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Growth Hackers

O marketing de conteúdo está sendo amplamente usado por empresas de todos os tamanhos e segmentos. Em 2017, a tendência é que este setor continue em crescimento e, por isso, cada gestor deve ter em mente algumas metas para conseguir mais tráfego, mais leads e mais conversão.

Atingindo suas metas com o marketing de conteúdo

Para atingir as suas metas em relação ao marketing de conteúdo é necessário que as informações estejam organizadas. Todos os dias existem milhares de conteúdos novos à disposição e, para se destacar, a sua estratégia deve ser direcionada ao público certo e no momento mais adequado.

Por isso, um calendário de conteúdo é uma alternativa que deve ser considerada, bem como a definição do público-alvo e os objetivos que você pretende atingir com o marketing de conteúdo.

O calendário de conteúdo é uma ferramenta para estruturar e organizar o plano de marketing de conteúdo e quais ações devem ser adotadas para atingir as metas de maneira mais fácil. Já a definição de público-alvo é feita pela criação de buyer personas e é algo imprescindível para o marketing de conteúdo. Elas são representações dos clientes a quem as postagens devem atingir. Além de guiar a comunicação, as buyer personas ajudam a segmentar melhor o conteúdo. Já os objetivos do conteúdo estão relacionados aos resultados esperados com as ações estratégicas do marketing de conteúdo, ou seja, a construção da percepção da marca, a melhora do ranqueamento nos buscadores, a conversão de leads e de novos clientes, etc.

Como mensurar os resultados obtidos com sua estratégia de marketing de conteúdo

Depois de começar e já ter traçado as suas metas, chega a hora de mensurar os resultados. Para isso, você pode usar o ROI (Return over Investment, ou seja, Retorno sobre Investimento em português) e as métricas.

O ROI define se o valor que foi investido está retornando como prejuízo ou lucro para a empresa. Para fazer este cálculo são utilizados diversos elementos, como a manutenção da plataforma do site e de outras páginas de conteúdo, a manutenção das redes sociais, a ferramenta utilizada para a criação de conteúdo e/ou redatores, as ferramentas por meio das quais o conteúdo é distribuído, as ferramentas para mensurar e analisar os resultados, etc. Estes dados são comparados diretamente ao crescimento das vendas.

Por sua vez, as métricas são maneiras de poder calcular o rendimento de determinado conteúdo, ou seja, o desempenho que ele vem tendo. Os objetivos das métricas devem ser similares aos do negócio e elas podem ser categorizadas como sendo de acesso, engajamento, relacionamento ou conversão. Algumas das ferramentas que utilizamos são o Google Analytics, Webmaster Tools e o RD Station, da Resultados Digitais.

Otimizando o conteúdo produzido

A etapa final é otimizar o conteúdo para que ele tenha o melhor resultado possível. Nesta fase, quatro são as opções para o gestor: SEO, funil de vendas, link building e promoção do conteúdo.

O SEO (Search Engine Optimization, ou seja, Otimização do Motor de Busca em português) é a estratégia mais eficaz para conseguir fazer com que determinada página do site esteja bem ranqueada no Google e em outros buscadores. Você pode trabalhar com SEO tanto para obter mais resultados orgânicos, tornando o seu conteúdo perene, ou de forma paga (links patrocinados/Ads), trazendo resultados mais rápidos. O importante é que você utilize estratégias com SEO ou links patrocinados para que o seu site seja visto.

O funil de vendas é uma estratégia cujo objetivo é gerar leads, atrair prospects e trazer novas oportunidades de negócio. Assim, um determinado número de visitantes chega ao seu site, mas somente uma parte destes visitantes torna-se cliente. Para melhorar o desempenho existem técnicas para aumentar a quantidade de leads qualificados, que tendem a resultar em mais vendas.

Existe ainda o link building, uma estratégia de SEO que melhora o ranqueamento, mas que é altamente focada em links de alta qualidade. O mais importante, neste caso, é ter conteúdo de qualidade no site.

Por fim há a promoção do conteúdo, atingindo de maneira mais rápida e eficaz o seu público-alvo. Isto pode ser feito por meio de ferramentas de compartilhamento, social posts, menção de fontes especializadas, entre outros fatores.

Com estes três passos para a definição das metas a sua empresa poderá investir ainda mais na produção de conteúdo de qualidade, criando estratégias adequadas e tendo resultados melhores e mais expressivos.

Como pretende alcançá-las? Conte para nós nos comentários!

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