Um dos principais desafios quando se tenta introduzir o marketing de conteúdo em uma empresa é a resistência dos gestores, afinal, eles passaram muito tempo trabalhando com o marketing tradicional. Isso não significa que a cultura do conteúdo não possa ser desenvolvida.

Para a maioria das empresas, a criação de uma cultura de marketing de conteúdo vai exigir uma mudança de mentalidade de cima para baixo – começando com os executivos, e terminando com todos os funcionários em todos os departamentos e equipes.

A seguir, veja 4 dicas para criar a cultura de marketing de conteúdo na sua empresa:

1 – Inspire e convença o gestor de marketing

O primeiro passo na criação de uma nova cultura é convencer o seu gestor a investir em marketing de conteúdo. Para obter sucesso nessa primeira etapa da empreitada, siga este passo a passo:

Consulte um especialista

Um especialista em conteúdo com a visão externa pode facilitar, e muito, a implantação do marketing de conteúdo na sua empresa. Ele poderá dar uma visão geral de como o processo funciona, custos e até os resultados finais, além de tirar dúvidas pontuais que permitam um planejamento interno mais profundo. Assim, você terá insumos para conversar com o seu gestor.

Personalize a abordagem

Tente explicar o marketing de conteúdo de uma forma que remeta aos interesses profissionais do seu chefe. Mostre estatísticas, fale em retornos financeiros e também em como o conteúdo da empresa pode ser útil para a sua própria reputação.

Eduque

Apresente materiais que expliquem o que é marketing de conteúdo (posts, ebooks, vídeos etc) e como ele pode oferecer retornos à empresa. Mostre cases de sucesso de empresas que já praticam e têm bons retornos (grande taxa de conversão de leads, engajamento nas redes sociais, etc).

Fale de ROI

Compare as práticas tradicionais de marketing com esta nova abordagem e mostre que o marketing de conteúdo pode ser mensurado e o retorno sobre o investimento pode ser medido. Segundo a Demand Metric, o marketing de conteúdo tem um custo 62% menor do que as iniciativas tradicionais de marketing, e gera em média três vezes mais leads.

Instigue a competitividade

Mostre o que seus concorrentes estão fazendo com marketing de conteúdo. Explique como você pode preencher as lacunas e apresentar um conteúdo melhor e mais atrativo para o público-alvo da empresa.

Mostre um plano

Leve um plano de conteúdo para seu chefe perceber que você realmente está engajado nesta iniciativa. Fale de cronogramas, tempo de execução, equipe necessária, publicação, mensuração de resultados etc.

2 – Levante e apresente à equipe as oportunidades de conteúdo da empresa

Toda empresa tem o que falar, o que contar e sobre o que opinar. Contudo, estruturar o leque de opções e criar uma voz costuma ser uma tarefa considerada difícil. Então, como entusiasta do marketing de conteúdo, crie uma matriz de conteúdo para sua empresa.

Você pode dar o pontapé inicial e pedir a colaboração de outros membros da equipe. Mostre que o marketing de conteúdo educa o mercado consumidor, entregando oportunidades de clientes qualificados para a equipe comercial e diminuindo o ciclo de vendas. Isso vai gerar uma sensação de pertencimento e as pessoas irão ajudá-lo a ampliar sua visão do universo corporativo e de como o conteúdo pode ser mais criativo e atraente.

3 – Identifique as fontes internas e apresente seu plano

As pessoas adoram se sentir úteis. Quando se trata de conceder entrevistas e opiniões sobre os assuntos que elas dominam, mais ainda. Identifique os especialistas nos assuntos que fazem parte do universo da sua empresa e apresente a eles seu plano de marketing de conteúdo.

Convide-os para escrever artigos, conceder entrevistas em áudio e vídeo. Coloque-se à disposição para cocriar e ajudar a estruturar textos. Se as pessoas forem citadas no conteúdo ou puderem assinar, sempre se mostrarão disponíveis para colaborar.

Mas atenção, produzir conteúdo interno pode sobrecarregar a equipe e desfocar os colaboradores de suas atividades principais. Garanta que a produção seja feita de forma organizada criando um calendário de conteúdo.

4 – Monte processos para a criação e distribuição do conteúdo

Tudo que está relacionado à cultura corporativa passa pelos processos e pela rotina. As pessoas fazem atividades de uma forma melhor quando seguem procedimentos que já foram testados e aprovados, não é diferente com o marketing de conteúdo.

Coloque no papel onde começa e onde termina o trabalho de cada envolvido no marketing de conteúdo da sua empresa (redatores, designers, auxiliares, fornecedores etc) e apresente à equipe. Considere as suas ideias um início, esteja aberto às opiniões dos membros da equipe.

É importante ganhar escala com o tempo, conforme a maturidade e os resultados positivos permitirem. Para isso é importante pensar na automação do marketing de conteúdo, diminuindo os esforços operacionais e mantendo o processo crescente sem gargalos, focando em análise e novas ações de otimização.

Conclusão

Por mais que as empresas estejam despertando para o marketing de conteúdo, a criação de uma cultura de marketing de conteúdo pode ser um trabalho de formiguinha, mas nem por isso deve ser desanimadora. Com atitude, dedicação e paciência diante do desafio, é possível chegar lá.

Gostou dessas dicas? Como está a cultura de marketing de conteúdo na sua empresa? Conte para gente nos comentários! Já tem o marketing de conteúdo estruturado na sua empresa? Confira como organizar neste webinar com Emilia Chagas e Casio Politi.

Como organizar meu time de marketing de conteudo

 

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This post has 2 Comments

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  1. Concordo plenamente com o artigo.

    Aqui na minha empresa estamos trabalhando com esse tipo de Marketing de Conteúdo colaborativo. Trabalhamos com vídeos e artigos e cada um colabora como pode.

    O segredo é não forçar ninguém a participar, tornando essa colaboração algo cada vez mais proativo.

    Uma forma de incentivar ainda mais é mostrar os resultados disso. Quando eles visualizam que teve aumento no número de acessos no Blog ou quando pessoas de fora da empresa comentam os posts eles ficam mais motivados a continuar escrevendo.

    No começo é um pouco difícil, mas com o tempo todo mundo participa.

    Parabéns pelo artigo.

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