Já não é segredo para ninguém que fazer marketing de conteúdo exige tempo, esforço e dedicação. No início, você elaborou sua estratégia de marketing de conteúdo, alinhou aos objetivos de negócio da sua empresa e agora sabe que chegou a hora de otimizá-la. Entretanto, as tarefas relacionadas à otimização de sua estratégia de conteúdo são diversas e além disso, você possui muitas outras funções – que não estão relacionadas só ao conteúdo, não é mesmo? Às vezes, simplesmente parece que o dia precisa ter muito mais do que 24 horas para que você dê conta de tudo e consiga investir o tempo necessário para que o seu marketing de conteúdo seja eficaz.

Entretanto, não é necessário se desesperar. No post de hoje, vamos mostrar que é possível gerenciar sua estratégia de conteúdo com 30 minutos diários.

Qual o segredo para gerenciar sua estratégia de conteúdo com 30 minutos diários?

A verdade é que, no melhor dos mundos, você poderia passar horas gerindo sua estratégia de conteúdo todos os dias ou teria um especialista para cuidar só disso – se o seu budget permitisse. Mas só porque você não tem nem o tempo ou o dinheiro, não significa que você precisa desistir.

O que você precisa é apostar na automação do marketing de conteúdo. As ferramentas certas darão a você o suporte necessário para fazer mais rápido e melhor tudo o que você fazia manualmente.

Os melhores resultados não são definidos pela quantidade, e sim por uma iniciativa assertiva. Sendo assim, se você for capaz de utilizar 30 minutos do seu dia para investir em sua estratégia de conteúdo, é possível, sim, conseguir um impacto significativo nos resultados.

Em nosso post 10 motivos para você começar a utilizar a tecnologia a favor da sua estratégia de content marketing mostramos por que utilizar a automação; agora, mostraremos como a plataforma Contentools contempla todos esses motivos. Quer ver como? Então, continue acompanhando o post!

10 motivos para você utilizar a tecnologia em sua estratégia de content marketing (e como a plataforma Contentools se encaixa em cada um deles)

1. Escalar o processo de marketing de conteúdo

A nossa plataforma permite que você escale sua produção, pois os conteúdos podem ser programados com meses de antecedência (tanto a produção como a publicação). Além disso, as permissões são pré-estabelecidas, de maneira que a equipe de criação desempenha o seu papel sem que o gestor precise fazer cobranças manuais.

2. Manter frequência e constância de publicações

Como as publicações estão programadas, é muito mais fácil manter a frequência e a constância. Além disso, você consegue ter uma equipe assertiva, que sabe qual o papel a desempenhar – redator, editor, content manager, designer, etc. – e os prazos são automaticamente estabelecidos e personalizados conforme sua necessidade. Assim, se um conteúdo está atrasado, você recebe um aviso imediatamente e pode rever a situação!

content-marketing-platform-calendar

3. Garantir a promoção do conteúdo

Com a integração da Plataforma ao WordPress e às mídias sociais, a promoção do conteúdo fica garantida e ocorre conforme a hora programada, sem necessidade de dispender um tempo – precioso! – para isso. Você tem a tranquilidade de saber que a publicação irá ocorrer automaticamente, conforme o conteúdo for aprovado.

content-marketing-platform-integrations

4. Manter um padrão de qualidade

Ao ter um calendário editorial, prazos e papeis estabelecidos, fica mais fácil manter um controle de qualidade dos conteúdos, e o padrão é mantido. Você consegue observar as diversas versões do conteúdo e verificar se os ajustes solicitados foram realizados.

5. Precisão da estratégia baseada no funil de vendas

Na plataforma, é possível visualizar toda a estratégia do cliente, desde a buyer persona até as dores e desafios de cada estágio do funil e suas palavras-chave. Há também espaço para criação de pautas assertivas, em que você indica qual a persona e o estágio do funil, tendo precisão em sua estratégia e conteúdos alinhados.

6. Manter uma equipe enxuta

Quando há automação, não há necessidade de manter uma grande equipe, pois as atividades operacionais não demandam mais tantos recursos humanos. Você pode utilizar a mesma equipe para realizar muito mais atividades ou manter uma equipe mais enxuta, com responsabilidades transparentes.

7. Gerenciar diversos canais ou contas

Para as agências, a Plataforma possibilita o gerenciamento de mais de uma conta. Ou, se você é uma empresa e deseja contas diferentes para diferentes produtos, também é possível. Você pode personalizar da maneira que fique mais fácil gerenciar seus canais de comunicação.

8. Estratégia documentada e centralizada

Conforme mencionamos, há um espaço especial para a estratégia e é possível anexar toda a documentação da estratégia de conteúdo ali, tendo tudo centralizado e na nuvem, sem a possibilidade de perder informações importantes ou deixar de acrescentar algo crucial para o briefing.

content-marketing-platform-personas

9. Monitoramento mais assertivo

Com uma visão global do calendário editorial, você percebe se as produções estão seguindo seu curso ou é preciso fazer uma intervenção, com um monitoramento mais assertivo. Além disso, na aba de produção, é possível visualizar com quem se encontra determinado conteúdo e agilizar o fluxo de trabalho.

10. Aumentar vendas

A plataforma também ajuda no objetivo que é comum a todos: aumentar as vendas, pois com ela é possível fazer uma nutrição de leads mais assertiva e aumentar o ticket de leads gerados por ações de marketing, já que você consegue acompanhar os resultados mais de perto, além de produzir conteúdos certos para cada estágio do funil, educando o lead e levando-o para o próximo estágio. Quando sua estratégia de conteúdo é eficiente, ela gera conteúdo adequado e que prepara a venda, o que acaba gerando tickets médios maiores quando chega a decisão da compra.

