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Growth Hackers

Você já deve ter se perguntado como poderia lançar um produto no mercado, quando nem mesmo o seu público-alvo sabe que precisa dele. Como você poderia competir com marcas globais  que já dominam o mercado? É possível ter um crescimento sustentável sem aumentar proporcionalmente o orçamento? Quais estratégias você poderia usar para enfrentar esse desafio quando você tem um time com 5 pessoas e o seu competidor tem 2 mil?

Quando uma Startup “nasce” com seu time enxuto é comum enfrentar uma série de dúvidas e questões difíceis de se responder. Ainda não há muita informação para se tomar decisões e validar hipóteses.

Então, como você pode abordar essas questões,enquanto permanece atento às novidades no longo prazo?  Nós compilamos uma lista de lições que aprendemos ao longo dos anos sobre como startups pode tirar vantagem em um campo de batalha aparentemente desigual.

Acredito que elas serão dicas úteis, vamos lá?

1- Ads

Você provavelmente não quer concorrer com a SalesForce pela palavra-chave “Vendas”, certo? O orçamento de marketing mensal deles poderia pagar a renda anual de toda a sua empresa, e o preço que eles estão dispostos a pagar por tal palavra-chave pode parecer com o seu orçamento anual de marketing.

Há, no entanto, um padrão sobre o qual você pode tirar proveito: se o seu concorrente já é top-of-mind no setor, há grandes chances de eles continuarem investindo seu orçamento para manter isso. O mercado já sabe o que eles fazem, como eles fazem e como eles são grandes, por isso, as grandes empresas tendem a se concentrar em campanhas de branding. Devido a esse cenário, os Ads direcionam seu público alvo para uma homepage, uma página de preços ou uma página sobre produto.

Quase nenhum deles concentrará seus esforços em aumentar os seus resultados de marketing de conteúdo. E é aí que você entra! Ao investir em Ads que direcionam para o seu conteúdo, você pode se concentrar em palavras-chave de cauda longa, que são normalmente muito mais baratas e conduzem leads de maior qualidade. Direcionar Ads para Landing Pages, Blog posts ou qualquer outro material informativo e educativo pode abrir portas para o contato direto com seu público. Isto irá aproximar seu público alvo da sua marca e guiá-los através de do funil de vendas – eles podem não estar prontos para comprar, mas eles estão prontos para ouvir.

“Eu não quis dizer que você era apenas pequeno”

2- Equipe

Quando você tem uma equipe de 5 pessoas fazendo todo o trabalho incansavelmente, você pensa em como seria bom expandir seu time e dividir tarefas sobrando tempo até para que vocês almocem. Curiosamente, se você eventualmente contar com uma equipe de 2 mil pessoas, perceberá que perdeu a capacidade que tinha de com seu time enxuto tomar decisões rapidamente, e para isso só precisava pedir uma Pizza para o pessoal concordar em ficar depois das 18h.

Quer saber como o tamanho da sua equipe enxuta pode ser uma vantagem? Primeiramente seus concorrentes não surgiram em uma cultura orientada ao conteúdo, há  chances de que nunca se tornem (não importa quão grande fiquem). Eles provavelmente vão contratar pessoas externas para escrever sobre os problemas de seus clientes no dia-a-dia e como resolvê-los. Ao fazer isso, o processo torna-se mais lento e mais complexo. Se você envolver pessoas que podem oferecer soluções diretamente,  seu processo de criação de conteúdo será mais suave e mais eficiente.

Muitas empresas começam seu trabalho com conteúdo antes mesmo de lançar seu produto para o mercado. Comece por criar uma linha editorial e engajar sua audiência, esforce-se em compreender  suas dores e montar um time que (mais tarde) apresentará soluções.

Se você ainda não tiver feito nada disso, nem tudo está perdido. Você ainda pode criar uma empresa orientada ao conteúdo, colocando  sua equipe para escrever. Foram e são eles que atendem diariamente seus clientes, recebem feedbacks, entendem suas dores e propõe soluções. Dessa forma quem melhor do que eles para escrever sobre sua empresa?

Dica: crie um blog para sua equipe de vendas, um para sua equipe de suporte ao cliente (que mais tarde pode se tornar o Help Desk) e outro para sua equipe de tecnologia. Certifique-se de que todos estão envolvidos, defina metas mensais e recompense quem as alcançar.

“Trabalhe com seu time!”

3- Escalabilidade

Enquanto você não pode ver os resultados  de imediato, uma das vantagens de estratégias de marketing de conteúdo é que você estará criando um ativo durável que irá fornecer diferentes propostas de valor para sua empresa. E a melhor parte é que isso pertence a você!

O que estamos abordando é diferente de publicar posts em grandes mídias de notícias, onde você estará usando principalmente a audiência do canal, aumentando o seu tráfego por uma semana e depois voltando à estaca zero. Da mesma forma, uma campanha de Ads que faz com que você pode obtenha resultados imediatos, mas uma vez que você pare de pagar acaba.

Marketing de conteúdo irá adicionar benefícios a longo prazo para a sua empresa. É o seu público, seus canais de comunicação e  seu time, e você coloca a “roda para girar” assim que organizá-los. Se, por exemplo, você precisa alcançar determinados objetivos para o mês seguinte, ou precisa mobilizar mais pessoas para determinada campanha só depende de você fazê-lo, as pessoas com quem você trabalha e que te ajudam nesse percurso já estão ao seu lado.

“Vá em frente!”

4- Considerações finais

Já ouvi empresas de todos os tamanhos afirmarem que estavam esperando acertar sua estratégia de Marketing antes de produzir e publicar conteúdos. Mas honestamente, o que isso quer dizer? Sua estratégia de marketing de conteúdo estará sempre em constante desenvolvimento. Não importa o quanto ela está dando certo hoje, você vai ter que modificá-la ao longo do caminho.

Por esta razão, a melhor maneira de começar é criando um processo com o qual você pode acompanhar seus erros e acertos, controlando o próprio fluxo de produção e o tempo gasto, obtendo dados úteis, organizando sua equipe e se preparando para escalar essa produção- aprendendo e se desenvolvendo durante o percurso.

Você pode pensar que você está economizando dinheiro ao não usar uma ferramenta adequada para gerenciar todas essas atividades, mas como última dica afirmo que não é verdade. Automatizar processos e documentar o que você está aprendendo ao longo do caminho é essencial para o seu crescimento. 🙂

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