Se você chegou até aqui é porque, provavelmente, entende a importância de gerar conteúdo para atrair não só visitantes, mas também futuros consumidores de seus serviços e produtos, não é mesmo?

Muito bem! Já que você compreende que a produção de conteúdo é fundamental para criar um relacionamento com seus clientes, vamos aos post de hoje: como começar a produzir conteúdo quando você não possui visitantes.

Descubra as dores e desejos do público-alvo

O primeiro passo para começar a publicar conteúdo relevante para atrair visitantes é responder a seguinte pergunta: quem é a sua audiência? (Para saber mais um pouco sobre esse assunto, clique aqui)

Tendo o conhecimento de quem você deseja que acesse o seu blog você conseguirá descobrir as dores e desejos do seu público-alvo. Mas, o que significa isso? Basicamente, significa descobrir que tipo de problema o seu público-alvo está procurando resolver e como sua empresa pode auxiliar nesta questão.

Conheça o mercado

É importante destacar, contudo que para conseguir descobrir a abordagem e linguagem a serem utilizadas não basta entender sua audiência, é preciso aprender com quem já faz. De que maneira?

  • Estude sua concorrência: entenda a maneira como ela faz; analise os pontos fortes e fracos e tente fazer melhor!
  • Conheça as autoridades no assunto: nesta fase a pesquisa é muito importante, por isso descubra quem são as autoridades no seu nicho de mercado, quais as novidades e soluções que mais são abordadas.
  • Aprenda a abordagem utilizada em seu nicho de mercado: veja de que maneira acontece a comunicação entre as empresas e o público-alvo e como ela pode ser melhorada.

E agora, a dica de ouro:

  • Convide autoridades no assunto para Guest posts: não só estude quem sabe sobre o assunto, peça para eles participarem do seu blog e interagirem com seus visitantes. Dessa maneira, você trará não só novos visitantes, como também quem já acompanha o convidado a escrever.

Entenda o comportamento digital das suas personas

Outro ponto importante é entender o comportamento de suas personas. Ao entender como funciona a vida digital de suas personas, é possível aprender que tipo de conteúdo elas preferem absorver, que tipo de blogs costumam seguir e mais: quais as palavras-chaves mais procuradas por elas. Mas, como fazer isso?

  • Primeiro, pegue os principais termos do seu negócio (a solução, o problema) e coloque-os no Google Trends, assim você irá descobrir os termos relacionados. Então, mantenha todos eles em uma lista, pois serão muito úteis na hora de construir os temas para o seu calendário editorial!
  • O segundo passo refere-se a monitorar estes termos para identificar quais são os termos líderes, ou seja, os que aparecem mais vezes. Eles farão parte dos seus primeiros posts.
  • O terceiro passo é ler todos os comentários dos primeiros posts. Desta maneira, você entenderá o que as personas desejam, qual a opinião delas sobre o assunto, o que você poderia aprofundar e quais temas não foram bem aceitos pelas personas.

Conheça os canais de distribuição

Você identificou o que seu público-alvo deseja, sabe como utilizar os termos para atrair visitantes, mas através de que canal você irá atraí-los, como você irá distribuir o conteúdo entre tantos canais de comunicação disponíveis?

Para responder a esta pergunta você precisa novamente acessar os seus termos (a lista que você separou, lembra?). Através do Google Trends é possível verificar em quais lugares estes termos aparecem mais: blogs, mídias sociais ou fóruns, por exemplo.

Assim, se você sabe que o termo X tem uma maior tendência a aparecer em mídias sociais, prepare um conteúdo especialmente para elas. Já o termo Y, por sua vez, é mais utilizado em blogs, então o utilize em guest posts, por exemplo.

Contudo, antes de qualquer outra coisa, você precisa participar ativamente dos canais de comunicação frequentados pelas suas personas. Afinal, não basta apenas um conteúdo relevante, é preciso engajamento, ou seja, criar uma relação com seu possível cliente.

Outro ponto a ser destacado é o tom da sua conversa, ou seja, de que maneira você irá conversar com suas personas. E para isso é preciso levar em consideração as características de cada canal de comunicação. Cada um deles tem suas peculiaridades e você precisa conhecê-las!

Organize-se 

Por fim, você possui os tópicos que deseja abordar, os canais em que irá distribuí-los, conhece as personas, suas dores e desejos e fez contato com as autoridades no seu nicho de mercado. Agora, está tudo pronto? Não!

O ponto crucial para começar a produzir conteúdo quando você não possui visitantes refere-se à organização. Para isso, você precisa seguir, basicamente, quatro passos:

  • Planejamento e estratégias de marketing de conteúdo: tenha um plano de marketing digital voltado especialmente para o conteúdo, elabore suas estratégias para atingir o público-alvo desejado.
  • Calendário de postagens: organize um calendário, desta maneira, você saberá de antemão os assuntos que deverão ser tratados em cada data. Além disso, será possível programar-se para dias especiais e comemorativos, por exemplo.
  • Seguir os padrões de SEO: otimize seu blog post para que ele tenha um bom ranqueamento nas buscas realizadas por suas personas. (Para aprender um pouco mais, acesse aqui)
  • Postar com frequência: Não adianta postar 10 vezes em uma semana e apenas 2 vezes na outra, é preciso haver uma constância. Sendo assim, programe-se para postar com frequência. Uma vez por dia, três vezes por semana, quanto mais melhor, mas é preciso qualidade e relevância! 

Ficou com alguma dúvida? Já tem um blog esperando para começar? Vamos trocar mais experiências nos comentários! Você já conhece como a Contentools pode ajudar na automação de marketing de conteúdo? Confira aqui!

 

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