Como gerir sua estratégia de conteúdo com 30 minutos diários?

Ok, você já entendeu que a Plataforma da Contentools é capaz de auxiliar em todos os desafios e que ela automatiza os processos, facilitando tarefas que antes, realizadas manualmente, levavam o que parecia uma eternidade, comprometendo seus recursos humanos e financeiros. Mas como gerir sua estratégia de conteúdo com 30 minutos diários?

Mostraremos agora a importância de seguir um certo passo a passo para utilizar a Plataforma da Contentools com eficiência empregando apenas 30 minutos do seu dia:

10 minutos – Escrita do blog post

É claro que você não leva 10 minutos para escrever um post. O que você precisa fazer aqui é descobrir quantos blocos de 10 minutos você precisa para produzir um post inteiro e então calcular quantos dias são necessários. Digamos que você leve 60 minutos para escrever um post inteiro de 1000 palavras, então você sabe que levará 6 dias para concluí-lo e conseguirá fazer um planejamento assertivo do mês. Ou seja, em um mês você é capaz de escrever 4 posts utilizando apenas 10 minutos diários e tendo um dia da semana de folga.

Para isso, contudo, é essencial que você tenha um processo esquematizado. Tanto o processo de escrita, como o processo de produção como um todo, conforme comentamos nos itens anteriores.

Uma ótima dica é utilizar a técnica do Pomodoro, em que você utiliza um timer para cronometrar suas atividades. Normalmente, o timer fica acertado para 25 minutos com 5 minutos de pausa. Neste caso, você o coloca para despertar em 10 minutos; quando despertar, você sabe que o tempo para escrever terminou. Procure utilizar o primeiro dia para criar um esboço e lembre-se de se desligar de distrações, como redes sociais, por exemplo.

5 minutos – Mídias Sociais

As mídias sociais são muito importantes para você causar um grande impacto com marketing de conteúdo. Você precisa estar presente e, para isso, a atualização das mídias sociais é fundamental.

Tire esse tempo para responder as mensagens dos seus seguidores e engajar-se com eles.

Além disso, também use esse tempo para fazer alguns pequenos posts e programá-los para que sejam publicados ao longo do dia.

5 minutos – Pesquise!

Não existe conteúdo rico sem pesquisa, por isso aproveite 5 minutos do seu dia para estudar um pouco. Veja as tendências e as novidades do mercado. E porque não estudar um pouco sobre Marketing de Conteúdo acompanhando nosso blog?

Configure seu feed de notícias para que você já tenha suas fontes de conteúdo prontas para ler diariamente. Também se inscreva em newsletters relevantes para que você leia o que especialistas estão falando sobre assuntos do seu interesse.

10 minutos – Nutrição de leads

Nada como um atendimento personalizado para encantar seus clientes. A presença nas mídias sociais é fundamental, mas aquele tempo individualizado é muito importante. Por isso, tire 10 minutos para trabalhar na nutrição dos seus leads.

Para isso, aproveite para segmentar suas listas tanto de e-mails, como do Twitter, por exemplo.

Vá ao LinkedIn e procure por especialistas com quem você pode fazer networking e influenciadores para criar estratégias de conteúdo co-marketing.

Esse é o momento de pensar em novas maneiras de segmentação e engajamento.

Como gerir a sua estratégia de conteúdo com 30 minutos diários sem automação de marketing?

A resposta é: não é possível. O tempo que você leva para cada atividade, de forma manual, é muito maior do que apenas 30 minutos. Sendo assim, no melhor dos mundos, você levaria pelo menos 30 minutos para cada atividade e não conseguiria realizar mais de uma por dia, comprometendo sua produção e resultados.

O marketing de conteúdo depende de um fluxo de trabalho constante e organizado, em que cada um sabe o seu papel e o desempenha conforme o cronograma, sem a necessidade de envio de e-mails para cobranças ou versões de documentos. Além disso, o tempo de fazer uma publicação manual em cada plataforma em que sua empresa está presente também não é algo ao qual você pode se dar ao luxo. Atividades operacionais não devem ser feitas de forma manual, pois isso é desperdício de tempo e recursos.

A Contentools é uma plataforma SaaS (software as a service) em que é possível controlar todo a produção de conteúdo através de um único ambiente, baseado em computação na nuvem. A ferramenta o auxilia a:

  • organizar a estratégia;
  • gerenciar ideias e pautas;
  • controlar a produção e publicação;
  • gerenciar a equipe e analisar os resultados.

Dessa maneira, é possível gerir e acompanhar todo o processo de produção através de um cronograma pré-estabelecido (com permissões para cada membro da equipe), otimizar os fluxos de trabalho de cada formato de conteúdo, realizar a integração com o blog e as mídias sociais e acompanhar os resultados a partir de métricas parametrizadas anteriormente. Assim, você não tem apenas uma produção de qualidade e constante, mas também consegue acompanhar os resultados dos conteúdos produzidos e publicados, tendo um marketing de conteúdo eficaz.

Quer saber como nossa plataforma pode auxiliar no gerenciamento diário da sua estratégia de conteúdo? Entre em contato com um de nossos especialistas e solicite uma demonstração da plataforma Contentools!

Previous ArticleNext Article

This post has 1 Comment

1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.