Com o advento da tecnologia e o boom de softwares para uso pessoal e corporativo, todos querem otimizar suas tarefas e processos. As opções são tantas, e as funcionalidades e interfaces tão variadas, que é imprescindível que uma boa análise da ferramenta seja feita para garantir que as necessidades da sua empresa sejam supridas com o software ou aplicativo escolhido.

Quando falamos da área de marketing de conteúdo, mais especificamente, essas decisões precisam ser ainda mais precisas; um software mal selecionado e implementado pode prejudicar a produtividade interna ao invés de melhorá-la. Uma escolha errada pode gerar problemas de gestão, atrapalhando a desenvoltura dos processos e a comunicação entre os membros da equipe, por exemplo.

Portanto, com este artigo, iremos ajudar a sua empresa a tomar as melhores medidas antes, durante e depois de escolher um software para a produção dos seus conteúdos. Separamos 6 dicas que vão ajudar a melhorar o processo de implementação de softwares dentro da sua organização.

Como ter sucesso na implementação de um software de marketing de conteúdo na sua empresa

Primeiramente vamos ficar atentos a três etapas deste processo: o antes, o durante e o depois.

Antes de utilizar o software

1. Pesquise bem sobre o software antes de instalá-lo

Dedique um tempo à pesquisa (com paciência mesmo), para não se arrepender no futuro.

2. Pesquise mais

Descubra quem são os responsáveis diretos pela implementação do software na sua empresa. Descubra também quem são os responsáveis na empresa contratada por auxiliar na implementação do software.

3. Faça um trial

Nada mais próximo da realidade do software do que o trial. O trial é nada menos do que um breve teste com o produto.

Durante o uso e implementação do software

4. Estipule uma agenda

Faça uma agenda de todas as etapas do processo de implementação junto ao implementador.

5. Use toda a implementação

O implementador é um especialista no assunto, por isso use e abuse desta etapa.

6. Faça sua parte

Nunca termine a implementação com dúvidas, cumpra todas as atividades determinadas.

7. Documente tudo

Agora que você já está utilizando o novo software, deixe tudo anotado, faça um fluxograma de todos seus processos.

Depois de já estar fazendo o uso do software

8. Monitore o uso da ferramenta

Veja se ela realmente está sendo usada e, quando digo usada, me refiro a extrair o máximo do software, utilizando todas as possibilidades que ela oferece.

Quando optamos por escolher um software, é importante que seja feita a escolha correta para não haver desperdício de tempo. Por isso as dicas para a etapa anterior à implementação vão no sentido de haver uma pesquisa forte, voltada para gerar o maior número de informações possíveis para a decisão correta a ser tomada. Dê ainda uma olhada no histórico do fornecedor, veja os vídeos demonstrativos (se houver) e busque opiniões de usuários sobre o serviço – dessa forma você pode descobrir opiniões de quem já tem a experiência com o produto.

Use o trial. Faça isso com calma, procurando explorar a ferramenta e tentando simular as ações do seu dia a dia. Chame também alguém do seu time que tenha intimidade com o processo para testar. O trial é o primeiro passo para você riscar esta ideia do papel ou levá-la adiante. Isto pode te economizar um bom tempo e um bom dinheiro.

Outra dica importante é para as implementações. Defina quem são os responsáveis diretos pela implementação do software na sua empresa, saiba também quem são os responsáveis na empresa contratada por auxiliar na implementação. Apesar de você desenvolver suas próprias habilidades, não é uma boa saída diminuir o processo de implementação e aprender na marra como se usa a ferramenta. Assim que contratar o serviço, faça uma agenda com o implementador para definir todas as etapas da implementação. Veja o que realmente ficou de dúvida da época do trial, anote-as e resolva todas elas.

Aproveite e treine todos os membros do seu time, chame todos para as mentorias. Faça sua lição de casa! Cumpra as atividades determinadas em todas as etapas da implementação e assim todos estarão capacitados para usar o novo software.

Se o uso do novo software da ferramenta der errado, culpar exclusivamente a empresa contratada pelo insucesso de seus processos não é o caminho. Sua equipe é quem vai operar os processos. O implementador irá passar todo seu conhecimento sobre o assunto, mas após este passo a bola está com você, e agora é a hora de mostrar o que você aprendeu com a mentoria. Nunca termine a implementação com dúvidas, realmente tire todas elas e termine sendo um especialista na nova ferramenta.

Anote e documente tudo que for possível. Estas informações servirão muito para você na próxima dica. Sem isto não será possível realmente otimizar os processos, corrigir vícios, aparar rebarbas e reprocessos. Com isso você também pode evitar perdas de informação ao trocar alguém da sua equipe, já que o conhecimento estará todo documentado. Esta etapa é a que realmente irá potencializar sua produção!

Normalmente ao trocar o seu time, ou mesmo com o passar do tempo, algumas funcionalidades da ferramenta vão se perdendo. Isso é normal, porém esta dica é para corrigir justamente isto, para que sua empresa não volte às planilhas ultrapassadas e aos processos paralelos colocando os softwares na inutilidade, por isso, monitore o uso da ferramenta. 

Pode acontecer de o software não estar fazendo sentido para sua empresa, porém você só saberá com um monitoramento eficiente. Portanto, faça um monitoramento rigoroso, e se a ferramenta não estiver sendo útil, não se prenda a ela, vá adiante, comece tudo de novo, com mais atenção, e reveja os pontos em que você pecou. Um software realmente pode otimizar seu dia a dia, agregando agilidade para seus processos e também os fortalecendo. Contudo, de fato é preciso ser metódico e ter paciência. Nós utilizamos todas essas dicas antes de colocar uma ferramenta na nossa rotina e por isso deixamos estas dicas para você! 😀

Saiba como implementar um software de gestão de marketing de conteúdo com sucesso na sua empresa. Fale com os nossos consultores e faça um trial na plataforma da Contentools.

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.