Quem já está com sua startup rodando ou começou a tirar sua ideia do papel provavelmente já ouviu falar sobre Marketing de Conteúdo. De uma forma breve, podemos definir esse tipo de Marketing como sendo qualquer forma que envolva criação, publicação e gestão de conteúdo para atrair, engajar e converter novos clientes (não se limitando a apenas isso). Apesar de ser um conceito relativamente novo se comparado aos métodos tradicionais, o Marketing de Conteúdo já provou ser uma maneira poderosa de gerar valor para negócios, principalmente para startups. Abaixo listo alguns dos principais motivos para se utilizar esta estratégia:

Educação de mercado

Produtos e serviços complexos ou inovadores geralmente tem um ciclo de vendas mais longo, uma vez que nem sempre são conhecidos por parte dos clientes. No mercado alvo de uma startup frequentemente encontramos pessoas com determinados problemas (dores) que não conhecem as soluções existentes ou até mesmo não perceberam que tem a necessidade de resolver estas questões. O Marketing de Conteúdo tem como um de seus objetivos auxiliar na educação desse público, informando sobre problemas e soluções alinhados ao que a startup se propõe a resolver.

Autoridade de marca

Quem nunca esteve na situação onde precisou escolher um produto entre uma marca conhecida e outra desconhecida? Se você já passou por esta situação, provavelmente escolheu a marca conhecida, estou certo? O mesmo acontece dentro do universo online. Independente do segmento que você trabalha ou do produto/serviço que você oferece, ser conhecido é uma vantagem competitiva que influenciará na decisão de compra de seu cliente. A geração de conteúdo é um grande aliado na construção da percepção de marca. Produzir conteúdos que demonstram seu conhecimento sobre o mercado é uma excelente forma de mostrar ao seu público que você é melhor a escolha e entende do assunto.

SEO

Em paralelo à estrada percorrida para a construção de Autoridade de Marca está o SEO. Motores de busca são massivamente utilizados para encontrar soluções para problemas da humanidade e também de pessoas e empresas. Enquanto os problemas da humanidade são um pouquinho mais complexos de serem solucionados, vamos focar no que sua startup pode resolver.

Produzir conteúdo para blogs melhora o ranqueamento de seu site e auxilia na visibilidade de sua página para que seja encontrada facilmente. Foi-se o tempo em que quantidade de conteúdos era sinônimo de melhor ranqueamento nos motores de busca. Não somente quantidade, como qualidade, originalidade e frequência são alguns dos critérios considerados para melhorar sua posição nos “googles” da vida. Uma estratégia bem elaborada com palavras-chave meticulosamente escolhidas levará o tráfego do seu site a novos patamares.

Custo

Dentro de uma startup, ser lean é regra. Com as incerteza encontradas durante a construção do novo negócio, empreendedores não podem se dar ao luxo de ter gastos supérfluos ou de baixo retorno. A regra é clara: fazer mais com menos e da maneira mais rápida possível. Eric Ries está aí para comprovar essa tese. A estratégia de Marketing de Conteúdo se encaixa perfeitamente nessa situação. Utilizar o conhecimento de sua equipe para produção de conteúdo, publicar em plataformas de CMS e distribuir em mídias sociais terá um custo irrisório se comparado ao Marketing Tradicional. Não somente o ROI, mas também a curva de aprendizado de sua equipe e do mercado serão fatores que facilmente justificarão o investimento.

Acredito que não fica muito difícil perceber a importância do Marketing de Conteúdo para startups, concorda? Os benefícios de se utilizar esta estratégia são claros e fáceis de serem identificados. Resta apenas saber por onde começar. Lembre-se, todo expert um dia foi um novato. Não tenha receio de colocar esta estratégia em prática. O começo pode ser um pouco mais difícil, mas confie em mim quando digo que valerá a pena.

Convencido sobre a importância do Marketing de Conteúdo? Deixe um comentário aqui. Ficarei feliz em saber sua opinião sobre o tema.

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