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Métricas para webinars podem ser utilizadas não só para calcular o retorno sobre o investimento (ROI) mas também para melhorar o formato e o conteúdo desses eventos. Produzir conteúdo relevante e de interesse da persona escolhida (independentemente da plataforma utilizada) é um desafio constante. Para saber se o webinar está realmente contemplando os anseios e necessidades dos espectadores, assim como para detectar o que não atendeu às expectativas do público, é preciso mensurar seus resultados. A partir disso, é possível identificar áreas de melhoria, aumentar a participação do público e reforçar o envolvimento dos consumidores com a marca. Abaixo, você vai conhecer 6 formas de mensurar seus resultados com webinars.

1. Participação

KPI: Conversão de visualizações de página em inscrições

É importante entender a conversão de visualizações na página de promoção do webinar em inscrições. Para isso, faça uma página única para inscrições, de modo que você consiga acompanhar adequadamente quantos usuários abandonaram o site sem se inscrever. Se a taxa de conversão é baixa, você deve cogitar seriamente reduzir o número de perguntas para a inscrição ou repensar o tipo de informação que você necessita. Lembre-se que você pode utilizar o recurso de votação durante o evento para coletar mais informações. Outro problema pode estar na descrição do evento ou mesmo no layout e cores da landing page.

KPI: Inscrições

O número total de inscrições pode fornecer um bom panorama sobre a assertividade de temas, público-alvo e divulgação. Analise essas três áreas e descubra em qual delas seus esforços não foram suficientes.

KPI: Comparecimento

Acompanhe a duração média da participação dos usuários no webinar. Se grande parte deles abandonar o evento antes do fim, pode ser um indício de que o webinar é muito longo ou mesmo desinteressante. Outro ponto que esse KPI revela é a estratégia de pós-inscrição, ou seja, o e-mail de confirmação, os e-mails de lembrete e também a forma de acesso ao webinar.

2. Engajamento

KPI: Visualizações do conteúdo gravado

Enviar o link da gravação do webinar é fundamental para captar a atenção daqueles inscritos que, por algum motivo, não puderam assistir ao vivo ou tiveram que abandoná-lo. Se há inscritos consumindo o webinar depois que ele foi ao ar, essa informação é essencial para calcular o sucesso do evento.

3. Jornada de compra

KPI: Ação pós-webinar

Acompanhe os próximos passos dos participantes, já que uma porcentagem de inscritos aceleram seu caminho dentro do ciclo de compra. Para isso, é preciso guiar os usuário para a próxima etapa na jornada de compra ao final de cada webinar. Pense em um call to action assertivo só para o público do webinar. Assim, você vai poder monitorar a eficácia da estratégia.

4. Identificação

KPI: Conteúdo consumido ao vivo

Ações durante o webinar podem trazer informações sobre o nível de interesse do público em áreas específicas. Se um participante faz o download de um e-book sobre as melhores práticas relacionadas ao seu produto, por exemplo, isso indica que ele pode não estar pronto para a compra ainda. Além disso, você também pode perguntar ao vivo quais temas os participantes gostariam de ver no próximo webinar, ou em um e-book, por exemplo.

5. Consciência de marca (brand awareness)

KPI: Ações nas mídias sociais

Você precisa acompanhar o número de retweets e compartilhamentos sobre o webinar. Para isso, utilize encurtadores de links, que incluem dados que permitem saber qual mídia social está obtendo a maioria dos registros no evento.

6. Saldo final

KPI: Negócios fechados

O número de vendas pós-webinar é a forma mais precisa de medir o sucesso e o ROI de uma ação. Assim, você pode medir a contribuição do webinar para sensibilizar o público-alvo para a compra da sua solução, mesmo que o evento não tenha sido o último contato entre o cliente e a empresa. Para analisar este KPI, é preciso acompanhar os inscritos no webinar e se viraram clientes recentemente. Depois disso, somar o total da receita dessas compras.

Ficou claro que para descobrir se o seu webinar foi um sucesso e está atendendo as expectativas dos usuários é preciso mensurar os resultados? Somente assim sua equipe vai conseguir identificar o que não deu certo e ajustar os próximos webinars de acordo com os anseios do seu público-alvo.

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