O marketing digital vem sendo difundido e ganhando cada vez mais adeptos e a principal causa disto é a sua efetividade. Cada vez mais empresas empenham esforços na produção de conteúdo e utilização de ferramentas digitais para valorização, divulgação, posicionamento e crescimento online. E uma das maiores dúvidas relacionadas a esta nova forma de fazer marketing é: sobre o que vou escrever?

Existem na rede milhares de conselhos sobre como criar seu próprio conteúdo ou como buscar inspiração quando aquele famoso “pavor da página em branco” nos ataca.
Uma das técnicas mais conhecidas e utilizadas pela Contentools é: buscar responder as perguntas que a sua audiência esta perguntando e/ou falar sobre tópicos que ninguém quer falar.

“Revelar seus segredos não o fará perder sua autoridade, ao contrário, aumentará sua credibilidade.”

Um ótimo método para fazer isso é através de palavras-chave.

Estão disponíveis na rede diversas ferramentas para auxiliá-lo nesta tarefa. Algumas são pagas, como a HubSpot’s Keyword Tool, que fornece outras diversas features para gerenciamento de marketing digital. Outras são gratuitas e estão disponíveis a qualquer um com acesso à internet. Neste caso, se você possuir uma conta Google, o acesso tem ainda mais funcionalidades – é o caso da Keyword Tool do Google.

 Mas como usar essas ferramentas? Vamos aproveitar para compartilhar com você agora algumas dicas para melhor aproveitar este método. Todas foram testadas e aprovadas pela Contentools para manter conteúdos relevantes que são facilmente encontrados pelo público-alvo, utilizando as ferramentas gratuitas do Google.

1. Identifique suas palavras-chave estratégicas

O primeiro passo é preencher a página de entrada da ferramenta com o nome do seu domínio e completar a caixa com as letras na imagem. Isso automaticamente fará com que o Google vasculhe o seu site e lhe entregue algumas palavras-chave que estão relacionadas ao seu negócio e seus respectivos volume de buscas e a concorrência pela mesma.
As palavras às quais você deve dar mais atenção são as que possuem um volume significante de buscas – não muito alto, não muito baixo – e uma competição mediana. Clicando nas colunas você pode classificá-las de maior para menor e vice-versa.

2. Encontre as palavras-chave de cauda longa

O próximo passo é procurar pelas palavras-chave de cauda longa, ou seja, expressões que possuam três ou mais palavras e que possam ser utilizadas para criar temas de posts. Estas palavras-chave de cauda longa são ótimas para gerar temas para blogs, pois normalmente são tópicos de dúvidas ou problemas que usuários buscam solucionar. E lembre-se: procure sempre por palavras com um bom volume de buscas, baixa competição e que apontem para a resposta a um problema que as pessoas tenham.

3. Varie suas buscas para extrair o máximo da ferramenta

Se até o momento as palavras-chaves encontradas ainda não suprem o que você procura, a ferramenta oferece ainda alguns caminhos para identificar e refinar ainda mais a sua busca.
Caso, por exemplo, você encontre palavras-chave com uma competição muito alta ou que sejam muito genéricas, existe a possibilidade de clicar na palavra-chave e um pop up aparecerá com algumas opções. Clique na opção “Mostrar mais como esta”, e você será automaticamente encaminhado para uma página com diversas palavras-chave similares à clicada. Este procedimento pode ser repetido quantas vezes você julgar necessárias. No exemplo abaixo, ao colocar o domínio da www.tex.do algumas palavras surgiram, e ao selecionar a palavra geração de conteúdo, o seguinte pop-up apareceu.

Keyword Tool
Clique na imagem para ampliá-la

Se ainda não for suficiente, você pode também colocar palavras-chave na caixa “Palavras ou Frases” e o resultado lhe mostrará ainda mais opções relacionadas.

A lição é: qualquer que seja o conteúdo criado, o seu público deve saber que ele existe. Até mesmo o melhor conteúdo de todos é insignificante se ninguém o achar, aproveitar e compartilhar. Portanto, crie títulos interessantes com palavras-chave relevantes pelas quais você queira ser conhecido e, então, seja encontrado!
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