Você produz conteúdo, gera contatos de possíveis interessados no seu produto ou serviço e então… Qual o próximo passo? Converter esses contatos (leads) em oportunidades para qualificá-los à equipe comercial.

Usando uma analogia simples, funciona como regar uma semente que brotou, até que ela vire uma muda e possa ser plantada – para que no futuro os frutos sejam gerados. Bem, quando o volume de leads é baixo, essa nutrição pode ser feita manualmente. Regar uma porção de sementes é relativamente fácil. Mas e quando temos centenas, milhares de sementes? Precisamos de um sistema que faça a irrigação.

No marketing de conteúdo é parecido. Ao programar um sistema de irrigação, com os gatilhos certos, é possível fazer com que os leads passem pelo funil de vendas mais rápido e tornem-se oportunidades com maior chance de conversão – e o melhor: com ticket médio maior.

Práticas para automatizar o marketing de conteúdo

Mas como criar esse sistema? Que etapas seguir? Reunimos algumas práticas que permitem automatizar os processos de marketing digital. Vamos a elas?

Crie landing pages

Essas páginas de aterrisagem com conteúdo atraente e relevante irão capturar informações continuamente. Use ferramentas que permitam integrar as landing pages ao sistema de relacionamento com o cliente para que os leads qualificados sejam encaminhados para o CRM usado pela equipe de vendas.

Selecione as informações precisas

Para ter resultados concretos, é preciso descobrir internamente: o que é, de fato, um bom lead? O que é um lead médio e o que é um lead fora do funil? Além do consumo sequenciado de peças-chave de conteúdo, que outras informações serão levadas em conta nessa qualificação? O cargo do contato, o tamanho da empresa que ele representa e o papel dele no processo de compra (ele é o usuário, o decisor ou ao menos o influenciador?) são algumas das informações levadas em consideração. Mas, cuidado: procure deixar a página com menos de dez campos de preenchimento.

Promova seu conteúdo

Redes sociais, Google Adwords e e-mail marketing são excelentes canais de divulgação para as landing pages ganharem momentum e capturarem ainda mais leads.

Crie postagens automáticas

É possível automatizar postagens nas redes sociais. Faça essa programação para que seus seguidores recebam sempre novidades e gerem compartilhamentos orgânicos dos seus conteúdos.

Organize listas de e-mail

Ter um mailing list qualificado e organizado por grupos fará sua taxa de abertura e cliques aumentar quando é enviado conteúdo for interessante e personalizado para esses grupos. A automação também ajuda a descobrir quais conteúdos, de fato, serão mais certeiros para o seu público certo, no momento certo.

Relatórios, conclusões e feedbacks

Estude relatórios e passe resultados e conclusões para outros departamentos da empresa, a fim de conseguir novos insights e melhorar o trabalho de todos dentro da empresa. As paredes entre o marketing e comercial são cada vez mais finas. Nas empresas que implementam boas estratégias de conteúdo, essa proximidade é ainda maior.

O que acha de implementar a automação de marketing no seu negócio? Deixe sua opinião nos comentários!

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