
Toda empresa precisa de conteúdo. Ele permite que a marca da organização se destaque em meio a tantas opções e diversidade na web. Mas para deixar esse conteúdo poderoso, é necessária uma boa equipe. Segundo o CMI, a demanda por redatores cresceu em torno de 320%. Porém, um conteúdo não depende apenas de redatores. Além deles também precisamos de um editor ou ainda de um content manager.
Muitas empresas, contudo, se perdem na hora da contratação desses profissionais e ficam em dúvida sobre suas atribuições, como negociar, qual o valor médio pago e quais as qualidades a serem buscadas a fim de tornar seu fluxo de produção realmente eficiente.
O marketing de conteúdo é um conceito novo para muitas empresas e é natural não saber como realizar sua primeira negociação com esses profissionais. Pensando nisso, a Contentools decidiu dar algumas dicas sobre como negociar com um profissional de conteúdo. Vamos lá?
O que é um profissional de conteúdo?
Com o advento do Inbound Marketing, novas demandas foram surgindo e consequentemente novas oportunidades de carreira na internet também. O conteúdo tornou-se rei. E com ele, surgiram as funções de criação, edição e gerenciamento de conteúdo – redator, editor e content manager, respectivamente.
Para quem utiliza a plataforma da Contentools, temos uma base de dados com os mais diversos redatores especialistas, editores que dominam SEO, gramática e ortografia, e content managers, que cuidam para que tudo isso esteja sendo atendido e para que o calendário editorial e a estratégia da empresa sejam respeitados. Esses são os profissionais de conteúdo que podem fazer o seu blog alavancar.
Qualidades que um profissional de conteúdo deve ter
Obviamente você, como empresa, tem qualidades em mente na hora de contratar um profissional para sua equipe, não é mesmo? Com os profissionais de conteúdo não é diferente. Você terá a seu dispor suas biografias e experiência de trabalho e poderá agendar uma call para conversar mais a respeito do que você precisa e do que ele pode oferecer. Contudo, você deve prestar atenção em algumas características profissionais, como as seguintes:
- Marketing: Você vai querer um profissional que tenha experiência com marketing e que possa criar um conteúdo que irá alavancar sua estratégia e vender suas produções e serviços através do conteúdo, alimentando seu blog e ajudando a criar uma marca respeitável. O profissional precisa compreender quem é o seu público-alvo, que tipo de conteúdo é interessante para ele e atender suas necessidades e interesses. Por esse motivo, redatores e editores om experiência no seu ramo de negócio são os mais indicados.
- SEO: A otimização de um texto vale ouro. Você quer que seus textos incorporem as palavras-chave de maneira criativa para ajudar a classificação do seu site nos principais motores de busca. Por isso, os profissionais de conteúdo precisam compreender as regras de otimização do Google e trabalhar dentro dos parâmetros para criar conteúdos memoráveis que irão afetar o SEO do seu site de maneira positiva, fazendo-o economizar tempo e dinheiro. O redator precisa compreender essa necessidade, e o editor e o content manager precisam garantir que sua estratégia está sendo atingida.
- Publishing: Você precisa de profissionais que tenham experiência com escrita web para criar conteúdos que envolvam o leitor. Tanto o editor como o content manager também precisam ter experiência com escrita web e não apenas com revisão gramatical e ortográfica. O seu blog precisa ser um recurso de qualidade quando se trata de conteúdo, contendo informações úteis.
Qualificações do profissional de conteúdo
Por serem profissões relativamente novas, é possível que você não esteja familiarizado com as funções dos profissionais de conteúdo. Por isso, separamos um tópico para abordar um pouco as qualificações necessárias de cada um:
Redator
- Experiência de pelo menos 6 meses com produção de conteúdo
- Certificações de Marketing Digital (como a de especialista em Inbound Marketing da Hubspot)
- Especialização em Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing
- Domínio de inglês e/ou espanhol
- Domínio do assunto a ser abordado nos conteúdos
Editor
- Experiência de pelo menos 1 ano com produção e edição de conteúdo
- Certificações de Marketing Digital (como a de especialista em Inbound Marketing da Hubspot)
- Especialização em Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing
- Habilidades como boa comunicação
- Domínio de inglês e/ou espanhol
- Conhecimento de plataformas e ferramentas de publishing
Content Manager
- Experiência de pelo menos 2 anos com produção, edição e gestão de conteúdo
- Certificações de Marketing Digital (como a de especialista em Inbound Marketing da Hubspot)
- Especialização em Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing
- Certificações ou conhecimentos em Métricas (Google Adwords, Facebook Ads, etc.)
