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webinar

Você já ouviu falar ou participou de algum webinar ou hangout? Provavelmente sim! O webinar é um tipo de seminário online ou webconferência de uma via, ou seja, enquanto o palestrante convidado apresenta um conteúdo online e ao vivo, os espectadores assistem e interagem entre si, podendo também fazer perguntas ao palestrante.

A palavra webinar vem da junção de web-based + seminar e significa, em português, seminário baseado em rede.

Atualmente, a facilidade de acesso à internet permite que  os webinars sejam feitos de qualquer lugar e transmitidos para muitas pessoas, sem a necessidade do aluguel de um espaço ou da locomoção de pessoas até determinado local, como em palestras. Isso é uma solução para empresas que possuem um orçamento limitado para esse tipo de ação, pois não são gerados gastos com local, som, apresentação, locomoção, entre outros.

A transmissão de webinars também facilita a vida do telespectador, pois este não precisa sair de sua casa ou do seu local de trabalho para ter acesso ao conteúdo.

Por que fazer um webinar?

O webinar é um dos tipos de materiais ricos mais populares no marketing de conteúdo. Com ele você consegue transformar suas ideias em eventos e cria um vínculo único com seus leitores. Além disso, você poderá alavancar sua estratégia digital e entregar um material de qualidade para gerar engajamento e tornar sua empresa referência em determinados assuntos.

Como citado anteriormente, também é possível vencer as barreiras geográficas, distribuindo seu conteúdo de forma prática, rápida e interativa.

Passo a passo para estruturar um bom webinar

Defina o tema: qual o tema do webinar? É interessante estudar quais as necessidades da sua empresa ou dos seus prospects, para então oferecer um tema que desperte atenção.

Escolha o apresentador: você pode escolher alguém da sua própria empresa que domine bem determinado assunto ou convidar uma pessoa de fora.

Escolha a data e horário: defina o melhor dia e horário, levando em consideração todo o ambiente externo. Verifique, por exemplo, se haverá algum evento importante na mesma data e horário de seu evento, se será feriado e se o palestrante poderá comparecer na data e horário. Programe-se para qualquer imprevisto, principalmente ao fazer uma transmissão ao vivo.

Divulgue o webinar: nesta etapa, levamos em consideração todo o processo de planejamento estratégico e divulgação. Para isso:

  • Crie uma landing page para divulgar as informações do webinar e cadastre os participantes – uma ótima oportunidade para aumentar sua base de leads;
  • Crie call-to-actions no seu site/blog para enviar as pessoas para a landing page;
  • Dispare e-mails, tanto para a nova base, como para uma já existente que sua empresa possua, convidando-os para o evento. Você também deverá enviar e-mails de lembrete próximo à data do webinar e no dia da transmissão;
  • Divulgue nas redes sociais. É importante não só promover de forma orgânica como também, se possível, criar alguns anúncios pagos no Google Adwords ou Facebook Ads.

Crie um roteiro e monte a apresentação: é importante ter um material visual pronto e deixá-lo disponível facilmente na hora da apresentação. Além disso, defina previamente os tópicos para usar como guia e não se esquecer de nenhum assunto.

Acompanhe as inscrições: durante todo o processo você deverá monitorar sua base de leads convertidos e analisar se é necessário criar alguma ação de reforço para divulgação.

Como se preparar para a transmissão

No dia do seu webinar, é preciso verificar com antecedência se tudo está em ordem. Você deve encontrar um lugar agradável e sem barulho, onde não haja nenhuma interferência externa. Lembre-se de ter tudo o que precisa ao seu alcance para não precisar interromper a transmissão.

Dê atenção também aos detalhes técnicos: confira se a iluminação do local é agradável e se a conexão à internet está funcionando bem. Pelo menos uma hora antes, envie o link para o webinar.

Por fim, certifique-se de iniciar o webinar na hora marcada. Pontualidade é fundamental!

Não se esqueça de interagir com os participantes, separar um tempo para responder dúvidas e esteja sempre atento aos comentários!

O que fazer após finalizar o webinar?

Atualize a landing page: você pode continuar gerando leads ao fornecer o material gravado para as pessoas que não puderam acompanhar o webinar ao vivo.

Envie o material aos participantes: envie o material apresentado e também o link do conteúdo gravado para o e-mail de todos os participantes.

Faça pesquisa de qualidade: que tal ouvir a opinião dos participantes sobre o conteúdo que você ofereceu? Você pode aproveitar o mesmo e-mail de envio dos materiais para enviar sua pesquisa de sugestões e qualidade.

E você? Já apresentou ou participou de um webinar? Compartilhe a sua experiência conosco.

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