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Growth Hackers
produtores de conteúdo

Uma das melhores maneiras de aumentar a visibilidade da sua marca e conseguir leads é produzindo conteúdo consistente e relevante. Mas ter ideias, arrumar tempo para escrever e manter um plano de marketing de conteúdo ainda é um problema para muitas empresas.

A solução pode estar em contratar redatores para esse trabalho. Isso é, se você sabe como encontrar bons escritores, que produzam conteúdo de qualidade e consigam cumprir os prazos.

Onde encontrar escritores

Encontrar bons escritores, muitas vezes, é uma luta. Mas não por falta de oferta, pois há muitos escritores freelancers no mercado, que têm como trabalho principal criar conteúdo. Mas como encontrar os melhores?

Bons lugares para começar a procurar por redatores

  • Linkedin

Encontrar pessoas que você já sabe que escrevem ou que tenham boas indicações pode evitar uma contratação errada. O Linkedin permite que você faça uma busca em sua barra de pesquisa (localizada na parte superior da página) utilizando palavras chave como: escritor, redator, marketing, conteúdo, etc. Esta pesquisa mostrará rapidamente todas as pessoas conectadas a você que desempenham essas atividades e também aquelas que não estão em seu círculo.

Ao localizar essas pessoas, além de poder avaliar todo  o histórico profissional dela, no próprio perfil é possível olhar algumas de suas competências que são adicionadas por elas mesmas e avaliadas por demais pessoas, ou até mesmo adicionadas por outros usuários.

  • Em seu próprio ambiente de trabalho

Não é porque você não tem tempo que outras pessoas também não tenham. Sempre é válido perguntar na sua empresa se alguém gosta de escrever ou tenha facilidade e tempo disponível para isso.

Outra boa prática é incentivar a produção de conteúdo por áreas, onde a cada semana uma equipe diferente será responsável por entregar e desenvolver um texto.

No caso de empresas que trabalham com Inbound Marketing, é comum que todos os funcionários produzam algum tipo de conteúdo.

  • Sites de freelancers

Você pode procurar profissionais em plataformas online dedicadas exclusivamente ao mercado freelancer e de terceirização. Aqui estão cinco sites recomendados:

  1. 99 freelas;
  2. Workana;
  3. Freelancer;
  4. Nearjob;
  5. Prolancer.
  • Google

Pesquise profissionais no Google, apesar de ser um pouco mais trabalhoso, pois você não deverá considerar apenas as aparições na primeira página.

Ao receber uma indicação de profissional ou encontrá-lo em alguma plataforma de contratação, também é válido fazer uma rápida pesquisa no Google e analisar se os resultados são bons.

Fique atento ao não encontrar nenhum resultado sobre o profissional no Google, informações divergentes tratando-se de um mesmo profissional, nome falso ou aparições em sites que você não confia. É importante pedir uma foto do profissional caso não encontre em nenhuma busca.

  • Outras redes sociais

Mergulhe fundo na pesquisa nas redes sociais como Facebook, Google+, Twitter, Tumblr. Elas são uma poderosa ferramenta não só para encontrar profissionais como também para avaliá-los.

É possível, por exemplo, entrar em grupos no Facebook, que disponibilizam anúncios de vagas e profissionais procurando por trabalho.

Além disso, você pode pedir indicações na sua própria linha do tempo e gerar a oportunidade de alguns amigos indicarem profissionais conhecidos.

Como selecionar os melhores produtores de conteúdo

Para selecionar os melhores profissionais, é preciso estar atento a alguns pontos. Confira um check list de algumas coisas importantes que também avaliamos aqui na Contentools no processo de contratação dos nossos produtores de conteúdo:

1) Avaliar se o profissional tem uma certificação inbound e testar seus conhecimentos;

2) Avaliar se o profissional possui um portfólio e qual a qualidade do seu material;

3) Buscas referências. Aqui na Contentools o Linkedin é essencial não só no processo de avaliação, mas também na skill do profissional dentro da plataforma;

4) Verificar se o profissional possui um CNPJ (caso você precise de notas fiscais referentes ao serviço);

5) Avaliar a forma de trabalho do profissional (se, por exemplo, ele se encaixa em uma jornada freelancer ou se prefere ser CLT);

6) Avaliar a dedicação do profissional;

7) Analisar o comportamento do profissional (isso pode ser feito por entrevista online ou presencial);

8) Sempre alinhar um prazo para comunicação e entrega de testes (com isso é possível ter uma noção se o profissional é pontual em suas entregas e qual o seu real interesse em produzir para você);

9) Avaliar se o profissional possui conhecimento em SEO;

10) Analisar em quais assuntos o produtor de conteúdo é especializado (geralmente os melhores profissionais são especializados em determinados assuntos como: tecnologia, medicina, marketing, etc);

11) Avaliar a organização;

12) Solicitar testes de produção de conteúdo para ter certeza  de que o profissional se encaixa no perfil solicitado.

Seguindo todas essas dicas, você terá mais facilidade e segurança para encontrar um bom produtor de conteúdo para a sua empresa e a garantia de que os resultados serão satisfatórios.

Aqui na Contentools, também trabalhamos com a contratação de profissionais como redatores, editores, designers, gestores de conteúdo, entre outros. A avaliação desses profissionais é extremamente importante e rigorosa, pois queremos garantir que nossos clientes sempre tenham a melhor experiência possível em nossa plataforma.

A Plataforma da Contentools pode auxiliar sua empresa a encontrar os melhores profissionais de conteúdo. Entre em contato com um de nossos especialistas!

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  1. Estou começando um blog agora, hospedei com a Hostinger, gostei muito do serviço deles e me atendem super bem. Estava mesmo pensando em conteúdo para meu blog e seu artigo me ajudou muito! Muito obrigado!

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