Tornar a empresa acessível ao público e seu produto conhecido no mercado é uma necessidade básica de qualquer negócio. Atualmente o papel da comunicação dentro das instituições é bem maior do que cuidar apenas da imagem.

Antes da popularização da internet era a divulgação que gerava a demanda. Ao se deparar com uma propaganda no jornal ou na TV, o futuro cliente se interessava pelo produto e então entrava em contato com o fornecedor. Hoje em dia, esse consumidor busca as informações na internet e chega até a empresa com um conhecimento muito maior.

Com tantas mudanças recentes nesse cenário, muitos empresários ficam em dúvida sobre qual serviço contratar. Veja a seguir as características de cada um:

Assessoria de Imprensa  

 

  • Relacionamento com a imprensa

A assessoria faz a ligação da empresa com a imprensa. O assessor monta um planejamento que inclui, por exemplo, os conhecidos press kits, que contêm materiais e informações relevantes sobre a empresa com objetivo de despertar o interesse dos veículos de comunicação. Assim o assessor identifica oportunidades para divulgar a empresa e sugere pautas sobre o assunto em matérias, entrevistas, artigos especializados e outros.

Também é papel do assessor atender os jornalistas que entram em contato em busca de informações e preparar seu assessorado para lidar com a mídia de forma geral. Por isso é importante que a assessoria mantenha um bom relacionamento com jornalistas dentro das redações e conte com um mailing atualizado por área para aumentar as chances de gerar mídia espontânea sobre a empresa.

 

  • Gerenciamento de crise

A assessoria de imprensa tem um papel estratégico na hora de conduzir a comunicação da empresa em momentos de crise. Quando uma notícia negativa ganha repercussão muitas empresas preferem evitar a mídia. A diferença da atuação de um profissional nessa situação é que ele vai preservar a imagem e a reputação da empresa e responder os questionamentos dos veículos de forma clara e responsável.

 

  • Dar visibilidade à empresa

Um bom trabalho de assessoria de imprensa vai dar credibilidade para a empresa, destacar sua história e valores. Assim a marca se torna conhecida do público, o que impacta sobre as vendas, embora o tamanho desse impacto seja difícil de mensurar. A assessoria também pode criar ou alimentar veículos próprios, que vão se comunicar diretamente com o cliente, criando uma relação transparente.

 

Marketing de conteúdo  

 

  • Criar autoridade

Criar conteúdo útil e interessante em veículos próprios, como um blog corporativo, leva o público a confiar na sua empresa, porque mostra que você entende sobre a área em que atua. Ao ver todo o seu conhecimento sobre o assunto ele passará a identificá-lo como uma autoridade no assunto. Sem empurrar o produto para o cliente logo de cara, essa abordagem permite criar um relacionamento mais duradouro com o consumidor. Quanto mais relevante for esse conteúdo para o público, melhor será seu ranqueamento nos sites de busca e logo sua empresa aparecerá nas buscas do Google de forma orgânica e autêntica.

 

  • Conquistar e fidelizar clientes

Depois que o público se mostrou interessado em seu conteúdo, é hora de mostrar para ele as vantagens do seu produto. Pode ser oferecido um ebook, uma ferramenta ou um período de teste do seu produto para levar o seu cliente em direção ao fundo do funil de vendas. O Marketing de Conteúdo é antes uma construção de relacionamento, portanto dedicar um tempo para responder dúvidas e orientar o público por meio de conteúdo vai fazer com que você tenha uma base sólida de clientes fiéis e comprometidos.

 

  • Aumentar as vendas

Não só o Marketing de Conteúdo vai divulgar sua empresa e dar mais credibilidade para o seu negócio, mas ele é também um grande impulsionador de vendas. Mesmo depois do cliente já ter adquirido um produto, com a estratégia de relacionamento você pode continuar a apresentar outras soluções da sua empresa. Manter um diálogo com o cliente é importante para melhorar o seu produto e identificar novas oportunidades de mercado.

 

São inúmeras as vantagens de investir em comunicação na sua empresa. Cada serviço tem diferentes objetivos, mas ambos vão tornar sua empresa mais conhecida e próxima do consumidor. Quer saber mais sobre o assunto? Baixe o e-book gratuito Assessoria de Imprensa ou Marketing de Conteúdo: qual serviço sua empresa precisa?, desenvolvido pela Contentools, e saiba como utilizá-los a favor do seu negócio.

 

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