O marketing de conteúdo tem sido uma ferramenta estratégica fundamental para um planejamento de marketing digital eficiente. Não importa qual é o seu negócio, o alinhamento perfeito entre um conteúdo bem desenvolvido e o interesse do público por ele fará com que a empresa capte leads qualificados e os guie pelas etapas do funil de vendas. O problema é que, muitas vezes, manter esse processo funcionando de forma sustentável é um trabalho árduo. Devido a essa dificuldade, elaboramos esse post que servirá como um guia para você manter um fluxo de produção eficiente. Vamos lá? Acompanhe:

1. Estabeleça metas e objetivos para o fluxo de produção

Essa etapa encabeça o planejamento da estratégia de marketing de conteúdo da sua empresa. Estabelecer metas e objetivos para a produção deve levar em conta algumas informações – obtidas através de pesquisa – que possam revelar com maior clareza qual é o fluxo de produção ideal para o seu tipo de público. Um segmento que atende um público muito ativo pode requerer de um a dois conteúdos postados por dia para ter um bom resultado. Por outro lado, existem segmentos em que dois ou três conteúdos semanais satisfazem a necessidade dos leads e da empresa.

2. Garanta o envolvimento de toda a empresa no processo da equipe de marketing

Um planejamento de marketing de conteúdo tem maior chance de obter sucesso ao englobar os colaboradores da empresa no processo. É uma forma de aumentar o grau de envolvimento deles com o negócio. Ao abrir o planejamento para os funcionários, eles saberão o rumo que a empresa está tomando e poderão contribuir com ótimas ideias para conteúdos relevantes. Cada ideia para conteúdo pode ser confrontada com o interesse dos leads da empresa para definir se será produzido ou não, naquele momento. Nunca descarte uma ideia, deixe-a guardada para o momento certo.

3. Delegue tarefas aos profissionais para manter o fluxo de produção

Essa parte é muito importante para garantir um fluxo de produção de forma sustentável. O trabalho a fazer é grande e você precisará de uma equipe responsável para delegar essas tarefas. As funções principais são:

  • Gestor de temas: fica responsável por gerenciar as ideias de conteúdos para o negócio;
  • Redator: produz os textos de forma interessante e criativa seguindo o planejamento;
  • Editor: fica responsável pela otimização e melhor adequação ao contexto;
  • Web designer: planeja vídeos, imagens, landing pages e layouts para conferir o acabamento visual do conteúdo;
  • Profissional de SEO: garante o melhor alinhamento dos conteúdos na web e o seu melhor posicionamento em sites de busca;

Distribuidor: é responsável pela publicação dos conteúdos de forma programada em locais e horários pré-estabelecidos.

Se você não tem uma equipe nesse nível talvez seja o momento para considerar a parceria com uma empresa especialista no assunto e garantir um fluxo de produção consistente para o seu negócio. O know how oferecido pode agregar resultados surpreendentes e ainda ser bem mais barato do que formar uma equipe de marketing de conteúdo nesse nível.

4. Defina prazos de entrega individuais e coletivos no processo da equipe de marketing

Como existem tarefas que se dividem entre realizações de forma individual e realizações em grupo, é extremamente importante que se definam prazos para todas elas. Pela ligação das funções, o atraso de uma tarefa provocará uma reação em cadeia e poderá prejudicar todo o cronograma. Uma dica é utilizar uma ferramenta de gerenciamento de projetos como o Trello e Runrun.it , por exemplo, para ajudar na organização dessa etapa do planejamento de marketing de conteúdo da sua empresa.

5. Mantenha o fluxo de produção funcionando através da conclusão por etapas do processo

Os processos da equipe de marketing responsável pela produção de conteúdos terão melhor fluidez se obedecerem a um organograma bem definido de etapas a serem cumpridas. Começando pela ideia do tema e passando pelas etapas de criação, edição, aprovação, distribuição e análise, cada etapa tem sua devida importância e formarão, em conjunto, um resultado final bem sucedido.

Agora, queremos saber de você. O que faz para garantir o fluxo de produção da sua equipe de marketing de conteúdo? Conta para a gente!

ebook-8-formas-de-ser-mais-produtivo-no-marketing-de-conteudo

Previous ArticleNext Article

This post has 1 Comment

1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.