Você já sabe que seu blog é uma ferramenta de marketing digital poderosa, mas como encontro tempo para escrever posts?

Uma pergunta que deveria ser feita antes dessa é eu gosto de escrever posts? Se a resposta for negativa, o melhor a fazer é passar essa tarefa para quem gosta dela. Mas se você curte, vale a pena saber como tornar mais ágil o processo de atualizar seu blog.

Claro que não é todo e qualquer post que poderá ser escrito em duas horas. Alguns (aqueles sobre assuntos que você não domina 100%, por exemplo) vão sempre levar mais tempo. E vale a pena escrever sobre algo em que você não expert? Nossa opinião é… Claro! Escrever posts é uma ótima forma de saber mais sobre seu segmento também. Afinal, ao pesquisar sobre o tema para passar esse conhecimento adiante, você sempre aprende um detalhe aqui e outro ali.

Alguns posts desse blog são escritos em quatro, cinco horas. Exagero? Se fosse todo post, seria. Mas sabemos que escrevemos posts de complexidade média em bem menos tempo. Chegamos muitas vezes a escrever de mil a duas mil palavras com conteúdo de qualidade em menos de duas horas.

Resolvemos então compartilhar essa fórmula.

Escreva sobre o que move você

Blogar pode ser uma tarefa difícil, mas não tanto quando você é apaixonado pelo assunto sobre o qual escreve. Então, antes de tudo, escolha um tema que considere apaixonante!

E, como já falamos, como o objetivo é escrever um post rápido, nesse caso escolha um tema que você domine. Isso mesmo, aquele assunto que você gosta tanto que mal consegue parar de ler e aprender a respeito.

Crie uma lista

Agora que você já escolheu o tema geral, crie uma lista de hot topics. O que as pessoas estão buscando? Quais as principais dúvidas dos seus leitores ou clientes? Vale conversar com seus colegas que saem mais a campo e mantêm relação direta com os clientes, pesquisar no Twitter, Facebook ou Google Trends.

Grandes blogs internacionais podem também servir de inspiração. Dê uma olhada no Tumblr e no Technorati. O importante é que o tema do post tenha apelo e que desperte a atenção dos leitores. Esse processo leva cerca de 15 minutos – mas muito cuidado para não se perder no caminho, serão muitas as distrações!

Faça um brainstorm de títulos

Claro que apenas ter o assunto de interesse não é garantia. A concorrência por atenção na web hoje é cada vez maior. Um bom título salta aos olhos e pode fazer toda a diferença.

Por exemplo, esse post começou com o seguinte título:

Como elaborar um post para seu blog em duas horas

Essa era a sugestão que postamos na fanpage e que recebeu mais votos. Só depois fomos considerando possíveis títulos para esse post:

  • Como escrever um ótimo post em duas horas
  • Como escrever um post rápido em sete passos
  • 7 passos para escrever um post em duas horas ou menos
  • Um jeito simples de escrever posts de qualidade em menos de duas horas
  • Como escrever posts de qualidade em 2 horas

Como você pode ver, modificamos o título até achar uma variação que nos agradasse e decidimos pela última.

A escolha de um título não leva mais de 5 minutos. E nesse processo você pode chegar a 10 variações. Pense na que faria seu amigo clicar para ler.

Estruture o esqueleto do post

Antes de escrever, estabeleça a estrutura com os assuntos que o post irá trazer. Para isso, liste os pontos principais que você quer ter na introdução, no corpo do texto e na conclusão.

Depois essas estruturas podem virar intertítulos, o que foi o caso aqui:

  • Escreva sobre o que move você
  • Crie uma lista
  • Faça um brainstorm de títulos
  • Estruture o esqueleto do post
  • Ponha a mão na massa
  • Edite, revise e reescreva
  • Publique e compartilhe

Confira se esses intertítulos realmente descrevam os tópicos que você pretende abordar. Essa etapa também deve levar cerca de 10 minutos.

