Você já ouviu falar em monetização de blogs? Há algum tempo, empreendedores e blogueiros estão cada vez mais interessados em ganhar dinheiro através dos seus esforços na web. Há alguns métodos que podem ser utilizados para a monetização do seu blog ou a combinação de alguns. Contudo, não há fórmula mágica para ganhar dinheiro online: é necessário muito esforço, dedicação e trabalho duro. E muito, mais muito conteúdo.

Se você ainda é novo nesse meio da monetização ou não conhece seu conceito muito bem, fique tranquilo! No post de hoje vamos explicar o que é a monetização de blogs e elencaremos 3 maneiras de monetizar o seu blog. Vamos lá?

O que é monetização de blogs?

Monetizar é gerar receita. E o blog pode ser uma fonte de receita. Criar blogs para construir um fluxo de receita recorrente é uma estratégia que vem sendo muito utilizada por grandes empresas e empreendedores. Portanto, embora o blog tenha o objetivo de atrair os clientes para gerar conversão de vendas, também é possível gerar receita diretamente a partir dele.

Para isso, é preciso inserir ferramentas de monetização em seu blog. Contudo, não basta ter um blog para que isso aconteça, ele precisa ser encarado com seriedade, profissionalismo e muita dedicação.

Por onde começar?

Para começar, é preciso se preparar. Você deve ter um blog com a configuração adequada, publicação constante e que já tenha um público. De nada adianta escrever sobre temas aleatórios, não ter uma publicação relevante e constante e decidir começar a monetizar o seu blog.

É preciso ter um planejamento desde o início, pensando na escolha do domínio, do nome, qual a linguagem será utilizada para falar com a audiência, quem serão suas personas e como escrever posts com boa redação web e de qualidade, sem se tornar irrelevante.

A parte mais operacional da criação de um blog inclui escolher o tema do layout – que pode ser WordPress –, além das opções de interface do usuário; elas devem ser confortáveis para que você consiga trabalhar diariamente, responsivas e user friendly, pensando no seu público e em suas necessidades.

Também é muito importante pensar na parte estratégica, e isso envolve selecionar ferramentas adequadas para o gerenciamento de conteúdo, pois elas ajudam a criar conteúdos memoráveis, compartilhá-los facilmente e controlar suas atividades em relação à criação de conteúdo. A plataforma da Contentools, por exemplo, surge para cumprir esse papel.

Colocando tudo isso de forma mais estruturada, é preciso seguir os seguintes passos:

  1. Descubra qual o seu nicho: essa é a premissa básica em relação à monetização de blogs (e em marketing de conteúdo também!). Quanto mais específico for o seu blog, maiores as chances de você ser bem-sucedido. Se, é claro, você encarar o blog com profissionalismo. O seu blog precisa ter um público, atender uma demanda e trazer uma solução.

  2. Crie um blog: com o nicho em mente, é hora de criar o blog propriamente dito. Com isso, você precisa pensar em quatro aspectos: conteúdo, layout, domínio e hospedagem. Quais assuntos você irá abordar? Para quem serão esses conteúdos? Aqui é uma boa ideia planejar sua estratégia de conteúdo e de Inbound Marketing como um todo. Além de ter um plano de negócios.

  3. Insira conteúdo: após criado o blog, é preciso ter muito conteúdo. Mas como já defendemos diversas vezes aqui no blog da Contentools, é preciso ter conteúdo de qualidade, conhecer o seu público, pensar em uma jornada de compra, ter uma boa redação web e constância.

  4. Gere tráfego: por fim, é hora de gerar tráfego para o seu blog. Utilizar AdSense e Programas de Afiliados podem até te ajudar, mas somente se você tiver acessos suficiente para converter uma parcela em venda. Por esse motivo, é muito importante investir na divulgação e para isso, conte com o poder das redes sociais, dos fóruns e de uma estratégia de conteúdo assertiva que atinja as buscas orgânicas e um planejamento de Inbound Marketing para atrair e converter.

Agora que você compreendeu melhor o que é necessário para começar, vamos elencar 3 maneiras de monetizar o seu blog. Acompanhe!

3 maneiras de monetizar o seu blog

Para começar a monetizar seu blog, é preciso ter uma boa lista de e-mails. Para isso, você deve caprichar no conteúdo do seu blog e conseguir prospectar leads suficientes para campanhas de e-mail marketing. Só depois você poderá implementar métodos de monetização diretos ou indiretos – a escolha dependerá do que for mais adequado para o seu público-alvo.

