É impossível ter uma boa estratégia de Marketing digital sem um pool de ferramentas que ajudem a automatizar os processos e verificar a eficácia das ações. Elas são muito importantes, pois ajudam a fazer análises de dados (palavras-chave, por exemplo), estruturar fluxos de atividades (disparos de e-mail marketing, entre outros) e mensuração de resultados.

Mas, como definir quais ferramentas são importantes para a sua estratégia de marketing digital? Como saber em quais ferramentas investir? É o que responderemos neste artigo. Acompanhe!

Importância do SEO e da Publicidade Online

Otimizar o site para os mecanismos de buscas (SEO) também é muito importante. Isso é feito através do conteúdo orgânico, que deve ser relevante e engajar o público-alvo, mas também através de links patrocinados, que são anúncios promovidos por ferramentas como Google Adwords, Facebook Ads.

Através da publicidade online, é possível segmentar o público e entregar mensagens para as pessoas certas no momento certo — quando elas pesquisam termos e palavras-chave no Google ou por meio do remarketing, que é a entrega de anúncios para as pessoas que já visitaram o site e estão navegando em outros locais da web.

4 tipos de ferramentas de Marketing Digital

Existem alguns tipos de ferramentas de marketing digital. Veja a seguir quais são elas e também alguns exemplos:

1. Ferramentas para análise de sites

Estas ferramentas ajudam a analisar o desempenho do site (tráfego, taxa de rejeição, impressões etc.), bem como fornecem dados demográficos do público-alvo. Podem ser utilizadas tanto para análise do próprio site da empresa (Google Display Planner e Google Analytics, por exemplo) quanto da concorrência (Similar Web, dentre outras).

2. Ferramentas para análise de palavras-chave

Para entender o que realmente as pessoas procuram no Google e assim usar os termos e palavras-chaves, uma série de ferramentas pode ser utilizada. É o caso do Google Keyword Planner e do Google Adwords, por exemplo.

3. Ferramentas para análise e gestão de redes sociais

Para verificar métricas, identificar influenciadores, verificar alcance de publicações, entre outras coisas, além dos dashboards fornecidos pelas próprias redes sociais, existem algumas ferramentas que facilitam a vida dos social media managers. Entre elas estão Socialmention  e Followerwonk (para análise do Twitter), Web Mention (Facebook e Twitter), Klout e Buzzsumo.com (para todas as redes).

4. Ferramentas para gestão de conteúdo

Para tornar a estratégia de conteúdo mais profissional, criar fluxos de trabalho, automatizar publicações, mensurar resultados, ferramentas com Contentools fazem toda a diferença.

Como definir as ferramentas necessárias para sua estratégia de marketing digital

A seguir, veja algumas dicas para que o investimento em ferramentas de marketing digital seja otimizado:

  • Defina metas e objetivos;

  • Busque ferramentas que ajudem a chegar nestas metas e objetivos;

  • Analise se as funcionalidades das ferramentas são aderentes à sua estratégia;

  • Verifique com os usuários quais são suas necessidades no dia a dia de trabalho;

Por fim, é importante buscar auxílio de uma agência especializada em Marketing Digital tanto para elaborar a estratégia quanto para a busca das ferramentas ideais. Por mais que o time interno seja qualificado, o suporte de uma empresa 100% dedicada a esta área do conhecimento pode ser muito útil.

Média mensal de investimentos em marketing digital

Como o marketing digital permite a experimentação, os testes, é importante começar devagar nos investimentos com anúncios e ferramentas. Só depois de descoberto o caminho, depois de verificado se a estratégia está correta, deve-se acelerar os investimentos. Em média, uma PME deve investir por volta de R$ 500 por mês no AdWords (dependendo da competição inserida).

Em FaceAds, o investimento inicial recomendado é R$ 200. Já os softwares all-in-one, que fazem a automação do marketing digital, têm diversos planos de assinatura mensal (preços variam conforme as funcionalidades escolhidas). O recomendável é investir inicialmente de 250 a R$ 500 mensais nestas soluções.

Já a contratação de uma agência de marketing digital requer, em média, um investimento de R$5.000 mensais. A princípio este valor parece alto, porém há que se levar em consideração que ao contratar uma agência você está contratando uma equipe completa de pessoas de diversas áreas do conhecimento para te ajudar a construir e colocar em prática sua estratégia de marketing digital.

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