A criação de conteúdo gratuito, livre e rico é extremamente importante no relacionamento com o público, já que desenvolve confiança, fortalece a marca, mantém o público informado e contribui para a classificação nos motores de busca. Além disso, o conteúdo pode ser compartilhado facilmente nas redes sociais, aumentando mais ainda o contato com a audiência.

O marketing de conteúdo ajuda a sua loja virtual a atrair e converter visitantes em consumidores, consumidores em clientes e clientes em compradores reincidentes. Talvez você esteja se perguntando: “como o meu e-commerce pode criar conteúdo que transforme os visitantes em fãs, inspire confiança e aumente as minhas vendas?”.

Então confira abaixo 3 dicas que vão ajudá-lo a criar uma comunidade de pessoas apaixonadas pela sua marca e a se posicionar como autoridade no seu segmento:

Seja o seu próprio meio de comunicação

A insegurança do consumidor brasileiro com relação a compra online foi superada, mesmo que não por completa, o que reflete no aumento do consumo em lojas virtuais, segundo o portal Ecommerce Brasil. Porém, a mudança de comportamento mostra que o consumidor está mais disposto a fazer compras em uma loja virtual, mas não em qualquer loja virtual.

O processo de compra mudou. O cliente tem acesso a informação e o poder de pesquisar, barganhar e até mesmo de influenciar pessoas. Ele busca por respostas para o seu dia a dia, e a marca que participar dessa jornada de compra ganhará atenção, vínculo e confiança. Falar sobre o seu universo de atuação, educando o consumidor, ressalta a sua autoridade no assunto, além de criar e/ou estreitar o relacionamento com o seu negócio. E é justamente por conta desse novo processo de compra que o seu negócio deve ser o seu próprio meio de comunicação, promovendo a sua notoriedade no setor.

Para isso, nada melhor que um blog corporativo. É através do blog que você irá se comunicar com o seu público-alvo, descobrir seus interesses e oferecer informações “gratuitas”, criando um relacionamento mais próximo para executar a venda através de um simples clique.

Além de se firmar como autoridade no tema do seu setor, você se diferencia de seus concorrentes atraindo tráfego qualificado para o seu site, participa da jornada de compra do seu cliente e inspira confiança para ser escolhido no momento da compra.

Torne a seção de (FAQ) mais criativa.

Saber quais são as dúvidas e perguntas mais frequentes do seu público é fundamental para tornar a sua marca muito mais participativa no processo de compra. Sabendo disso, por que não oferecer essas perguntas e respostas, de forma ordenada, nítida e direta, mas também com originalidade e criatividade? As páginas de FAQ (perguntas mais frequentes) são essenciais para o comércio eletrônico, pois lidam com questionamentos recorrentes dos consumidores e os orientam de forma rápida e direta.

Transformar a página de dúvidas do seu site em um ambiente descontraído pode ajudar a engajar seus clientes, expor seus conhecimentos e criar uma experiência única. Porém, é importante que a página esteja alinhada com a personalidade da marca e com o tom de voz utilizado pela empresa na comunicação com o público.

Essas páginas também podem influenciar consideravelmente na classificação do site nos mecanismos de busca, já que são um ótimo local para adicionar links de conteúdos interno e promover palavras-chave bem definidas. Leia mais sobre conteúdo para atender melhor e fidelizar clientes no ebook:

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Crie vídeos de “como fazer”

Criar e disponibilizar vídeos ensinando como fazer algo é uma prática simples e impactante para engajar o público consumidor com a sua marca, especialmente se a sua estratégia envolve a segmentação de nicho de mercado.

Os vídeos podem tratar de assuntos relacionados ao universo do seu consumidor e utilizar o produto que a sua loja virtual comercializa. Assim, os clientes poderão aprender mais sobre a usabilidade do seu produto e ter mais segurança  no momento da compra.

Se você atua no segmento de beleza, por exemplo, por que não ensinar seu público-alvo a se maquiar para uma festa, para um casamento ou até mesmo para o dia a dia? Assim, é possível fazê-lo enxergar o resultado final dos seus produtos de forma prática, humanizando a interação nesse processo.

Você já utiliza alguma dessas dicas em seu negócio? Compartilhe com a gente os seus resultados nos comentários abaixo.

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