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O Instagram, rede social de compartilhamento de fotos online, foi lançado em outubro de 2010 e rapidamente ganhou popularidade em todo o mundo. Com 500 milhões de usuários ativos mensais e até 300 milhões deles ativos diariamente, passou a chamar a atenção não somente para fins pessoais como para fins comerciais.

No Brasil, a rede é bastante popular e desde 2015 a presença brasileira é maior do que a média global. Nesse ano, 55% dos usuários da internet utilizavam o Instagram, enquanto a média global era de 32%. Em 2016, o número subiu para 75% em relação a 42% de média global. Esse crescimento provavelmente está ligado ao crescimento de usuários de smartphones no Brasil.

Além disso, o Instagram possui uma média de 57% de usuários na faixa dos 55 a 65 anos, o que mostra que a rede não atinge somente o público jovem.

A rede social não é tão fácil de ser usada para fins comerciais de forma orgânica como o Facebook e o Twitter. A solução mais rápida, mas que também necessita de investimento, é o Instagram ads, que passou a ser utilizado como estratégia digital por algumas empresas.

Fora a utilização do ads, pode ser mais difícil gerar tráfego para o seu site através do Instagram, assim como gerenciar a postagem de conteúdo, já que não há muitas ferramentas que disponibilizam o agendamento de postagens.

Mas, ao pensarmos em estratégias diferenciadas, pode-se ter o Instagram como um grande aliado para trazer resultados positivos. Por isso, neste post trouxemos algumas dicas de como fazer isso.

Utilize fotos e vídeos

Para garantir mais eficiência em sua estratégia, utilize tanto fotos quanto vídeos. Os vídeos, na verdade, possuem maior engajamento e maiores taxas de conversão.

Como os vídeos do Instagram não precisam ser tão longos, você não perderá muito tempo nas gravações. Além do mais, a rede conta com um aplicativo chamado Boomerang, que cria pequenos vídeos em loop.

Utilize as Stories

Muitas marcas têm investido nas stories para divulgar seus produtos, e até mesmo criam personagens e histórias para entreter o público.

Uma vantagem de utilizar as stories é que você não precisa saturar a sua timeline e pode criar ações mais espontâneas.

Utilize Hashtags

Hashtags são extremamente importantes no Instagram, pois são a forma como os usuários procuram sobre aquilo que desejam ver.

Elas ajudam a conseguir mais seguidores e conversões. Por isso, uma dica valiosa é sempre que possível utilizar hashtags de tendência (aquelas que estão em foco) ou então criar conteúdo relacionado a essas tendências.

Crie uma estratégia

Para criar uma boa estratégia é preciso planejamento. Não basta apenas publicar fotos e vídeos quando bem entender, pois “quem não é visto, não é lembrado” e sem um bom fluxo de postagens definido sua marca pode perder a visibilidade que alcançou.

Além disso, faça testes e aproveite para entender que tipo de conteúdo o seu público quer ver. Experimente diferentes tipos de fotos e vídeos.

Utilize ferramentas para melhorar suas fotos

Há uma infinidade de ferramentas e aplicativos que podem trazer um diferencial para suas postagens. Elas ajudam a criar e editar vídeos, fotos, gifs, textos e até mesmo fazer montagens.

Algumas delas são:

InstaSize: permite que as imagens sejam publicadas sem cortes, em seu formato original.

Layout from Instagram: lançada pela própria rede social, permite que sejam feitas montagens de fotos em vários layouts diferentes.

VCSO: permite a edição de imagens em um nível mais profissional. Possui filtros e possibilita a edição livre de brilho, contraste, sombras e etc.

Boomerang: como já citada, também pertence ao Instagram e produz vídeos em loop.

Flipegram: permite criar uma apresentação com diversas fotos que ficam passando em sequência.

Monitore seus resultados

O Instagram é uma rede social diferente das outras, pois ainda possui alguns tipos de restrições quando se trata de negócios. Mas assim como as demais redes sociais, é possível e importante mensurar seus resultados através de ferramentas e ver se sua estratégia está sendo realmente efetiva.

Ferramentas que podem ser utilizadas para monitoramento do Instagram

Iconosquare: com ele é possível gerenciar conteúdo, programar posts, visualizar influenciadores da sua marca e analisar o comportamento da rede através do analytics.

AgoraPulse: permite agendamento de postagens e permite gerar relatórios de engajamento.

SimplyMeasured: permite gerar relatório de análise a cada dois meses, análise de palavras-chave para comentários, melhor momento para publicação de fotos, melhores filtros. Também consegue avaliar sua posição em relação aos concorrentes.

SproutSocial: permite o agendamento de postagens, gerenciamento de conteúdo e monitoramento através de relatórios do Instagram.

Gostou desse conteúdo? Quer otimizar sua estratégia de marketing com foco em redes sociais? A Contentools pode te ajudar: fale com um de nossos consultores.

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