A convergência tecnológica das novas mídias digitais está abrindo um leque de possibilidades na produção de conteúdo para internet. Com múltiplos recursos disponíveis gratuitamente, a interação e o compartilhamento de informação tornaram-se as bases de onde partem as estratégias de distribuição de conteúdo no marketing digital. Essa nova lógica, baseada em participação e colaboração, traz novas responsabilidades: para que o usuário queira vincular seu nome a uma marca nas mídias sociais, o conteúdo precisa ser realmente muito bom, criativo e inovador.

Neste cenário de inovação, empresas estão utilizando aplicativos de vídeo, como Periscope, Snapchat e Vine, para gerar resultados reais de negócios. Se você também quer acompanhar a nova corrente de produção de conteúdo, precisa pensar nessas novas redes e como elas impactam a produção de conteúdo. Por isso, separamos algumas dicas de como utilizar novas plataformas para distribuir conteúdo e como sua empresa pode aproveitá-las para se diferenciar e conquistar de vez a simpatia dos usuários. Vamos lá?

Periscope

O Periscope é um aplicativo de transmissão de vídeo ao vivo lançado este ano pelo Twitter  que se transformou em um sucesso na internet em poucos dias. Com menos de um ano de vida, o app soma a quantia de mais de 10 milhões de usuários e esse número continua a crescer. O grande diferencial do aplicativo é mostrar fatos em tempo real na web, com a possibilidade de os espectadores comentarem em postagens do Twitter. Basta ter um smartphone em mãos. Caso sua empresa seja nova na plataforma, a dica, antes de estabelecer qualquer estratégia, é assistir a muitas transmissões feitas ao redor do mundo. Veja o que está fazendo sucesso, temas, assuntos, horário, etc. Estudar e entender esses aspectos é o primeiro passo para começar a transmitir os conteúdos de sua empresa.

Vine

O Vine é um aplicativo de criação e compartilhamento de vídeos, também do Twitter. Mas no que ele difere do YouTube? Os vídeos têm 6 segundos e são exibidos em um looping contínuo. Os vídeos, chamados vines, ainda não são tão populares no Brasil, mas se olharmos para os Estados Unidos, veremos uma tendência de crescimento bastante forte, além de empresas apostando na rede social para distribuir conteúdo e engajar usuários. Se você não acredita que um vídeo de 6 segundos possa ser útil para produção de conteúdo, veja os exemplos abaixo:

Lowe’s – Fix in Six

A Lowe’s é uma empresa americana que tem uma missão bem clara: ajudar seus clientes a melhorarem seus lares. Com uma rede de mais de 1850 lojas em países como Estados Unidos, Canadá e México, a Lowe’s funciona no estilo Leroy Merlin. Vende móveis, ferramentas para casa, tomadas, etc. A empresa criou a série Fix in Six (Conserte em Seis) que dá dicas que facilitam as tarefas domésticas dos usuários.

Bacardi – Six Second Cocktail

Procure por #sixsecondcocktail no Twitter e você terá uma lista de dezenas de receitas para fazer coquetéis na próxima reunião de amigos. A Bacardi está fazendo vines de como fazer drinques em seis ou menos passos. Saúde!

Nintendo

A empresa de videogames usou o app para mostrar “spoilers” do lançamento de novos produtos. No caso de um game, por exemplo, o visual terá muito mais impacto do que apenas um texto descritivo. Ponto para a Nintendo.

Snapchat

Esse aplicativo permite o compartilhamento de mensagens em forma de fotos e vídeos com exibições de no máximo 10 segundos. Além disso, a publicação some depois de 24h. Ainda não existem muitas marcas usando o aplicativo e por isso é hora de você fazer o que ninguém do seu segmento fez. É hora de testar! Na verdade, só entraram no app as marcas mais criativas e inovadoras. Por que não se juntar a elas? Quando pensamos na estrutura e nas limitações do Snapchat, é difícil avaliar as possibilidades de negócio. Mas com um olhar mais apurado, você vai perceber que é possível reforçar sua marca, realizar concursos e promoções, divulgação de produtos e até o fortalecimento da relação com o cliente. Abaixo, separamos algumas das possibilidades que o Snapchat traz para o marketing da sua empresa:

  • Ações de venda: quanto mais canais de comunicação entre empresa e consumidores, melhor. Um snap pode ser a forma mais rápida, personalizada e efêmera de você lembrar seus clientes sobre algo importante que esteja acontecendo, como queimas de estoque e grandes promoções.
  • Lançamento de novos produtos: coleções e modelos inéditos podem ser lançados antes no Snapchat. A ideia é despertar a curiosidade dos usuários, fotografando apenas partes do produto, por exemplo. Esse tipo de ação pode criar um buzz e fazer com que as pessoas conversem sobre a sua marca nas redes sociais.
  • Cupons de desconto: ofereça descontos exclusivos para os usuários que seguem sua marca no Snapchat e divulgue a ação em outras redes sociais. Assim, você vai conseguir captar mais seguidores nessa rede com uma promoção por tempo limitado.

Organizar a produção de conteúdo nas novas mídias digitais requer criatividade, foco e persistência. Além disso, é preciso testar. Nem sempre uma ação nessas plataformas será efetiva, mas com o tempo você pega o jeito.

Sua empresa utiliza alguns desses aplicativos? Compartilhe sua experiência!Aproveite o ano novo para conhecer as características do Profissional de Marketing do futuro com nosso Ebook:

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