Branding

Quando comecei a trabalhar com marketing, principalmente na época em que me especializei um pouco em branding, passei a notar que as marcas, em sua maioria, não são tão fortes ou tão diferenciadas como deveriam ser.

Além disso, a maioria delas possui uma estratégia de comunicação bem tradicional centrada apenas na venda de um produto para um cliente, ou seja, não acompanharam a mudança que houve na percepção dos clientes em relação ao que eles esperam de uma marca e em como seus princípios e sua história influenciam em todo o processo de compra.

Ao perceber isso, questionei-me sobre como o marketing de conteúdo poderia ajudar empresas a fortalecerem o valor de suas marcas. Assim, juntei algumas informações que podem ser úteis para que você melhore a percepção da sua marca.

 

Dê valor para obter valor

Para iniciar o fogo é preciso fornecer a faísca, não é mesmo? Não espere obter valor dos seus clientes sem primeiro oferecer isso a eles.

Torne sua marca valiosa! Para isso, crie e ofereça conteúdos incríveis, aquele tipo de material que seus clientes pensarão: “Nem posso acreditar que seja gratuito”.

Lembre-se do quão importante é ganhar credibilidade nesta etapa do processo e ela geralmente vem de pessoas de fora do seu departamento de marketing, e, especialmente, dos seus clientes.

A sua marca será realmente percebida quando os seus clientes passarem a compartilhar suas experiências sobre o produto ou serviço de forma espontânea, ou seja, o famoso marketing boca a boca.

 

Entregue valor conforme a necessidade dos seus clientes

Como profissional, você precisa ter uma compreensão profunda sobre o que mais é interessante para o seu público-alvo. Quais são seus problemas, desafios e o que os inspira. Claro que isso é base para o marketing de conteúdo, pois criar personas, compreender a jornada do comprador e quais informações ele precisa para evoluir ao longo dela são as questões mais importantes para que você tenha a chance de responder proativamente às dúvidas dos seus consumidores. Mas como sabemos, infelizmente, muitas empresas B2B ainda não fazem isso.

Nesse ponto entendemos mais uma vez como, para as marcas, não é mais uma questão de escolha utilizar o marketing de conteúdo. Empresas que produzem conteúdo e entregam valor aos seus prospects ou clientes melhoram a percepção da marca e possuem mais chances de compreender as necessidades de seus clientes, assim como fornecer valor e soluções que melhorem suas vidas, não focando apenas na venda comum de seus produtos.

 

Não invista apenas em novos clientes

Muitas vezes, as empresas (principalmente voltadas para o B2B) tornam-se obcecadas pela geração de novos leads e acham que o ponto chave está em vender mais aumentando sua taxa de conversão.

Com isso, essas empresas acabam esquecendo-se de proporcionar um valor profundo para os seus melhores clientes.

E por que isso é importante? Porque ao fazer isso de forma consistente, esses clientes irão compensar a sua empresa sendo seu melhor canal de vendas. (Mais uma vez estamos falando do poder do marketing boca a boca e dos casos de sucesso, que agregam um profundo valor para qualquer empresa bem-sucedida).

Não há dúvidas de que estamos no meio de uma batalha por atenção na internet. Por isso, à medida em que os comerciantes B2B adotam melhores práticas, as expectativas dos clientes aumentam. Eles exigem maiores insights e informações que sejam adaptadas às suas necessidades mais profundas.

Isso significa que você precisa cobrir todas as estratégias possíveis que lhe façam sentido, como prospectar novos clientes, mas não deve se esquecer de manter aqueles que já fazem parte da sua base, pois estes, quando se sentirem sem a devida atenção, estarão abertos a novas propostas de concorrentes.

Saiba que é preciso foco para alcançar resultados

É claro que é tudo muito mais fácil na teoria do que na prática. Depois de algum tempo, a maioria das marcas descobre suas próprias necessidades e consegue encontrar o caminho certo para alavancar sua estratégia de marketing.

Mas a chave para o sucesso é construir uma marca sólida, que possua uma missão editorial bem definida e que esteja alinhada com a sua empresa. Por isso, é importante ter em vista uma tarefa simples: melhorar a vida dos seus clientes.

Conclusão

Com um bom planejamento e execução alinhados, o marketing de conteúdo pode certamente influenciar a percepção da marca para os clientes. Isso não significa que o caminho para isso seja fácil, pois como qualquer estratégia de marketing, o aprimoramento exige que você tenha um compromisso em longo prazo para obter os melhores resultados possíveis.

A mudança na percepção da sua marca exige constância e uma consciência extraordinária em todas as partes da estratégia do go-to-market da sua empresa, não apenas focando no conteúdo que você produz e distribui, mas também nas formas como você unifica e transmite os valores e experiências em todos os seus pontos de contato, como o seu público-alvo, incluindo a sua equipe de vendas e atendimento.

Gostou? Então descubra Como analisar o desempenho das ações de Branding e Marketing de Conteúdo clicando aqui!

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.