1. Lista de e-mail

Construir uma lista de e-mails é uma forma de se conectar rapidamente com seus seguidores de maneira clara e direta. Uma lista é uma ótima ferramenta de marketing, mas ela não pode ser exagerada. Em outras palavras, deve conter leads.

Mas como aumentar essa lista? Há diversas maneiras de fazer isso e você pode escolher a maneira que melhor se encaixe com o seu perfil, com seu blog e com seus leitores.

Entretanto, uma coisa é certa: é preciso oferecer uma experiência de qualidade para os seus assinantes. Como consequência, você pode utilizar essa lista para promover seus produtos, parcerias, serviços, etc. Mas lembre-se de não oferecer apenas conteúdo institucional, ofereça também conteúdo relevante, envolvente e provocativo. Caso contrário, as pessoas irão retirar seus e-mails da lista. Além disso, você não deve virar um spammer e bombardear seus seguidores com e-mails.

2. Monetização indireta

Essa forma de monetização se refere a todas as maneiras como você pode ganhar dinheiro através da promoção de terceiros, incluindo publicidade, posts patrocinados e vendas afiliadas.

Apesar da publicidade ser a maneira mais conhecida de monetização, ela é vista de maneira negativa pelos associados. Entretanto, há diversas maneiras de ganhar dinheiro com sucesso através de anúncios do AdWords ou posts patrocinados, por exemplo.

Há também subconjuntos da publicidade, como utilizar o Marketing de Influência com blogueiros, que aceitam pagamentos para escrever posts sobre seu produto ou serviço e influenciar seus seguidores, ou criar tutoriais em que seus produtos são citados. Contudo, nesse tipo de parceria, é permitido o feedback negativo do blogueiro.

As vendas afiliadas referem-se a uma venda que é promovida dentro de um post ou exibida em um banner. Elas são feitas basicamente por meio de um Programa de Afiliados, como o do Associados Amazon. A vantagem é que a comissão é mais alta do que uma parceria isolada e há uma grande gama de produtos e serviços para se afiliar.

Ao utilizar a monetização indireta, tenha certeza de que todas as fontes de receita (representadas pelos serviços e produtos oferecidos) realmente agregam valor à experiência do usuário, ou seja, do seu público.

3. Monetização Direta

Esse tipo de monetização inclui todas as maneiras com que você, indivíduo ou empresa, pode vender seus serviços ou produtos. Podem ser produtos virtuais ou físicos, e até mesmo produtos que promovem conexões.

Como produtos virtuais, podemos citar: cursos, e-books, webinars, etc. Esses são produtos de fácil monetização, pois permitem soluções integradas (às mídias sociais ou a outras plataformas) e personalizadas (como webinars) para geração de receita, possibilitando interação com o usuário e uma grande experiência.

A venda de produtos físicos também é uma ótima opção, principalmente se você tem um nicho um pouco carente – como o das artes. Assim, você pode trabalhar com monetização sob demanda, como é o caso da Bookess, um site voltado para publicações de livros sob demanda.

Produtos que promovem conexões também estão em alta. Usuários podem querer pagar para se associar a determinado blog, desde que o conteúdo seja relevante e com forte apelo para adesão.

A verdade é que a melhor maneira de monetizar o seu blog é escolher um método que atraia o seu cliente e desperte a sua curiosidade, seu desejo ou responda a uma necessidade. Esse método deve ter um forte apelo de convencimento em relação aos seus leitores, mostrando que seu serviço ou produto vale à pena, e vale o investimento.

Como você pode perceber, basicamente você precisa seguir os seguintes passos para monetizar seu blog: configuração e planejamento do blog – que inclui sua estratégia de Inbound Marketing e de conteúdo –, geração de tráfego e seu método de monetização.

Precisa de uma estratégia de conteúdo para alavancar seu blog antes de iniciar a monetização? Entre em contato com um de nossos especialistas e conheça a Plataforma da Contentools!

Previous ArticleNext Article

This post has 2 Comments

2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere! Não esqueça de assinar nossa newsletter

Acesse conteúdo premium sobre marketing de conteúdo:

Suas informações de contato nunca serão usadas para enviar qualquer tipo de SPAM.