- Experiência com gerência de projetos (planner)
- Habilidades como boa comunicação e liderança (no caso de gerir uma equipe)
- Noções básicas de design
- Domínio de inglês e/ou espanhol
- Conhecimento de plataformas e ferramentas de publishing
- Habilidade para confecção de relatórios periódicos relativos à performance do conteúdo
O que influencia no valor do conteúdo
Alguns fatores influenciam no valor que será cobrado pelo conteúdo, o que pontuamos são exemplos e devem ser negociados entre o profissional e a empresa. São eles:
1. Tipos de conteúdo que irá produzir (whitepaper, e-book, blog post, social post, etc.): Cada tipo de conteúdo é precificado de maneira diferente.
2. Tamanho, em número de palavras, dos conteúdos (exemplo: Blog post – 700 palavras): Dependendo do tamanho do conteúdo, o preço poderá variar.
3. Nível técnico necessário para produção do material: O valor do conteúdo é estipulado por categorias – assuntos – e também pelo nível do redator, editor e content manager. Quanto mais especialista for o profissional, maior poderá ser o valor.
4. Quantidade mensal de produção: Obviamente, quanto maior a produção, maior será o montante principal pago. Contudo, os profissionais de conteúdo tendem a cobrar um valor por peça menor caso seja fechado um pacote de produção mensal.
5. Tempo médio de produção dos conteúdos: É importante destacar que caso você queira que o conteúdo fique pronto em menos tempo, isso pode influenciar no valor da produção (no caso, estamos nos referindo à produção por parte dos redatores).
Recomendações na hora de contratar um profissional de conteúdo
Na Contentools, temos um manual a ser levado em consideração, com algumas recomendações para a hora de contratar um profissional de conteúdo.
A escolha do profissional de conteúdo
Na Plataforma da Contentools é possível encontrar perfis de profissionais a partir das categorias de produção, idiomas, funções e formato que produzem. Recomendamos que a procura dos profissionais seja principalmente realizada por meio das categorias de produção.
Por isso, leia um pouco de sua biografia e um exemplo de produção que ele já tenha feito. E claro, se precisar de ajuda, conte conosco!
A seleção do profissional de conteúdo
O convite para o redator, editor ou content manager é realizado por meio da plataforma go.contentools.com. Basta você entrar em “Time”, “Encontrar profissionais” e abrir o perfil do profissional que você deseja selecionar.
A participação do profissional no projeto só será confirmada a partir da negociação de produção, prazos e valores, que deve acontecer por e-mail dentro de 48 horas após o convite. Durante essa negociação, é importante discutir os seguintes tópicos:
a) detalhes sobre a empresa e estratégia de conteúdo;
b) áreas de conhecimento do redator;
c) produção mensal esperada do redator;
d) tipos de conteúdo a serem trabalhados;
e) negociação de preços;
f) negociação de prazos;
g) possibilidade da emissão ou não de Notas Fiscais ou invoices.
A gestão de produção e pagamentos do profissional de conteúdo
Também é interessante que a comunicação com os outros profissionais da equipe tenha sempre o ponto de contato do editor/content manager. Eles auxiliam na centralização da comunicação entre cliente e time de produção.
Caso você opte por contratar um content manager, ele irá auxiliar com a gestão de produção e com um relatório financeiro sobre os pagamentos dos membros presentes no time.
Além disso, você deve levar em consideração os seguintes aspectos:
- Caso o volume mensal prometido ao redator não venha a se concretizar, é necessário renegociar os valores da produção com os profissionais de conteúdo.
- Sugerimos que os pagamentos aos profissionais sejam realizados mensalmente ou quinzenalmente.
- Recomendamos que os prazos combinados sejam mantidos durante o decorrer de toda a produção: os profissionais de conteúdo trabalham de acordo com uma expectativa mensal de volume de trabalho e pagamentos.
- Em caso de inadimplência com a Comunidade Contentools, o cliente terá seu acesso à plataforma bloqueado.
- Em caso de demissão de um profissional Contentools, prévio ao desligamento do profissional do projeto, o pagamento do total dos conteúdos aprovados e em espera de aprovação precisa ser realizado.
Você tem alguma dúvida que não foi respondida aqui? Deixe seu comentário abaixo ou entre em contato!