A Contentools agora é GrowthHackers Workflow.
Veja mais: https://growthhackers.com/workflow

Growth Hackers

Congressos, conferências e demais eventos de networking são minas de ouro pouco exploradas. As apresentações, em geral, são grandes fontes de conhecimento, porém as oportunidades de conhecer novas pessoas, trocar experiências e fazer negócios são o que tornam estes eventos realmente valiosos. Esqueça os lanches do coffee break e as sacolinhas cheias de flyers que estão em todos os eventos. Abaixo você confere 5 dicas para tirar o maior proveito destes momentos e transformar seu investimento em resultados.

1- Prepare-se para o evento

Existe uma reflexão militar que diz: “a maioria das batalhas são ganhas antes do primeiro tiro ser disparado”. O exército que determina onde, quando e como será a luta geralmente ganha com grande vantagem. O mesmo vale para congressos. Saber quais os assuntos que serão abordados, quem são os palestrantes que se apresentarão, como funcionará o evento e conhecer informações da cidade deixará você em grande vantagem. Estas informações serão fontes inesgotáveis de assuntos para serem conversados com qualquer pessoa do evento.

2- Conheça seus “alvos”

Que tal se aproximar dos seus potenciais clientes? Ou parceiros? Ou ídolos? Hoje é fácil saber quem comparecerá nestes eventos, bastando uma simples busca nas mídias sociais. Os eventos de Facebook são bons canais para verificar se aquela pessoa ou empresa de quem você deseja se aproximar estarão presentes. Faça uma lista de pessoas com quem você gostaria de conversar ou que gostaria de conhecer. Pesquise sobre elas, procure conhecer tanto suas experiências profissionais quanto seus interesses pessoais. E mais importante: saiba como você ou sua empresa podem ajudá-los.

3- Não perca tempo durante os coffee breaks

O coffee break é o momento em que as coisas acontecem. Veja como tirar proveito dessa situação:

  • Posicione-se no lugar certo, seja próximo da mesa de comida, seja no bar ou na recepção
  • Verifique onde a maioria das pessoas se reúnem ou circulam e finque sua bandeira ali
  • Procure não passar a maior parte do tempo com pessoas que você vê diariamente
  • Não subestime a importância de se vestir bem e aumentar suas chances de ser notado
  • Faça esforços: você não terá uma segunda chance para causar uma boa primeira impressão.

4- Não seja envergonhado (e seja legal)

Quem nunca teve dificuldade em puxar papo com um desconhecido que atire a primeira pedra! Nem sempre é fácil interagir com pessoas que não conhecemos, mas o esforço vale a pena. Caso você tenha feito o dever de casa das dicas 1 e 2, ficará fácil iniciar a conversa sobre algum dos assuntos levantados. Falar de coisas que interessem a outra pessoa, ser um bom ouvinte, incentivá-la a falar sobre ela mesma e respeitar suas opiniões são formas de demonstrar simpatia e chamar sua atenção. Para mais dicas sobre o assunto, vale a pena ler o clássico livro de Dale Carnegie, “Como fazer amigos e influenciar pessoas”. E nunca se esqueça de sorrir. 😀

5- Follow Up, Follow Up, Follow Up

Fazer-se presente é vital para todo início de relacionamento (profissional ou não). Portanto, é muito importante fazer um acompanhamento após a troca de cartões. Caso contrário, seu cartão será jogado a uma pilha com outros tantos esquecidos.

Envie um e-mail a cada pessoa que conheceu agradecendo ou lembrando de sua conversa. Procure mencionar assuntos que vocês conversaram ou acontecimentos que ocorreram enquanto estavam no evento. Se possível, não perca a chance de apreciar honestamente quem você conheceu. Caso haja a possibilidade de fazer negócios, sugira um novo encontro. Assim, a oportunidade criada não vai ficar esquecida na gaveta.

Lembre-se de ter foco. Defina metas de pessoas para conhecer ou oportunidades de negócios a serem geradas e corra atrás disso. Não espere pelo acaso. Afinal como já dizia Thomas Jefferson: “quanto mais eu trabalho, mais sorte eu pareço ter”.

Tem mais dicas de como gerar mais resultados em eventos? Deixe seu comentário abaixo! E aproveite para conhecer nosso post Estatísticas comprovam: Marketing de conteúdo gera resultados e entenda como a Contentools pode te ajudar, em caso de dúvida entre em contato com a nossa equipe!

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.