marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo deve, entre outros objetivos, educar o público e prepará-lo para a compra. Isso significa que, se sua empresa souber produzir e entregar conteúdos informativos e educativos para os usuários, estará facilitando o processo e determinando o aumento das vendas.

Tomando isso como base, cabe a pessoa ou equipe responsável pela produção passar de forma clara o que a empresa pode oferecer ao consumidor. Ou seja, explicar seus serviços e produtos através do que é publicado. Isso assegura maiores resultados em relação à conversão de leads. Mas como garantir que o público entenda bem o que podemos fazer por ele? Fizemos esse post na intenção de responder essa pergunta!

Identifique a problemática e as dores do seu público-alvo

Todo grupo de consumidores tem um ou mais problemas em comum. Saber quais desses problemas seu público-alvo enfrenta é um princípio básico. Estando isso bem definido, cabe trazer soluções para ajudar seus clientes potenciais a resolverem esses problemas.

Assim, seus leitores tendem a identificar-se com as publicações. Afinal, ele vive um “transtorno” e deseja resolver. Descrito o problema, partimos para o próximo ponto, que é mostrar ao futuro comprador qual decisão ele precisa tomar se quiser mesmo mudar de vida.

Apresente soluções para seus problemas

Não adianta detalhar o que seu consumidor enfrenta e não dar a ele a solução. É preciso que fique claro o que ele precisa fazer se quiser resolver seu problema. E é nesse momento que deve-se mostrar com o que sua empresa poderá ajudá-lo.

De fato, ao desenvolver sua estratégia de marketing de conteúdo, as empresas devem tomar cuidado ao falar que seus produtos ou serviços podem ser as soluções, para que não fique explicito que querem apenas vender. Isso pode fazer com que a estratégia perca força e seus conteúdos se tornem propaganda. A proposta é apresentar de forma clara, porém sutil, as possíveis soluções e permitir que o leitor chegue sozinho a conclusão de que sua empresa pode ser a saída ideal.

Crie uma central de ajuda para clientes

Falando de algo mais específico, sua empresa pode criar uma central de ajuda no site, onde possa publicar conteúdos mais técnicos e artigos com respostas para as dúvidas de seus clientes.

É sempre bom deixar esse tipo de conteúdo à mão para que os consumidores consultem sempre que desejarem. Faça com que essa página seja facilmente encontrada, acessada e sempre publique nela conteúdos que falem especificamente sobre seus serviços e produtos. Para saber mais sobre esse assunto, confira o nosso ebook: Guia completo: como usar conteúdo para atender melhor e fidelizar clientes.

Diversifique os formatos de conteúdo

Existem alguns formatos de conteúdo que são extremamente úteis para que seu consumidor entenda o que você faz. Podemos citar os manuais, whitepapers, tutoriais, checklists, entre outros.

Conteúdos mais visuais, como infográficos e vídeos, são excelentes para o rápido aprendizado. Eles permitem que seu cliente aprenda realmente a usar sozinho seu produto ou absorva a essência de seus serviços.

Segmente seu público-alvo

Produzir conteúdos segmentados é uma forma de educar e engajar ainda mais os seus clientes. Esse tipo de conteúdo atrai bem a atenção de um público específico, fazendo-o perceber que sua empresa fala a mesma língua que ele.

Uma boa dica é focar em algo exclusivo para um determinado setor de seu nicho. Isso pode proporcionar altas taxas de conversão, além de deixar os clientes com plena ciência do que sua empresa pode fazer por ele.

Crie conteúdos institucionais

Você pode mostrar a solidez de seu negócio a partir de conteúdos institucionais. Que tal montar newsletters e enviá-las por e-mail para os membros de sua lista de contatos? Você pode fazer isso sempre que alguma coisa importante acontecer em sua empresa.

Isso faz com que o consumidor conheça melhor os valores da organização, estando mais confortável em adquirir seus produtos e serviços. Dentro desse mesmo conceito, pode-se divulgar cases de sucesso, com depoimentos de clientes satisfeitos e dados que comprovem o quanto seu serviço foi útil para outras pessoas.

Produza webinars

Os treinamentos ao vivo com temas voltados ao seu tipo de negócio são ótimos para educar o público. Pode-se criar webinars que ajudem os clientes a entenderem melhor o valor do que você oferece usado numa estratégia específica. Isso faz com que ele obtenha um conhecimento mais amplo de como tirar mais proveito do que você vende para alcançar suas metas e objetivos.

Exemplo de webinar: Como começar sua estratégia de marketing de conteúdo

Agora você já sabe como usar o marketing de conteúdo para educar, treinar, fidelizar seus clientes e aumentar suas vendas. É sempre possível ampliar sua estratégia e assegurar resultados ainda melhores. Produza conteúdos com qualidade e relevância, de forma que realmente agregue valor a seus clientes e retorne para nos contar qual foi o resultado.

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