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Growth Hackers

Convidamos o Gestor de Conteúdo da ContaAzul, Anselmo Massad, para contar para a gente um pouco sobre a experiência em Marketing de Conteúdo dessa promissora empresa de tecnologia de Joinville (SC). Um dos pontos mais legais do que Anselmo retratou, é a importância do envolvimento dos profissionais da empresa na criação de conteúdo. O motivo é simples: os especialistas que acompanham a experiência em gestão de negócios dos clientes da ContaAzul são os maiores detentores de conhecimento nesse assunto! E esse conhecimento deve ser exposto para ajudar outros negócios de todo o Brasil. Confira o artigo completo abaixo e as hacks implantadas pelo Gestor de Conteúdo para envolver o time e fazer sua Estratégia de Marketing de Conteúdo dar certo!

A ContaAzul tem como propósito apoiar o sucesso das pequenas empresas no Brasil ao oferecer informações para melhores tomadas de decisões. Por isso, junto do sistema de gestão online que oferecemos, do cuidado com o visual e com a usabilidade, dos relatórios fáceis de usar e de entender, temos um cuidado grande com materiais educativos de gestão de pequenas empresas. Para você, que está lendo este artigo aqui no Blog da Contentools, já ficou claro que estamos falando de conteúdo, mais especificamente, marketing de conteúdo.

Por que fazer Marketing de Conteúdo é tão importante para a ContaAzul?

Em qualquer segmento ou mercado de atuação existem dúvidas, confusões, boas práticas, erros comuns, dores e muito a aprender. Em uma pequena empresa, tudo isso é verdade, com um componente adicional: são poucas cabeças e braços para planejar e executar tudo. Nem todo empreendedor tem formação ou experiência em administração de empresas. Ao mesmo tempo, o que a prática ensina nem sempre é a forma certa de se fazer o controle financeiro ou de vendas. Em resumo: há muito interesse e necessidade de aprender continuamente sobre gestão.

Gerir um negócio envolve mais que apenas ter em mente um propósito claro e um ótimo time! Quando se trata de administrar uma empresa, os detalhes são muitos – e extremamente importantes. E quando o assunto é o emissor de nota fiscal ou uma alíquota de um imposto, por exemplo, a coisa fica um pouco mais sensível. É que basta uma casa decimal para um lado ou uma informação errada em outro para que a pequena empresa seja multada, perca um enquadramento tributário, entre outras consequências. Por mais que o contador desempenhe um papel estratégico junto às pequenas empresas, normalmente a contabilidade é terceirizada e fica em outro escritório. As dúvidas, por sua vez, estão por toda parte.

Por isso, temos a grande preocupação de oferecer materiais com informações práticas, reais e de fácil entendimento em diferentes formatos:

Criar e organizar todo esse conteúdo é um desafio. O melhor ponto de partida? O conhecimento acumulado dentro da ContaAzul entre os especialistas que atuam em diferentes times.

conta-azul

Nossos profissionais são especialistas e têm (muito) conhecimento para compartilhar!

Como em toda empresa, o time de gestão de pessoas busca trazer os melhores talentos. E, na ContaAzul, esse time tem sido muito bem sucedido na aquisição de talentos! 😉

Como resultado, temos consultores de negócios que se relacionam com empresas e buscam realmente levar o sistema ao encontro da necessidade de empresas de todo o Brasil – apresentando-o como uma solução viável e essencial para continuar incentivando o empreendedorismo. Também temos encantadores de clientes, que conhecem muito do sistema e de situações específicas. Há analistas de negócios, gerentes de produto, designers e pesquisadores que conseguem encontrar soluções mais fáceis para um processo complicado. Mesmo em áreas administrativas, há conhecimento muito especializado em gestão financeira, de pessoas, marketing… E por aí vai.

Faz todo sentido aproveitar esse capital humano para difundir conhecimento como forma de escalar nossa capacidade de atendimento e relacionamento, com apoio das tecnologias.

Nossas hacks para incentivar a transformar conhecimento em conteúdo:

Mas como fazer? Bom, se fosse fácil, você não estaria lendo este material, confere? Na verdade, o processo é extremamente trabalhoso e sempre precisa de refinamentos. Mas vamos listar a seguir algumas das formas de contar com a contribuição de funcionários da ContaAzul.

Hack #1: Facilite o envolvimento usando canais de sugestão de pautas

Parece simples e meio óbvio, mas se não houver abertura e canais organizados para receber ideias de artigos e materiais educativos, elas ficam na cabeça das pessoas. Há diferentes tipos de canais que você pode testar utilizar para isso, por exemplo:

  • Formulários online;
  • E-mail para o time de marketing;
  • Planilha no Google Drive
  • Tela de Gestão de Ideias da Contentools;
  • Ao vivo: através do hábito de circular e conversar, de ouvidos abertos.

Quanto mais fácil for registrar e criar pautas, maior será o envolvimento do seu time. Então, vale a pena testar diferentes canais e depois centralizar tudo no que sua equipe se adaptar melhor.

Dica de ouro: aceitar e mostrar os conteúdos criados a partir das sugestões recebidas faz toda diferença para conseguir novas sugestões. Ou seja, depois de acatar uma pauta, colocá-la em produção, acompanhar seu desenvolvimento, aprová-la e a publicar, lembre-se de enviar o link para quem a criou e incluir um feedback de agradecimento! Isso irá incentivar todos da sua equipe a participarem cada vez mais, pois cada membro sentirá que sua voz está sendo ouvida e é importante.

