
Como você atrai e gerencia seus leads? Apesar de ser uma pergunta um tanto quanto simples, a resposta para essa questão não é definitiva. Apesar de todos entenderem a importância de geração e nutrição de leads, poucos tem processos para gestão desses leads e uma rotina de criação de materiais para gerar e convertê-los. Além disso, as poucas empresas que possuem um processo estabelecido, frequentemente misturam triagens manuais com materiais diretos e indiretos ineficientes no sentido de geração e relacionamento de leads.
Pensando nisso, decidimos criar um post com algumas dicas de como criar um processo de geração, relacionamento e, principalmente, gestão de leads. Vamos lá?
Passo a passo para definir ações para a geração e relacionamento de leads
Passo 1: Alinhamento entre os times
A primeira, e mais importante ação, antes de qualquer criação de material, é o alinhamento entre os times de vendas, marketing, atendimento ao cliente e produtos. Todos precisam estar na mesma página sobre o que é um lead, qual o processo para qualificação de lead. Como por exemplo: diferenciar lead, oportunidades, o que é aceito pelo time de vendas, o que é uma oportunidade de upsell, retenção, etc.
Passo 2: Automação e Integração de CRM
Ainda na fase de alinhamento, você vai precisar de tecnologia de vendas e marketing para colocar o seu processo no lugar e fazê-lo funcionar. Por isso, as equipes precisam concordar com ferramentas que elas se comprometam a usar todos os dias para capturar e gerenciar leads e clientes. As melhores soluções são fáceis de usar e incorporar todos os aspectos do marketing de entrada da empresa, incluindo:
- sistema de gerenciamento de conteúdo do site;
- criação e promoção de conteúdo (blogs, mídias
sociais); - conversão de lead (páginas de destino, formas e
apelos à ação); - nutrição de lead (conteúdo personalizado)
- automação de marketing (e-mail marketing, lista de segmentação, de pontuação de leads, criação de rotina para criação de materiais)
- integração de CRM;
- aplicativos de atendimento ao cliente, e-commerce, sistemas de business intelligence.
Nesse momento é importante ressaltar a importância de trabalhar bem as Landing Pages dos materiais produzidos. São elas que participarão ativamente da rotina de geração de leads e serão a base para a criação da rotina de disparo de e-mails marketing para relacionamento com a base de clientes e consequentemente, a nutrição de leads.
Nesse sentido, as landing pages precisam focar em 5 fatores:
- Alinhamento entre a chamada de divulgação e o que está sendo ofertado;
- O foco da Landing Page é a conversão, por isso o layout deve exibir o mais importante de imediato;
- A Landing Page precisa ser mobile friendly;
- O botão de conversão deve deixar claro o benefício e estar bem posicionado (pense em user experience!);
- O formulário tem o foco de qualificar os leads e entregar oportunidades para o time de vendas, por isso deve-se evitar formulários extensos e que estimulam a impaciência e abandono.
Quando a compra já ocorreu, é preciso pensar em oportunidades upsell. Nesse momento entre a questão das Thank you Pages. O maior objetivo desse tipo de página é fazer com que o lead continue navegando em seu site e para isso, ele precisa voltar ao menu de navegação. Contudo, esse menu não é a única maneira de fazer o lead continar no site, é possível sugerir algo através de uma call-to-action para reconversão.
Algumas maneiras de fazer isso:
- Botões para conectar-se às redes sociais
- Botões de compartilhamento de opinião;
- Botões de compartilhamento de conteúdo;
- Espaço para feedback;
- Informações de contato.
Passo 3: Geração de leads
A partir do momento que o se time está alinhado, é hora de começar a produção! Mas, para isso é preciso criar uma rotina de:
- Geração de leads
- Coleta de informações sobre os leads
- Segmentação de leads
- Pontuação de leads
- Nutrição de leads
- Assinar os leads para cada time responsável
(vendas)
As melhores ações para geração e relacionamento com leads é através da criação de conteúdo rico, que podem ser materiais diretos ou indiretos, conforme afirmamos no início. Mas, quais são esses tipos de materiais? É o que veremos a seguir.
Marketing Indireto
O Inbound Marketing trabalha com o Marketing Indireto, que nada mais é do que uma maneira suave de passar a mensagem da sua marca. Alguns matérias adequados para esse tipo de marketing, são:
- Co-marketing:
marketing compartilhado em que é realizada uma parceria entre empresas que possuem serviços complementares e um público-alvo em comum. Esse tipo de marketing possibilita aumento da autoridade, além de acesso a uma nova audiência e economia de recursos. O mais comum são a produção de e-books ou guest posts.
Marketing Direto
O Inbound Marketing também trabalha com o Marketing Direto para geração e relacionamento com leads. Para isso, utiliza-se informações precisas do público-alvo para criação de mensagens diretas ao consumidor. Para esse tipo de marketing, temos ações como:
- Campanhas de e-mail marketing segmentadas
- Materiais institucionais da empresa (como vídeos sobre um produtos, webinars sobre como utilizar uma ferramenta)
- Cases de sucesso da empresa
Nesse tipo de material é muito importante pensar em call-to-action fortes e também levar em consideração que você está falando com um lead que está mais qualificado, pois já foi segmentado e possivelmente está à procura de sua solução. Por isso, uma call-to-action bastante efetiva é “fale com um consultor”, por exemplo. Assim, o lead será colocado em contato direto com o time de vendas e o processo de geração e relacionamento de leads seguirá o processo alinhado no início.
Como você pôde perceber, há diversas estratégia a serem utilizadas na hora de geração e relacionamentos com leads. Contudo, o alinhamento entre times, a criação de processos e rotinas e a utilização de materiais diretos e indiretos são muito importantes para a efetividade de suas ações. Por isso, planeje suas ações e estratégias com antecedência, seja claro na hora de passar sua mensagem e sempre trabalhe pensando em trazer soluções para o seu lead.
Este post foi útil para você? Deixe sua opinião nos comentários ou entre em contato com nossa equipe.