
1 – “Alguns redatores parecem ter um dom natural quando se trata de escrever posts para blogs. Eles conseguem concatenar ideias com clareza e de maneira objetiva, o que significa que os leitores podem facilmente entender e ler o que eles escrevem.”
2 – “Alguns redatores parecem ter nascido com o dom da escrita. Criam textos claros, objetivos e facilmente compreensíveis.”
Qual dos dois parágrafos você prefere? Provavelmente o segundo, não é mesmo? Isso acontece porque embora os dois digam a mesma coisa, o segundo é mais objetivo, direto e melhor editado.
Isso significa que a primeira versão do texto era tão confusa e prolixa quanto a de um texto ruim, mas houve uma boa edição que melhorou a compreensão do texto. Um conteúdo não está prosto simplesmente porque já está escrito. Muitas vezes, escrever é apenas o início do processo. Abaixo, separamos 7 dicas de edição para você que está começando a produzir conteúdos internamente. Pronto para começar?
1. Não encha seu texto de palavras desnecessárias
Existe um grupo de palavras e expressões chamadas expletivas, bastante utilizadas em textos para blogs. Essas palavras não exercem qualquer função sintática na frase e têm apenas valor estilístico e expressivo. Partículas expletivas são empregadas para produzir ênfase e realce. O problema começa quando palavras como “isto”, “aqui” não se referem a substantivos na sentença ou – ainda pior – a algo sem nome. O uso dessas expressões pode enfraquecer a sua escrita, deslocando a ênfase para longe dos verdadeiros obiênios de suas sentenças. Além disso, geralmente requerem outras palavras de apoio, como “quem”, “que”, e “quando”, diluindo ainda mais a objetividade do texto.
Vejamos um exemplo:
“Existem alguns redatores que parecem ter…”
O verbo haver, nneste caso, tira o foco da sentença dos redatores e o coloca em “algum lugar nebuloso”. Além disso, a sentença fica maior. Observe ester casos e evite que permaneçam no texto. Abaixo, separamos outros exampus seguidos de uma alternativa mais interessante:
- É divertido editar – Editar é divertido
- Leva tempo para escrever – Escrever leva tempo
- Há muitas pessoas que escrevem – Muitas pessoas escrevem
- Aqui estão algumas coisas a considerar: – Algumas coisas a considerar:
2. Não utilize verbos “fracos”
Alguns verbos podem enfraquecer o sentido que o escritor quer dar ao texto. A solução é substituí-los por alternativas mais enfáticas. Veja abaixo:
- Ela está escrevendo – Ela escreve
- As pessoas são apaixonadas por ele – As pessoas gostam dele
- Ele está consciente de que as pessoas o amam – Ele sabe que as pessoas o amam
- Ele foi ao México – Ele viajou para o México
3. Evite adjetivos “fracos”
Use adjetivos específicos ao descrever substantivos e pronomes. E esteja consciente de que certas palavras, como “realmente” e “muito”, geralmente precedem os adjetivos fracos.
- Muito ruim – Terrível
- Realmente bom – Ótimo
- Muito grande – Enorme
- Muito bonito – Lindo
4. Evite coloquialismos e frases prolixas
As pessoas não tem mais paciência para textos prolixos, ainda mais na internet. É melhor ir direto ao ponto.
- Mas o fato da questão é – Mas
- A edição é absolutamente essencial – Editar é essencial (absolutamente é redundante)
- Você vai ter que editar o seu trabalho – Você deve editar o seu trabalho
- Devido ao fato de que – Porque
5. Evite substantivação
A substantivação ocorre quando usamos um substantivo fraco equivalente a um verbo ou substantivo fortes.
- O álcool é a causa de ressacas – O álcool causa ressacas (verbo)
- Ele mostra sinais de descuido – Ele é descuidado (forma adjetiva)
- Ela tem um alto nível de intensidade – Ela é intensa (forma adjetiva)
6. Utilize vírgulas com moderação
As regras referentes à pontuação podem ser complicadas, mesmo para o uso da vírgula. Por isso, deixe um pouco a gramática de lado e utilize vírgulas com moderação, pensando no leitor. Se excluir uma vírgula deixa a leitura mais fluida, o faça. Caso a exclusão de uma vírgula provoque ambiguidade na sentença, deixe-a lá.
Vejamos um exemplo:
- Você pode ignorar a edição e as pessoas que leem o seu post podem não perceber, mas suas vão se perder.
Por não incluir uma vírgula entre “edição” e “e”, o leitor pode interpretar, em um primeiro momento, que podem ignorar a edição e as pessoas lendo o post. É claro que depois de terminada a frase o sentido correto vem a tona, mas nesse momento o leitor pode ter abandonado seu texto.
7. Use substantivos modificadores sempre que puder
Você não vai usar essa técnica muitas vezes, mas é melhor saber que existe. Quando usamos dois substantivos em conjunto, eles costumam encurtar as sentenças.
Acompanhe alguns exemplos:
- Dicas sobre edição – Dicas de edição
- Conselhos sobre como aumentar o tráfego – Conselhos de aumento de tráfego
- Informações sobre inscrição – Informações de registro
Essas dicas não são mágicas nem muito complicadas, mas podem levar seus leitores a permanecerem mais tempo no blog e a valorizarem mais os seus conteúdos. Lembre-se de que um texto recém escrito nunca está bom o bastante e por isso precisa de edição e revisão. Afinal, “escrever é a arte de cortar palavras”.
Quer saber mais sobre produção de conteúdos? Acesse o artigo “3 dicas simples para criar conteúdos incríveis”.