estratégias de marketing

E se você ficasse sabendo, por uma pesquisa de fonte segura, que das pessoas que nasceram entre 1980 e 2000 (os Millennials ou Geração Y) apenas 6% acreditam em publicidade, você começaria a pensar se suas estratégias de marketing são ultrapassadas?

E se outra pesquisa dissesse ainda mais, desta vez uma pesquisa divulgada no famoso evento SXSW afirmasse que 76% de todos os consumidores não acreditam em propaganda?

E agora, você acreditaria que suas estratégias de marketing podem estar desatualizadas? Cada vez mais os consumidores tem se tornado protagonistas do processo de comunicação. Já não aceitam mais a imposição de interrupções e interferências em sua rotina, principalmente quando buscam entretenimento e informação nas mídias.

As ações de marketing têm agora grande foco em oferecer conteúdo relevante e de interesse para o consumidor, por meio dos mais diversos canais de comunicação que a internet disponibiliza – como blogs, sites e mídias sociais -, para que ele escolha se quer ou não saber mais sobre aquelas informações. Cada vez mais o marketing digital, o marketing de conteúdo e o marketing de permissão tem se tornado ferramentas fundamentais nas estratégias de mercado das empresas.

Você está familiarizado com estes termos e conceitos? Para dar algumas dicas de marketing digital para você, criamos um checklist seguido de pequenas definições, para você verificar se suas estratégias de marketing estão seguindo as últimas tendências do mercado.

Check list: suas estratégias de marketing estão atualizadas?

Criamos uma lista de expressões para você verificar se está ou não familiarizado com o termo e, mais que isso, se usa efetivamente esse conceito no seu dia a dia. Para cada item aproveitamos também para dar uma pequena definição do que eles significam. Ao final, com base na quantidade de itens que você marcaria você poderá saber se suas estratégias mercadológicas estão precisando de uma atualização ou não.

Marque os itens que você conhece e que efetivamente usou ultimamente:

(  ) Inbound Marketing

No lugar do velho marketing de interrupção, com compra de espaços publicitários para anúncios, ou envio de e-mail marketing sem permissão, o Inbound Marketing cria conteúdos interessantes e úteis para seu público, atraindo tráfego para seu site e blog, criando oportunidades de captar informações, converter ações e fechar vendas.

(  ) Conteúdo

Neste contexto, conteúdo é todo material criado para atrair seu público ou educá-lo, pois se identifica com ele e quer saber mais sobre o assunto. Normalmente são apresentados na forma de blogs, mídias sociais, vídeos, webinars, e-books, entre muitos outros.

(  ) Design Responsivo

Ao criar um site, aplicativo, blog ou qualquer outro conteúdo para a internet ele deve ser facilmente carregado, visto e usado adequadamente em qualquer tipo de dispositivo, seja desktop, laptop, tablet, smartphone ou outros.

(  ) Teste A/B

Um teste para determinar qual de 2 layouts de um e-mail marketing, ou de 2 posts impulsionados em mídias sociais, ou de 2 call-to-actions, entre outros elementos, teve melhor performance em suas campanhas, podendo-se assim escolher as cores, chamadas e fotos ideais para definir o layout final que funciona melhor para cada peça.

(  ) SEO

SEO (Search Engine Optimization), poderia ser traduzido como otimização de mecanismos de busca e trata-se de uma série de técnicas para fazer com que seu site apareça nas primeiras posições das ferramentas de busca, como o Google, por exemplo.

(  ) Persona

Também chamada de “buyer persona” é uma representação ficcional de um consumidor típico de seus produtos ou serviços, englobando características de comportamento, demográficas e psicológicas. O objetivo de se criar estes personagens, além de prover informações sobre seu público para desenvolver estratégias de marketing mais efetivas, é ter condições de criar os melhores conteúdos que possam ser relevantes e úteis para seus clientes potenciais.

(  ) Palavras-chave

Não são necessariamente palavras isoladas, podem ser frases. É por meio delas que os mecanismos de busca identificam os conteúdos, os assuntos sobre o que cada página na internet trata. Assim, estas páginas são indexadas em ordem de relevância, mediante um algoritmo próprio e complexo. Desta forma, quando você digita a palavra-chave “apartamentos para alugar em Santos” os buscadores conseguem perceber qual página poderá oferecer o melhor conteúdo para usuários que procuram apartamentos em Santos.

E aí, como se saiu no teste? Estes conceitos são conhecidos seus e você os aplica constantemente em sua empresa? Caso ache que precisa reciclar sua estratégia de marketing e saber ainda mais sobre outros termos, fique à vontade para pesquisar no blog da Contentools ou da We do Logos.

Que tal ler este post? Infográfico: o que é Marketing de Conteúdo e como usá-lo a seu favor?

Esse texto te ajudou? Ficou curioso para entender mais sobre marketing? Então você precisa ler esses outros conteúdos!

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10 fantásticas dicas de marketing para pequenas empresas

6 dicas de marketing para o lançamento de produtos 

* Este post foi escrito pelos nossos parceiros da We do Logos, o maior site de concorrência criativa da América Latina. Através do site você pode solucionar qualquer demanda de design, como por exemplo a criação de logos online. –

Originalmente publicado em: 22 de Janeiro de 2016

 

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