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Growth Hackers

Definir e produzir conteúdo com base nos interesses, nas dúvidas e nos anseios do cliente-alvo nas principais fases da jornada de compra é apenas a primeira etapa da rotina envolvida no marketing de conteúdo. Uma estratégia de conteúdo efetiva também passa pela definição dos canais de divulgação — ou seja, os meios pelos quais o conteúdo chegará até os visitantes, leads e clientes em potencial.

A divulgação do conteúdo costuma ocorrer por três tipos de canais: mídia própria, mídia paga e mídia ganha. Mídia própria inclui o blog da empresa e os perfis nas redes sociais — os primeiros destinos do conteúdo produzido pela empresa. Mídia paga são anúncios online em canais como Google Adwords, Facebook Ads, redes de display e afins. Neste artigo, vamos ver em mais detalhes o terceiro canal, de mídia ganha.

Como conquistar espaço em sites e blogs

Ganhar espaço em canais externos para distribuição gratuita do seu conteúdo (seja cobertura de mídia, espaço em portais ou redes sociais de parceiros) é provavelmente o meio de promoção mais difícil de alcançar, uma vez que depende do interesse de terceiros. Mas o esforço costuma recompensar, afinal canais com público complementar tem potencial para aumentar exponencialmente o alcance e o engajamento dos seus materiais, sem ampliar significativamente seus custos.

Naturalmente, a chave para o sucesso é criar conteúdo profundo o suficiente a ponto de atrair a atenção e o interesse de outros canais do mercado. Mas a menos que você tenha muita sorte (ou trabalhe para uma marca amplamente reconhecida), esses parceiros em potencial não encontrarão seu conteúdo sem algum esforço de sua parte. Você precisará, portanto, planejar formas de conquistar a atenção de pessoas influentes em seu setor.

Passo 1: selecione potenciais influenciadores

O primeiro passo é criar listas de possíveis influenciadores (portais, blogs, profissionais e empresas com perfis movimentados nas redes sociais). Classifique-os por métricas-chave como tipo e tamanho da audiência, PageRank, fluxos de links e citações externas, e influência das publicações (volume de compartilhamentos). Você pode encontrar esses dados em pesquisas no Google, Twitter, LinkedIn ou usando ferramentas como Majestic e Followerwonk. Ao analisar o desempenho social do conteúdo dos sites listados – como compartilhamentos, menções, comentários – você consegue entender melhor o que o público-alvo considera interessante.

Passo 2: produza conteúdo rico

O próximo passo é  agrupar temas de materiais que você pode fornecer e que têm alto potencial de se tornarem populares. Portais, sites de notícia e blogs com alto volume de acesso costumam priorizar conteúdos mais densos em dados, principalmente pesquisas  feitas a partir de dados próprios da empresa.

Publique a pesquisa na íntegra em formato de whitepaper, ebook, infográfico ou relatório em uma página ou landing page da sua empresa. Em seguida entre em contato com os influenciadores que você escolheu, fornecendo informações sobre:

  • O que a pesquisa e entrevistas identificaram;

  • Por que isso é relevante;

  • Link de acesso ao material na íntegra;

  • Gráficos, números ou citações que resumam os resultados;

  • O método de pesquisa (como os dados foram coletados);

  • Um histórico da empresa e seus contatos.

 

Esse passo a passo pode ser usado sempre que a empresa desenvolver materiais próprios com mais profundidade ou artigos de interesse do mercado.

Dica extra: mencione os influenciadores em seu conteúdo

Outra forma de atrair a atenção desses influenciadores é criar conteúdo que contenha citações deles (podem ser entrevistas, tweets ou comentários feitos publicamente). Uma vez publicado o material no site ou blog da empresa você poderá entrar em contato com eles, compartilhando o link e agradecendo a participação. Muitos influenciadores optam por compartilhar com seus seguidores conteúdos com os quais tenham de alguma forma contribuído.

E a máxima da retribuição funciona aqui também: quanto mais você mencionar e interagir com pessoas e empresas parceiras, mais terá seus conteúdos mencionados e distribuídos também. Portanto, não deixe para amanhã e comece agora mesmo esse ciclo virtuoso!

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