever o seu nome. Em vez disso, use o recurso @ para fazer menção à pessoa ou empresa citada em seu post. Muitas vezes o Facebook mostra posts com marcações em feeds de pessoas que não necessariamente curtiram a página autora da mensagem, mas sim a fan page do nome citado.

4. Faça perguntas

Crie assuntos que desperte em seus seguidores a vontade de dar a própria opinião. Ao fazer perguntas, você cria uma relação mais próxima do seu público e também aprende mais sobre ele. São muitas as opções de questionamentos que podem ser inseridas ao seu post! Eis algumas ideias:

  • Pergunta específica: “O que você acha sobre determinado assunto?”
  • Pergunta com opções: “Time A x Time B: quem você acha que ganha este jogo?”
  • Pergunta com imagem: “Consegue encontrar o que está estranho nesta foto?”
  • Pergunta com verdadeiro ou falso: “O Android é melhor que o IOS: Verdadeiro ou Falso?”

5. Explore o conteúdo visual

De acordo com o Hubspot, 90% das informações visuais transmitidas para o cérebro são processados 60,000 vezes mais rápido do que informações textuais. Uma estatística no mínimo curiosa, que reforça a importância das imagens. Além disso, imagens ajudam a imprimir a identidade da sua marca porque elas têm forte apelo entre o público. Boas imagens, combinadas a boas chamadas são a fórmula certa para um maior alcance.

6. Poste na hora certa

É preciso entender que por muitas vezes, o interesse do seu público em seu conteúdo tem horários bastante específicos, e por isso, conhecer os hábitos da sua audiência é tão importante (já falamos no primeiro item, lembra?). Observe o Facebook Insghts e busque o horário que a maior parte do seu público está online.

7. Aumente o número de postagens

Hipoteticamente falando, imagine que pouco mais da metade dos seus fãs acessa o Facebook todos os dias. Deste número, eles estarão online em uma média de 30 a 60 minutos. Se você não posta, não alcança ninguém. Se posta uma única vez, vai alcançar aquele número de pessoas que esteve online nas primeiras horas próximas do horário de postagem. Seguindo a lógica, para alcançar mais pessoas, você precisa postar mais. Qual é o número ideal? Bem, isso vai depender do conteúdo que você tem, bem como as preferências de seu público.

8 . Publique vídeos

Vídeos geram muito mais engajamento e alcance que qualquer outro tipo de postagens, e por isso, têm muito mais chances de até se tornarem virais. Tenha um bom conteúdo, roteiro e criatividade, e faça mais publicações em vídeo. Você vai perceber a diferença em alcance.
Lembre-se, porém, que o Facebook prioriza conteúdos inseridos direto em sua rede. Por isso, evite o Youtube ou Vimeo para alavancar seu alcance. Faça o upload do seu vídeo direto no Facebook.

9. Interaja!

De nada adianta você pedir para que seus seguidores conversem com você, se você não conversa de volta. Interaja com o seu público, responda todos os comentários, levante questões, traga dicas curiosas, mostre que você está ali! Caso não tenha a resposta na hora para a dúvida do leitor, avise que já está providenciando a solução, e apresente o mais breve possível.

Gostou das dicas? Precisa de mais ajuda com o alcance orgânico dos seus posts? Continue acompanhando o nosso blog para mais dicas como essas!

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This post has 4 Comments

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  1. Conteúdo muito interessante. Tenho estudado Facebook, e apenas por produzir bom conteúdo, empregando algumas das técnicas aqui citadas, tenho visto resultados. Na minha opinião, o Facebook é hoje a maior ferramenta de marketing para alcance de clientes, até porque um marketing pago pela rede, não custa caro; e os resultados são expressivos.

    Parabéns pelo trabalho.

    1. Oi Rodolfo, agradecemos a sua contribuição aqui. Compartilhamos da mesma visão. Em breve, lançaremos um guia para conquistar uma presença online imbatível em parceria com AgoraPulse.

    1. Oi Helena, sei que esse conteúdo é de 2015 mas ainda assim ele continua sendo válido para o momento atual. A principal diferença que posso te citar, como especialista em social media, é que hoje em dia o Facebook dá muito mais exposição para conteúdo pagos. O alcance dos conteúdos orgânicos caiu drasticamente, já que a rede que maximizar seus lucros. Para isso, devemos pensar qual tipo de conteúdo acaba tendo maior visibilidade (como por exemplo imagens, vídeos upados no próprio facebook, transmissões ao vivo, entre outros)

      Seguem alguns dos nossos últimos posts com temas relacionados:

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      Se precisar de mais alguma coisa é só avisar!
      Abraços.

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