De acordo com o relatório Content B2B Marketing de Benchmarks 2014, cerca de 34% das organizações estão usando ebooks como uma tática de marketing de conteúdo, enquanto 57% das empresas B2B consideram o material uma tática eficaz. Isso significa que mesmo que o blog da sua empresa tenha um alto número de acessos, abrigue conteúdo de qualidade e os leitores sejam engajados, você precisa de leads para vender. Abaixo, separamos seis motivos para você começar a fazer ebooks agora.

1. Sua empresa como especialista da área

Quando você entrega um conteúdo aprofundado sobre o conhecimento da sua empresa sobre o setor ou a área em que atua, torna sua marca referência para o leitor e faz da sua organização especialista no assunto. Virando fonte de consulta, você pode mostrar que entende as dores e problemas dos usuários e que tem a solução para eles. No momento em que esse potencial cliente precisar tirar dúvidas ou estiver procurando motivos para escolher a sua solução e não a do concorrente, um ebook pode ser seu diferencial.

2. Aumenta visibilidade e engajamento

Um bom ebook (tanto graficamente quanto em relação ao conteúdo) tende a gerar um efeito viral porque é facilmente compartilhável. Algo que agregue valor à vida das pessoas tem muito mais chance de ser replicado voluntariamente do que uma propaganda sobre o seu produto, por exemplo. Ebook compartilhado nas mídias sociais ou indicado via link em outros sites e blogs ajuda o material a ficar bem posicionado nas páginas do Google. Logo, auxilia na atração de mais visitantes para o site da sua empresa e melhora a visibilidade da marca na internet.

3. Captura e nutrição de leads

Um ebook pode ser direcionado para diferentes personas e em diferentes estágios de amadurecimento. Um tema mais básico, que mostra para o leitor que a empresa dele tem um problema, por exemplo, pode ser o primeiro passo para conquistá-lo mais a frente, quando ele estiver mais propenso a buscar e comprar uma solução.

Como? Ao disponibilizar o ebook em uma landing page, sua empresa pode pedir dados relevantes para qualificá-lo. Imagine que sua empresa forneça uma solução para call center. Na landing page, faz sentido pedir os dados básicos, como nome, cargo e empresa e e-mail mas também o número de PAs (pronto atendimentos). Dessa forma, além de saber se o leitor do ebook é um agente de call center ou um diretor, o marketing saberá qual o tamanho da central e que soluções são mais indicadas para essa empresa em questão. Para que os usuários informem seus dados, é preciso oferecer um material de valor e de qualidade.

4. Variedade e flexibilidade

Como não é impresso, o material pode conter conteúdos multimídia, como links, áudio, vídeo e infográficos. Se for preciso atualizar alguma informação ao longo do tempo, o processo é bem simples e evita que o ebook se torne ultrapassado.

5. Gerar demanda e criar senso de urgência

Dependendo do tema proposto para o ebook e de como será abordado, o texto pode gerar no leitor a necessidade de uma solução e a urgência por contratá-la. Além de ser muito mais fácil vender para um prospect que sabe que tem um problema, qual é esse problema e como resolvê-lo, um ebook ajuda a tornar os processos de venda mais complexos, como os tipo B2B, mais curtos. Esses conteúdos ajudam os vendedores a manterem relacionamentos mais próximos com prospects e aproximá-los do estágio de compra.

6. Aumentar o mailing de contatos

Que empresa não gostaria de ter um mailing com usuários interessados nos temas enviados? E melhor ainda: com esses leads todos segmentados de acordo com estágio de compra? Ao ver os ebooks baixados por um usuário, pode-se deduzir em que grau de amadurecimento ele está dentro do processo de compra e alimentá-los com outros conteúdos por meio de newsletters. Lembre-se que comprar listas de email pode soar mais simples e rentável, mas é uma prática considerada ineficaz.

Que tal aliar à produção de posts, vídeos e infográficos materiais mais profundos como os ebooks? Além de educar seu público-alvo, se sua estratégia de marketing de conteúdo for bem delineada, você ainda vai conseguir o aumento de conversões e vendas. Pronto para começar?

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