Hack #2: Incentive a contação de histórias

Outra forma de contar com a colaboração de times de outras áreas é ouvir a narrativa sobre uma dor dos clientes de sua empresa ou um ganho proporcionado pelo produto ou serviço vendido por sua empresa. Do desenvolvedor ao vendedor experiente, todo mundo sabe contar histórias — cada um do seu jeito.

Embora você, como profissional de marketing, conheça as melhores práticas de storytelling, a forma de representar um problema ou o melhor insight para exemplificar um problema pode estar na forma de ver do seu colega. Aqui, a dica é: mantenha os ouvidos abertos e valorize as histórias que seu time tem a compartilhar!

Peça para que as pessoas do seu time enviem boas histórias. Com as histórias em mãos, você mesmo pode criar conteúdos com base nelas (ou repassar para outro redator do seu time de conteúdo). Para manter essas colaborações registradas e organizadas, você também pode utilizar diferentes canais, como:

  • Formulários online: são bons porque você já consegue criar uma estrutura de perguntas que facilita a descrição da história.
  • Envio da história por e-mail: não é tão fácil de organizar, mas você pode usar uma tag para não perder os conteúdos dentro da sua caixa de entrada.
  • Pasta no Google Drive + Google Docs: você pode criar uma pasta e pedir para que as pessoas incluam suas histórias em documentos do Google diretamente dentro dessa pasta.
  • Fluxo de Produção da Contentools: você pode dar acesso para que os seus colaboradores criem conteúdos diretamente na sua Plataforma de Marketing de Conteúdo – isso facilita sua gestão porque não precisa copiar e colar o conteúdo para lá depois.
  • Formulário online + Fluxo de Produção da Contentools: você pode fazer um zap (usando a integração gratuita com Zapier) para integrar um Formulário do Google com a tela de Criação de Conteúdos da Contentools; assim os membros do seu time podem descrever a história respondendo a perguntas e essas respostas vão automaticamente para sua Plataforma de Marketing de Conteúdo.

Hack #3: Desenvolva o escritor em potencial que existe dentro de cada um

Nem todo mundo tem facilidade com as palavras. Muita gente tem vergonha de escrever porque acha que não sabe conjugar os verbos ou flexionar o pronome (quem escreve erra, certo? 😛 ). Para ajudar na hora de construir artigos, guias e outros conteúdos, construir a quatro mãos (e duas cabeças) é um caminho. Ao mesmo tempo, é preciso abrir espaço. Se você não quer artigos acadêmicos ou muito formais, precisa explicar o que funciona melhor e pior. Mas se quer colaboração, também precisa ser flexível.

Na ContaAzul, uma das formas como isso aconteceu por com a criação de dois canais no Medium, um para falar da Cultura ContaAzul e outro, do processo de Design na ContaAzul — ambos organizados com autonomia em relação ao Marketing. Artigos de ambos já foram republicados no blog e na sala de imprensa.

Hack #4: Indique a produção de outros tipos de conteúdo

Para os extrovertidos e comunicativos (alô, alô, time de vendas!) uma forma incrível de criar sinergia é com webinars. Tanto para atrair novos clientes quanto para engajar os atuais, o formato de aulas em vídeo está consagrado como estratégia de marketing digital. Se o assunto do webinar ou do curso for marketing, você como profissional da área é autoridade. Mas se o assunto for gestão de pessoas, que tal trazer alguém do RH? Se for para explicar uma funcionalidade de um sistema ou como usar seu produto, vendedores e atendimento a clientes dão conta do recado.

E o que falta melhorar

Conseguir um bom engajamento interno é valioso tanto para melhorar seu processo de criação de conteúdo quanto de mostrar para o mercado e para os próprios funcionários que há muita capacidade técnica e conhecimento acumulado aqui dentro. Isso é importante porque fortalece a marca como referência em seu território.

Mas sempre é possível melhorar. Quer exemplos? Ainda temos muito a avançar para desmistificar nossos canais e atrair mais contribuições voluntárias. Organizar benefícios e contrapartidas para quem contribui (brindes, prêmios ou, quem sabe, até um extra), criar mais sinergia em ações de employer branding para atrair mais e mais talentos. Compartilhar com clientes as planilhas e modelos que usamos internamente ou que criamos para atender uma necessidade. E por aí vai.

E sua empresa? Como pode aproveitar o conhecimento interno para criar conteúdo?

Anselmo Massad, content manager da ContaAzul, é jornalista, especialista SEO e Inbound Marketing.

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This post has 4 Comments

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  1. Que legal que este artigo ainda é faz sentido. Recebi hoje novamente por e-mail. De quando escrevi esse artigo até agora, bastante coisa mudou na ContaAzul (sempre muda e é bom que seja assim).

    Engajar as pessoas é sempre um desafio. Manter a prioridade de cada autor, também.

    O mais incrível é quando um dos autores vem avisar que recebeu um elogio (ou crítica, acontece também) por outros canais… Aí cada um deles (a gente também) percebe o impacto que o conteúdo educativo e útil pode ter para as pessoas.

    bora hackear o conhecimento que você tem em sua empresa pra transformar a vida e o dia a dia dos seus clientes.

    1. E como faz sentido! Obrigada por ter compartilhado com a gente esse conhecimento tão prático! Espero que você apareça aqui no blog da Contentools de novo logo!

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