
Todo processo de produção de conteúdo passa por algumas etapas básicas e, por isso, é importante identificar quais são as pessoas mais aptas para cada uma delas, porém, isso não quer dizer que você vai precisar ter uma pessoa específica para cada momento do conteúdo.
Eu, por exemplo, estou escrevendo esse conteúdo agora a partir de uma ideia que tive por causa de uma atividade que estou desenvolvendo. Porém, já estou pensando quem é a melhor pessoa para revisar o meu conteúdo e também vou pedir para o marketing avaliar e definir quando ele poderá ser publicado, de acordo com o calendário de publicações.
Sendo assim, já tenho ao menos três funções envolvidas com esse conteúdo, mas pode ser que a mesma pessoa que fará a revisão também irá definir quando o conteúdo será publicado, caso ela também cuide dessa parte do processo. Então aqui vamos falar de funções e não exatamente de pessoas diferentes para cada uma delas, ok? É comum que, na produção interna, exista uma pessoa “vestindo mais de um chapéu”.
Cada empresa terá uma especificidade e poderá definir como o processo funciona melhor para a sua estrutura. Mas vou dar algumas dicas para se ter mais eficiência no processo. Vamos lá!
Quais funções a empresa deve ter em um time de conteúdo?
As funções são os papéis de cada usuário dentro do projeto. Cada papel tem atuações diferentes no processo de produção, o que acarreta em tomar ações distintas e em momentos distintos. Logo, para definir quais são as funções é essencial que você também pense no melhor fluxo de produção para aquele tipo de conteúdo.
Pensando nos fluxos de cada material, vamos pensar em algumas funções chave para o time:
Função de administrador do projeto
Para um processo completo de produção de conteúdo precisamos pensar desde o começo, então é necessário criar uma estratégia de marketing de conteúdo eficiente para ter mais resultados e isso é função do administrador do projeto. As atividades dele são:
- Definir as personas que serão trabalhadas no projeto (você pode usar essa planilha para te auxiliar);
- Definir a jornada de compra das personas;
- Definir as problemáticas que devem ser trabalhadas (minha sugestão é pensar em quais são as principais objeções de compra da sua solução);
- Definir as palavras-chave que a empresa precisa ranquear;
- Criar o inventário de conteúdo da empresa;
- Validar canais e estratégias de distribuição dos conteúdos;
- Gerar relatórios para análise dos resultados.
Função de gestor de conteúdo do projeto
Gerencia o conteúdo do projeto. Além disso, várias outras atividades são de responsabilidade da pessoa que terá esse papel como:
- Disseminar muito bem a estratégia da empresa para todo o time de conteúdo;
- Recrutar e convidar novos membros para o time de conteúdo;
- Definir e orientar sobre as funções de cada membro do time de conteúdo;
- Treinar os membros do time em relação aos produtos e/ou serviços que a empresa oferece;
- Desligar pessoas que não estão desempenhando seu papel como esperado;
- Criar novas ideias para conteúdo;
- Aprovar e recusar ideias;
- Definir calendário editorial e de publicações;
- Revisar os conteúdos;
- Solicitar revisões aos produtores dos conteúdos de acordo com o briefing estabelecido inicialmente;
- Aprovar conteúdo;
- Direcionar o conteúdo para a pessoa mais adequada para aquele tema em foco no conteúdo.
- Otimizar o conteúdo de acordo com as regras de SEO.
Função de editor do projeto
- Verificar erros ortográficos;
- Verificar erros gramaticais;
- Verificar se o conteúdo está atendendo ao briefing solicitado.
Função do redator do projeto
- Escrever os conteúdos de acordo com o briefing solicitado;
- Fazer as revisões para chegar ao melhor resultado possível;
- Escrever sempre pensando nas regras de SEO para otimizar o conteúdo;
- Direcionar o conteúdo para a persona correta;
- Colocar call to action de acordo com a jornada de compra da persona.
Função de designer do projeto
É fundamental diversificar o tipo de conteúdo produzido, logo essa função garante que você possa expandir as possibilidades de produção:
- Diagramar ebooks;
- Diagramar infográficos;
- Diagramar whitepapers;
- Tratar imagens e ícones;
- Criar novas ilustrações.
A questão do time envolve mais do que simplesmente produzir conteúdos, mas também garantir qualidade nas produções e que os pontos de vista mais importantes sejam contemplados.
“É essencial ter mais de uma pessoa no time para garantir que os textos mantenham a qualidade sempre.”
Luiz Henrique Brandão, analista de marketing da Loja Integrada
É claro que, com o passar dos anos a sua equipe poderá crescer e você também precisará contar com outros profissionais para compor o seu time de marketing de conteúdo:
Curador: Encontra e compartilha o melhor conteúdo existente. Tanto interna quanto externamente;
Estrategista: Responsável pela análise da concorrência e dos competidores, benchamarking. Gera ideias e refina táticas;
Community Experience: administra toda a comunidade envolvida no processo;
Analista-Pesquisador: Coleta dados, os analisa e os disponibiliza;
Multiplicador: Encontra grandes audiências nos mais diversos canais;
Social media Manager: O líder de torcida do conteúdo compartilhável;
Jornalista de dados: Torna números em palavras. Pode ajudar um jornalista a formular uma reportagem complexa através de infográficos envolventes, por exemplo.
Caso a sua equipe seja enxuta, não quer dizer que o resultado será inferior, significa apenas que cada pessoa terá mais atividades a desempenhar.
Independente do seu timer ser grande ou pequeno, um ponto importante é sempre ter alguém para revisar os conteúdos. Mas é possível sim ter uma ou duas pessoas no marketing e elas conseguirem desempenhar todas essas funções que eu citei acima mas, claro, com a ajuda de alguns softwares e ferramentas de gestão para facilitar e automatizar os processos 🙂
Por isso, converse com um de nossos consultores e transforme sua estratégia e gestão de Marketing de Conteúdo.