
Se o Instagram já era o aplicativo queridinho das lojas online até ontem, a partir de hoje ele irá imperar absoluto! A ideia inicial do app pode até ter sido o compartilhamento de fotos em tempo real com amigos – mas as marcas viram uma oportunidade muito maior. Que oportunidade foi essa? A de se conectar com consumidores através de imagens lindas em seus momentos de distração! Você mesmo deve ter pelo menos um ou dois amigos que iniciaram suas empresas através do Instagram, não é? Há inúmeros casos de sucesso de marcas de roupas e acessórios que começaram expondo seus produtos por ali e usaram o aplicativo como canal de vendas sem nem precisar redirecionar os consumidores para um site. Parece loucura, mas é real! Especialmente nas vendas B2C.
Confira o Infográfico abaixo com a nova função que vai potencializar suas vendas!
A adaptação do Instagram para compras via mobile
Foi por perceber esse fit incrível com empresas B2C, que o aplicativo tem se adaptado para servir cada vez mais essa fonte de faturamento. Pois é, o Instagram tem encontrado maneiras de se tornar cada vez mais um meio de ajudar usuários a encontrar os produtos de seu interesse e vice-versa – e as mudanças no seu algoritmo indicam exatamente isso.
A última função veio para otimizar o incentivo à ação do usuário através de tags com informações sobre os produtos como descrição e preço logo em cima da foto. Parece um pouco demais? Bom, na verdade o visual continua amigável. Para o usuário, essas informações somente aparecerão quando ele tocar em cima da imagem.
Quer ver como isso tudo fica para o usuário? Aí está um exemplo do perfil da marca de roupas e acessórios Amaro, uma das pioneiras no uso dessa nova função.
Ícone no perfil da marca
O perfil da marca fica assim, com os ícones de sacolinha em cima das fotos que possuem essa opção de redirecionamento de compra,
Ícone na timeline do usuário
Já na timeline do usuário, é possível ver uma versão um pouco maior da tag no canto inferior esquerdo, conforme a figura do lado esquerdo.
Ao clicar, o usuário é direcionado para o link do produto no site
Na página do produto, o usuário conta com mais informações sobre ele e pode selecionar detalhes como tamanho e cor antes de finalizar o pedido.
Brasil: um mercado extremamente ativo em redes sociais mobile
Essa função de redirecionamento de compra já existe nos Estados Unidos há mais de um ano, mas apenas recentemente foi lançada para os outros países que mais possuem usuários do aplicativo no mundo. E adivinha só: o Brasil está no topo da lista entre os países com maior número de usuários ativos, perdendo apenas para os EUA!
Somos cerca de 50 milhões de usuários ativos. Isso quer dizer que o aplicativo faz parte da vida de mais de 24% da população Brasileira!
Além do Brasil, outros 7 novos países receberam essa nova função: Canadá, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Espanha e Austrália.
Como usar a nova função de venda do Instagram no seu perfil comercial
Se você trabalha com um produto que já faz certo sucesso no Instagram, imagine só o quanto a sua taxa de conversão pode aumentar com o uso dessas tags que aparecem exatamente em cima dos seus produtos e redirecionam para o CTA desejado? Definitivamente é o momento de entrar no aplicativo e testar a nova função com a sua audiência.
Para isso, a própria rede social descreveu os passos necessários, que, em resumo, são:
- Habilite as compras dentro do seu perfil.
- Depois de selecionar, editar sua foto e adicionar uma legenda, toque em Marcar Produtos na tela Compartilhar.
- Toque nos produtos para os quais deseja incluir tags.
- Digite os nomes dos produtos e os selecione conforme aparecerem na caixa de pesquisa.
- Toque em Concluir.
- Toque em Compartilhar.
Assim como as tags de marcação de amigos, as tags de produtos também podem ser incluídas após a publicação da foto! É só selecionar e editar a foto (mesmo processo de taggear amigos). Para uma descrição mais aprofundada, confira a própria descrição do Instagram.
Agora é a sua vez
É hora de potencializar ainda mais as vendas nas suas vitrines digitais: as redes sociais! E o Instagram tem se mostrado uma das vitrines mais interessantes quando o assunto é comércio B2C. Ainda assim, é importante que você mantenha seu foco no seu próprio território e não se deixe levar com as oportunidades de boas vitrines alugadas por aí. Afinal, como já mencionamos diversas vezes, os algaritmos e as regras das redes sociais podem mudar quando você menos espera.
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