O Marketing de Conteúdo, como sabemos, é uma estratégia. Logo, esta estratégia precisa de uma rotina bem definida, visando produtividade e assertividade em cada ação.

Neste artigo, você entenderá como fazer com que a estratégia de conteúdo da sua empresa tenha rotinas bem estruturadas. Verá que é possível ganhar escala e obter resultados satisfatórios com base na definição da equipe, na otimização do tempo e, principalmente, num cronograma de construção e distribuição dos conteúdos. Acompanhe!

Documente a estratégia de Marketing de Conteúdo e defina os papéis da equipe

Uma pesquisa do Content Marketing Institute em parceria com a Contentools descobriu que apesar do Marketing de Conteúdo ser amplamente conhecido no Brasil, apenas duas em cada dez empresas têm uma estratégia documentada de suas ações. Isso porque, apenas 39% dos departamentos de marketing no Brasil têm o hábito de fazer reuniões periódicas para planejar ações e mensurar resultados.

É muito importante que a estratégia esteja documentada e que os diversos profissionais envolvidos tenham seus papéis bem definidos. Entre as funções primordiais para que o Marketing de Conteúdo obtenha sucesso, estão: gestor de conteúdo, editor e redator.

Com seus papéis bem definidos, cada profissional sabe exatamente as ações que são esperadas e fica mais fácil definir metas e objetivos a serem alcançados.

Defina o passo a passo, as metas e os prazos da estratégia de Marketing de Conteúdo

Cada tipo de conteúdo tem seu fluxo de produção. Um blog post, por exemplo, tem as fases de ideação da pauta, produção pelo redator, revisão pelo editor, escolha das imagens, publicação no blog e distribuição nas redes sociais.

O passo a passo deste processo produtivo deve ser pensando de acordo com cada tipo de produção e estar devidamente definido e documentado antes da distribuição das tarefas. A equipe deve ter ciência também dos prazos de entrega de cada fase do fluxo de produção e visualizar as metas que devem ser atingidas com cada publicação (aumento do tráfego no blog, interações nas redes sociais, taxa de cliques na newsletter e assim por diante).

Disponibilize ferramentas para que a equipe de Marketing de Conteúdo automatize as rotinas e padronize as entregas

Cabe ao gestor de conteúdo acompanhar o fluxo e cobrar o cumprimento do cronograma, bem como o atingimento dos objetivos. Para que isso aconteça, é muito importante automatizar o processo através de ferramentas de gestão de conteúdo e aplicações que enviem lembretes aos profissionais, por exemplo.

O auxílio da tecnologia é fundamental para que as rotinas do marketing de conteúdo sejam bem coordenadas e não acabem por sobrecarregar os profissionais. A ideia é que as pessoas fiquem livres das atividades mais manuais e operacionais para se concentrarem em atividades criativas; assim elas farão entregas de conteúdos cada vez mais relevantes e assertivos.

Você pode utilizar ferramentas como o Google Drive e aplicativos como Trello, Asana, entre outros. Também pode desenvolver seu próprio software especializado em gestão de marketing de conteúdo ou adquirir um no mercado. O que importa é que você utilize todo o poder da tecnologia para tornar sua estratégia mais profissional e orientada a resultados.

Como estão as rotinas do Marketing de Conteúdo da sua empresa? Deixe um comentário!

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