Ponha a mão na massa (ou melhor, no teclado)

Agora vem a etapa mais demorada, mas em muitos casos a mais fácil ( mais prazerosa, se você perguntar para os profissionais da comunidade da Contentools). Por uma hora, dê um pause no facebook e evite checar a caixa de emails. São 60 minutos para apenas escrever o que você quiser a respeito do assunto do post.

Não se preocupe em escrever com gramática e ortografia perfeitas agora, simplesmente escreva. Uma famosa técnica de escrita consiste em não parar de escrever por minutos a fio, mesmo que as frases por vezes fujam do tópico central. Se essa técnica der certo para você evitar o chamado “pavor da página em branco”, use e abuse dela. Aliás, é provável que esse pavor já esteja bem longe, uma vez que você já usou a página para escrever as opções de título e a estrutura central do post.

A chave muitas vezes é digitar o mais rápido possível, deixar as firulas de lado e não parar a cada erro de digitação. O mais importante: não fique se preocupando em parecer sofisticado e inteligente, em usar palavras grandes e rebuscadas. Um texto simples é sempre mais atraente para quem lê – e por vezes mais difícil de fazer, acredite. Então, descomplique!

Edite, revise e (se precisar) reescreva

Agora, sim. Você já terá o post no estado bruto e é hora de polir.

  1. Acrescente ou remova pontos e vírgulas: deixe as pausas para aqueles trechos que você quer enfatizar. E remova ao máximo dos trechos em que a leitura pode ser mais rápida.
  2. Busque mais dados: com algumas buscas no Google você é capaz de fortalecer seu argumento com dados que corroboram com seu ponto de vista. Encontre sites para construir uma rede de links que acrescentem ao que você escreveu. É uma forma de reforçar a credibilidade do seu texto.
  3. Melhore a fluência: se algum trecho está difícil de ler, as pessoas irão parar por ali. Vale ler em voz alta para conferir se seus posts têm mesmo leitura fácil e fluida. Se precisar, reescreva alguns trechos.
  4. Verifique a gramática e a ortografia: pode parecer um passo óbvio, mas é realmente muito importante. Erros de digitação, de concordância e acentuação podem comprometer a credibilidade do texto. E dependendo do caso levam o Google a derrubar a posição do seu site nas buscas. Portanto, atenção é mesmo necessária. Depois de mais de uma hora em cima do texto, nossos olhos se acostumam e fica difícil identificar os problemas. O melhor é descansar por cinco a dez minutos antes de fazer a revisão. Ou, melhor ainda, pedir que outra pessoa leia e corrija.

Essa etapa costuma levar cerca de 20 minutos.

Publique e compartilhe

Se você escreveu diretamente na plataforma em que irá publicar, ótimo! Se não, copie e cole no editor do blog. A maioria das plataformas tem um editor que já mostra o texto do jeito que ele vai aparecer no site. Então, a formatação deve permanecer quando você fizer essa operação de ctrl+C/ctrl+V.

Capriche também na escolha da imagem que irá acompanhar seu texto. Uma vez que o post for para o ar, é hora de compartilhar no Twitter e no Facebook.

Essa última etapa leva cerca de 10 minutos.

E pronto! Agora você tem um passo-a-passo de como fazer posts para seu blog de uma forma mais ágil.

Pode ser que no começo esse processo leve mais de duas horas, mas com o tempo e a prática você também começará a escrever dentro desse tempo previsto.

Conhece outras formas de acelerar esse processo? Conte pra gente!

 

*Conteúdo originalmente publicado em 13 de abril de 2013.
Previous ArticleNext Article

This post has 7 Comments

7
  1. Ótimas dicas.

    Deem uma olhada no quarto parágrafo: “…Alguns posts desse blog são escritos em quarto, cinco horas. Exagero? Se fosse todo post, seria. Mas sabemos que escrevemos posts de complexidade média em bem…”, está escrito “quarto” e não “quatro”.

    Um abraço e boa sorte.

  2. Cara você não tem noção de como me ajudou, estava já saturado de idéias e saber como atrair novos visitantes com artigos distintos, gostei das dicas, Deus abençoe para você continuar assim!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.