Já foi o tempo em que a publicidade tinha uma segmentação muito limitada ou quase nula, em que as interferências ao público eram consideradas normais, aceitáveis e o budget para realizá-las era tão alto que apenas grandes marcas conseguiam aparecer, por exemplo, na televisão.

Felizmente, esta realidade mudou. A internet proporciona oportunidades iguais a todos que têm acesso e permite que, com um orçamento acessível, seja possível segmentar extremamente uma audiência, focar esforços em quem realmente agrega valor à sua empresa e, por fim, alcançar a audiência certa. E é exatamente por isso que conhecer bem o seu público-alvo tornou-se tão importante.

Para aproveitar bem este novo momento do mercado, recomendamos que antes de investir seu tempo ou recursos em alguma ferramenta, conheça bem seu público-alvo. Uma das formas é criar a persona: um personagem figurativo que ilustra quem é o cliente ideal da sua empresa e as principais características dele (emocionais, profissionais, pessoais).

Conhecer as necessidades, hábitos, interesses e objetivos desta persona ajuda a alinhar sua estratégia de Marketing de Conteúdo, alcançando seus objetivos de forma mais clara e objetiva. Para ajudar neste processo, listamos abaixo algumas ferramentas que podem auxiliar e guiar a elaboração da persona de sua empresa.

1)  Google Consumer Survey  (Pesquisa de Opinião/Consumo do Google)

Google Consumer Survey

Esta é uma das melhores ferramentas disponíveis online para realizar pesquisas, principalmente em se tratando da construção da persona. Ele troca a resposta de perguntas pelo acesso exclusivo a certos tipos de conteúdo.

Esta é uma vantagem não só para quem responde como para quem realiza a pesquisa. Afinal, ao fazer a pergunta certa você não só obtém a resposta, mas pode também adquirir um potencial lead.

A ferramenta do Google libera para os usuários (grandes, pequenas e médias empresas) a possibilidade de montar uma pesquisa customizada online rapidamente e descobrir feedbacks do mercado através de relatórios, gráficos e análises estatísticas das respostas colhidas. É uma forma de buscar entender melhor os comportamentos, motivações, crenças e hábitos de pessoas reais que representam o seu público-alvo.

 2) Quora

Quora é uma rede social que se intitula como “a melhor fonte de conhecimento e de recursos para alguém que queira saber sobre alguma questão”. Basicamente, ela permite que seus usuários façam e respondam perguntas sobre mais de 250 mil tópicos diferentes.

As perguntas e respostas encontradas nesta rede tornam-se uma ótima ferramenta de pesquisa para melhor entender um público em específico. Ela mostra diferentes pontos de vistas, provém dados, fornece um conhecimento maior e mais profundo a cerca de determinado assunto e, ocasionalmente, gera insights importantíssimos sobre a sua persona.

3) Mechanical Turk da Amazon

Esta ferramenta se intitula como um MarketPlace de trabalho. Em outras palavras, ela conecta empresas com uma base de pessoas fornecendo força de trabalho sob demanda.

O mechanical turk, entretanto, pode ser utilizado para outros fins que não tarefas de baixo nível de complexidade. Através de suas features disponíveis, como ferramentas de feedback e serviços de monitoramento, pode surgir uma maior compreensão de como seus usuários se comportam dentro de seu site, através do mapa de calor, por exemplo. Ou, ainda, como instrumento para melhor entender como as pessoas que utilizam o seu site e se comportam em determinadas tarefas.

Há muitas outras formas consagradas de pesquisar e levantar informações sobre seus clientes para montar uma persona. Seja sua escolha por pesquisas qualitativas, conversas informais ou ferramentas online, o importante é querer compreender melhor as motivações as pessoas que se relacionam com sua empresa e o universo de interesse delas. É nesse ponto que o seu conteúdo vai poder atuar com grande potencial de resultado.

E você, conhece outras ferramentas que ajudam a identificar o público-alvo e a criar personas? Deixe sua contribuição nos comentários! Para conhecer mais sobre como estruturar suas personas conheça nosso ebook:

buyer-persona


Previous ArticleNext Article

This post has 3 Comments

3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.